ANSIEDADE

Ansiedade eleitoral. Por Meraldo Zisman

 … *ansiedade: estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso.

ansiedade eleitoral

A ansiedade saiu dos botecos, bares, locais públicos e adentrou os espaços intradomiciliares, baralhando ainda os espaços com os apotegmas particulares e reafirmo: “aqueles que não acreditam na lei da selva não estão apenas se iludindo, mas estão colocando em risco sua própria existência”. Eles não sobreviverão por muito tempo.

Argumentar que o mundo é uma selva, que os fortes atacam os fracos e que a única coisa que impede um país de devorar outro é a força militar, já é inútil nesta época em que vivemos.  As armas nucleares transformaram a guerra entre superpotências em suicídio coletivo. Bastaria afirmar que as nações mais poderosas sempre acharam maneiras menos violentas de resolver agitações do tipo, como é o caso da Segunda Guerra Púnica, a guerra entre romanos e cartagineses, ocorrida entre (218 – 202 a.C.) ou da Segunda Guerra Mundial (1939-1945 d.C.).

Vale lembrar também que nos últimos setenta anos não houve guerra direta entre superpotências. A ascensão das armas cibernéticas, economias orientadas por inteligência artificial e novas culturas militaristas podem levar a um novo tipo de guerra, pior do que qualquer coisa que já vimos antes.
Para desfrutar da paz, precisamos que quase todos nós efetuemos boas escolhas, que realizemos nossas eleições em Paz e tome posse o real vencedor.

Cada coisa velha já foi nova. Tudo se resume a escolhas humanas.

Segundo afirma o historiador Yuval Noah Harari, professor israelense de História e autor do best-seller internacional em suas notas e entrevistas sobre o mundo após a pandemia do coronavírus, “a maior conquista política da humanidade foi o declínio das guerras”, o que me leva a argumentar que a denominada “polarização política”, talvez seja pior do que a recente pandemia e lembro que mais de 30% dos brasileiros sofrem com a velha Fome Ancestral apelidada agora, em respeito ao tal de “politicamente correto”, de Insegurança Alimentar.

Novas designações para velhos fatos. Em resumo: a democracia (sistema eleitoral) pode evitar as guerras.

Será verdade? Tomara que sim.

  • [ *ansiedade: estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso.]

________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

_______________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter