por Benjamim Cafalli   

por Benjamim Cafalli

Aprendendo? Tem certeza?

Lula, que não se cansa de “boquirrouquices”, não perdeu a chance de ofender as pessoas com algum tipo de deficiência. Disse que “Sempre ouvi dizer que a Organização Mundial da Saúde sempre afirmou que a humanidade deve ter mais ou menos 15% de pessoas com problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, se você pegar 15% disso significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça.”.

Ou seja, associou o cometimento de atos violentos à deficiência mental.

Houve revolta e ele tentou se desculpar dizendo que não tem vergonha de assumir e que segue “aprendendo e buscando evoluir.”.

Aprendendo o quê? O que tem mostrado é que, além de não ter aprendido nada, involuiu.

Repete erros do passado, aliando-se ao que há de pior entre mandatários de países com os quais quer cumplicidade para manter sua briguinha infantil contra os EUA.

Internamente já está pagando pelo fato do não aprendizado, levou João Luiz Stédile, o radical líder do MST, para a China, esquecendo-se dos problemas criados por ele em seus dois mandatos anteriores e que lhe valeram a feroz oposição do agro e, agora, convive novamente com invasões sem sentido de terras produtivas, atiçando os radicais da extrema direita.

 Invadiram área da Embrapa, não causaram destruição, mas qual o sentido de invadir uma empresa de pesquisas exemplar?

Um breve retrospecto do que é o MST:

No ano de 2002 o MST invadiu uma fazenda produtiva de Fernando Henrique Cardoso em Minas. Alguns dos invasores postaram fotos na sala da fazenda bebendo vinhos de alta qualidade, o sócio de FHC na propriedade, Jovelino Mineiro, é entendido no assunto.

Em 2006, o MST invadiu o Centro de Pesquisas Agropecuárias, no Rio Grande do Sul.  Os invasores destruíram as estufas onde ficavam viveiros de plantas  e jogaram no chão cerca de 10 quilos de sementes, usadas nas pesquisas de  melhoramento da empresa.

O laboratório do centro também foi invadido pelos sem-terra, que destruíram pesquisas desenvolvidas há 20 anos.

Em 2007, cerca de 600 manifestantes do MST, da Via Campesina e do Movimento dos Atingidos por Barragens invadiram a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Postaram foto de um dos invasores com aa mãos perto da chave que desligaria a usina, destruindo-a.

Em 2015, cerca de mil mulheres da Via Campesina, ligada ao MST  depredaram e destruíram mudas de árvores transgênicas que eram objeto de pesquisa há quinze anos em Itapetininga, no interior de São Paulo.  Para não perder o costume, era um centro de pesquisa da Suzano.

Em 2016, o movimento invadiu a Usina Hidrelétrica de Taquaruçu, no Rio Paranapanema, em Sandovalina, no Pontal do Paranapanema, no estado de São Paulo.

Cedeu a algumas exigências do grupo, deu munição à oposição e tudo indica que vai ganhar uma CPI como contrapartida.

Não aprendeu nada, característica dos que se acham iluminados, ungidos por um Ser Supremo, donos da verdade, prepotentes.

 Mais dele

 Disse que não igualou a culpa dos dois governantes, Zelensky e Putin, pelo conflito e que não responsabilizou nenhum outro país pela continuidade da guerra. Acha que engana quem além de lulistas?

 “Os Estados Unidos têm muita influência política. E Joe Biden poderia ter evitado, não incitado.Ele poderia ter participado mais. Biden poderia ter tomado um avião para Moscou para conversar.”. – maio de 2022  

Opinião infantil, acha que o presidente dos EUA é tão “disponível” para  passar por vexames internacionais tal como ele passa.

“Continuo achando que quando um não quer, dois não brigam” – janeiro de 2023

 É o mesmo que dizer “Zelesnky, aceite na boa que tomem partes de seu país.”.

Nem Freud explicaria…

Não se trata de ser anti-Lula, é que ele passou do limite do que pode ser ignorado.

Em se falando em aprender…

 O que será ensinado nas academias militares? Tática não deve ser, pois o festival de incompetência que se viu em 8 de janeiro é insuperável.  Um provável aprendizado é o que recomenda que se deve considerar a Constituição como um livro de ficção, não é preciso respeitá-la. Corporativismo, sem dúvida, é matéria de destaque.

 Existem bons militares, os respeitadores da disciplina são a maior parte. O problema é que estes, justamente por serem respeitadores, não se manifestam, o que dá margem a que os maus militares fiquem em evidência.

 É mesmo um ecZema

O governador coisista de carteirinha de Minas Gerais, Romeu Zema, como todos os componentes do séquito, é um portento na especialidade de ornejar. Sua última façanha foi tratar a Inconfidência Mineira como tentativa de golpe e dizer que Tiradentes foi o único a confessar os crimes.

Foi pura ignorância do que seja uma coisa e outra, a intenção dele era a de elogiar Tiradentes: “A data de hoje recorda a luta dos Inconfidentes mineiros pela liberdade do Brasil e dos brasileiros. Temendo as consequências do golpe à Coroa Portuguesa, os inconfidentes não confessaram seus crimes. O único a fazê-lo foi Joaquim José da Silva Xavier, que tornou-se o Mártir Tiradentes ao receber a pena mais dura, em 21 de abril de 1792. Minas respira liberdade, está em nossa bandeira. Viva Tiradentes!”

Não sabe diferenciar a luta pela independência de um golpe, ações para conseguir o intento e o cometimento de crimes. Mas isso não surpreende tendo em vista a triste personagem que admira, este sim um golpista – fracassado – e autor de crimes evidentes.

Seu próximo desatino provavelmente será chamar Dom Pedro I de golpista e criminoso também.

A inteligência vs. a burrice

A cultura diante da ignorância. Chico Buarque finalmente, depois de quatro anos, recebeu ontem o  Prêmio Camões. O fato não pôde acontecer antes porque o presidente anterior, “com as patas”, recusou-se a entregá-lo.

 Chico, com a categoria de sempre, declarou na entrega: “Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula”.

Chupa, ignaro ignóbil!

 O tempo passa

E algumas coisas só pioram. Há seis anos o “Mirando” publicou: Brasil terá 19 jurados na edição deste ano de Cannes Lions”

Obs.: – Alguém consegue explicar por que só o Estadão liga pra este treco? Sabiam que algumas agências de publicidade apresentam anúncios que são produzidos especificamente para o festival, que não vão ao ar nas TVs? E que pressionam produtoras a fazê-los praticamente de graça, quando não de graça? Se o leitor tiver algum amigo em produtoras, pergunte, ele vai confirmar.

Há seis anos o jornal ainda não havia encolhido, atualmente é Estadãozinho e persiste na tentativa solitária de atribuir seriedade ao festival, que não passa de uma egotrip.

Ontem (24), a “Folha de S.Paulo” publicou um texto de Giovanna Maladoso, escritora e roteirista que durante muitos anos trabalhou em agências de publicidade. Faz uma espécie de desopilamento do fígado, contando em detalhes aquilo de que o “Mirando” tratou ´perfunctoriamente.

O título é “Os escravos de luxo da Faria Lima”

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/giovana-maladosso/2023/04/os-escravos-de-luxo-da-faria-lima.shtml

[Os escravos de luxo da Faria Lima (CLIQUE PARA LER, EM WORD)]

Por trás das camisas Ermenegildo Zegna que desfilam pelos restaurantes da Faria Lima, existem pessoas submetidas a condições de trabalho degradantes

Entre os detalhes que fornece está a confirmação do escrito aqui em 2017:

“As grandes marcas que estão nas telas bancando as boazinhas com o consumidor -subitamente verdes, feministas e antirracistas por pressão do mercado – fecham os olhos para um esquema de exploração e abuso que, muitas vezes, envolve ainda outros tipos de mão de obra, como a produção de campanhas fantasma.”

No “Mirando” em outro comentário: tudo narrado por locutores com vozes de quem está com prisão de ventre…

“Em busca de ganhar prêmios, as agências correm atrás de produzir peças inovadoras que, por diversas razões, não são produzidas no dia a dia.

Uma vez criada a campanha fantasma, uma produtora de cinema e uma de áudio são acionadas para fazer a peça, com a promessa de outros trabalhos remunerados no futuro –ou a ameaça velada de nunca fazê-los. O esquema exploratório ganha novas dimensões: diretor de cinema, fotógrafo, editor, produtor de áudio, músico e locutor trabalham totalmente de graça, sem garantia alguma de receber qualquer coisa depois.

Tudo isso com um único objetivo: o dono da agência aparecer com o prêmio na mídia, angariar novos clientes e seguir propulsionando a roda dentada.”.

 Exatamente o que está no “Mirando” de seis anos atrás. Por que será que o Estadãzinho insiste em divulgar um festival de anúncios produzidos somente para serem exibidos nele e não para o público?

 A CPI das Fake News pode representar um grande perigo para as agências de publicidade…

(CACALO KFOURI)

                                                                   ***************

Copiada do Estadãozinho

‘Deixamos tudo’, dizem turistas após explosão

(…). Quatro vítimas foram socorridas(!!!) pelos bombeiros e pelo Samu: uma delas (para o)(!!!)  Beneficência Portuguesa, na capital paulista, uma (para o)(!!!)  Hospital Regional de Taubaté e duas (para o)(!!!) Hospital Municipal de Campos do Jordão.

(!!!) Mein Got, a contaminação pelo vírus Summa ignorantia é geral e não há previsão de vacina, só de variantes. Cara-pálida, levadas, caramba. Socorrer e levar não são sinônimos. No primeiro caso há outro erro, use o artigo a, é assim que a BF é conhecida.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
 miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?
Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Cantinho del jefe
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – Sabe João Ricardo Rangel Mendes, o agora ex-CEO da Hurb, antiga Hotel Urbano, que renunciou ao cargo após uma série de polêmicas por destratar (!!!) e debochar de(!!!) ?

(!!!) Errador, sabe aquela regra que manda respeitar as de Gramática? Destratar de? “Por destratar clientes da empresa descontentes com os serviços prestados, voos cancelados e hotéis em péssimas condições e debochar deles?”, capisce?

(…), companhia aérea dos Estados Unidos, (de quem)(*)(da qual) pede restituição e indenização por problemas em uma conexão na volta ao Rio de Janeiro

(*) Atualmente há uma certa liberalidade no uso do pronome, admite-se o emprego em referência a coisas e animais, mas o melhor é evitar, ainda mais quando é facil, o caso.

A nota é um resumo mal-escrito de matéria publicada no g1.

Cantinho da mistake/miss Caixa

 1 – Começa(!!!) hoje as(!!!) comemorações do 60 anos do Quinteto Villa-Lobos de Sopros no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio.

(!!!) Os menino pesca os peixe, mistake? Começam, caramba.

2 – (…), Carolina relata que desde meados de 2020 é diariamente incomodada com sucessivas ligações ao longo do dia por uma suposta dívida(???) com o Banco do Brasil no valor de R$ 21.599,86, do(???) qual ela diz desconhecer veementemente.

(???)  A qual, que, mistake, a dívida.

3 – (…). O processo tramita em segredo de justiça(X)(Justiça)

(X) Mistake desconhece a diferença entre a Magistratura e aquilo que está conforme o que é de direito.

4 – Em 2021, o ex-vereador invadiu a sala de repouso da UPA onde Jorge e outra(???) médica dormiam

(???) Jorge é médica para que a médica seja outra, mistake? E uma médica, caramba.

Erro repetido no texto.

5 – A Agrocortex é a mesma empresa que tomou as manchetes do país, ao ser acusada pela Procuradoria Federal do Incra e (X)(o) Ministério Público Federal de comprar e explorar,

6  – O filme será exibido à (meia meia-noite)(???) da próxima sexta-feira, dia 28,

(???) Meia meia-noite corresponde a que horário, mistake? Dezoito horas?

7 – Marcelo Álvaro Antônio afirmou que o que(XXX) influenciador faz ‘livros pornográficos para crianças’

Nas postagens, o(???) Marcelo Álvaro publicou uma foto da capa do livro escrito pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, mas, em sua legenda escreveu: “Já nas bancas, ao lado dos livros pornográficos para crianças do Felipe Neto”.

(???) É amigona dele pra usar artigo antes do nome, mistake?

                                                                  ***************

 

1 thought on “Lula aprendendo? E muito mais de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter