CANDIDATOS, POR FAVOR

Senhores candidatos, por favor! Por Edmilson Siqueira

…é preciso que os candidatos digam o que vão fazer com o Brasil de 2023. O PIB está crescendo timidamente, a inflação diminui, mas não no ritmo necessário, pois teve influência da queda do preço dos combustíveis, mas não dos alimentos e não há caixa suficiente para continuar distribuindo dinheiro à população carente para suprir suas necessidades básicas…

LULA E BOLSONARO - DEBATE NO DOMINGO, TV BANDEIRANTES, 20 HORAS

LULA E BOLSONARO – DEBATE NO DOMINGO, 16 DE OUTUBRO, TV BANDEIRANTES, 20 HORAS


[ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA ROSE -
 https://blogdarose.band.uol.com.br/ - 
GRUPO BANDEIRANTES, edição de 14 de outubro de 2022]

No próximo domingo (16), Jair Bolsonaro e Lula vão se encontrar frente a frente na TV Bandeirantes, em debate promovido pela emissora e mais Folha, UOL e TV Cultura. Talvez seja esse o debate mais esperado de todas as eleições que ocorreram no Brasil desde a redemocratização. O horário previsto para começar é 20h, o que facilita pra todo mundo que tem de acordar cedo na segunda-feira.

Será a oportunidade para que os candidatos saiam um pouco do show de horrores a que se reduziram as campanhas no rádio, na TV e, principalmente, nas redes sociais. E, embora ambos os candidatos mereçam todos os ataques baseados em fatos reais, a verdade é que há muita mentira, a chamada fake news, de um lado e de outro.

Campanha eleitoral é para o candidato mostrar a que veio. Jair Bolsonaro, que durante esses quatro anos teve um governo errático, tanto por culpa de fatos inusitados (a epidemia da covid 19 e a invasão do Ucrânia pela Rússia) como por fatos provocados por ele próprio, como seu relacionamento com a imprensa, seu comportamento perante as medidas científicas contra a epidemia, seu atraso na compra das vacinas (muita gente que morreu, não morreria se não tivesse esperado tanto tempo para tomar a primeira dose), sua aliança com o Centrão que gerou formidável corrupção etc.

E Lula, o que pretende? A teimosia em negar o óbvio – a gigantesca corrupção em seu governo – e a não revelação do que fará com a economia do país, são fatos que deixam preocupados muita gente no Brasil. Dizer que todo mundo já o conhece não basta e, acho eu, piora as coisas. Sua política econômica nos oitos anos em que esteve no poder foi baseada em fundamentos que deram errado, criaram campeões nacionais que, na verdade eram grandes corruptores e, no governo Dilma, do PT, a conta começou a ser cobrada. O resultado foi a falta de recursos e a necessidade de cometer as tais pedaladas fiscais – dezenas de bilhões de reais – para pagar as contas. A inflação começou a crescer e o desemprego jogou 14 milhões de brasileiros na rua.

Como se vê, é preciso que os candidatos digam o que vão fazer com o Brasil de 2023. O PIB está crescendo timidamente, a inflação diminui, mas não no ritmo necessário, pois teve influência da queda do preço dos combustíveis, mas não dos alimentos e não há caixa suficiente para continuar distribuindo dinheiro à população carente para suprir suas necessidades básicas.

E há a questão da segurança, das estradas esburacadas, das pontes caindo, das estatais que sugam o erário, da educação ou da falta dela, da saúde que demora meses para realizar um exame, da fome…

Senhores candidatos, o Brasil quer saber de projetos que apontem soluções, não de brigas, futricas, ataques e mentiras. Pra isso a televisão já nos oferece as novelas.

_________________________

Edmilson Siqueira é jornalista. Atualmente, na Rádio e TV Bandeirantes de Campinas. Colaborador semanal do Blog da Rose

________________________________________________

*Artigo publicado originalmente no Blog da Rose – https://blogdarose.band.uol.com.br/

1 thought on “Senhores candidatos, por favor! Por Edmilson Siqueira

  1. Meu caro Edmilson
    Você realmente que esses dois estrupícios são capazes de propor alguma coisa com um mínimo de sensatez? No máximo vão desfilar algumas propostas (moderno eufemismo para promessas) que, ainda que interessantes (falas recomendadas pelos marqueteiros), não ocupam seus limitados cérebros.
    Só nos resta orar a Deus para que alivie o sofrimento de nosso povo (ainda que não mereçam visto a opção que nos colocaram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter