novelas

A influência das novelas na cultura brasileira. Por Meraldo Zisman

Novelas

Todas as atividades humanas possuem aspectos positivos e negativos e as novelas televisivas não são exceções. Independentemente dos gostos pessoais, elas fazem parte do imaginário dos brasileiros e ocupam horários nobres da televisão, assistidas por todas as camadas sociais, desde as favelas até os apartamentos de luxo.

Como um antigo pediatra, lembro-me da luta pela promoção da amamentação natural, quando a mamadeira de leite em pó era mais valorizada do que o leite materno. Naquela época, era necessário lutar contra o poderoso marketing das empresas fabricantes de leite em pó, enfrentando uma batalha desigual. Alguns slogans utilizados para incentivar a a mamentação materna eram ineficazes e até mesmo mentirosos, como a alegação de que amamentar deformava as mamas ou impedia a emancipação das mulheres. Enquanto isso, o leite em pó era endeusado e havia lendas contra a amamentação. Mas, de repente, um aliado inesperado se juntou à batalha pela amamentação materna: uma novela das oito que mostrava a protagonista amamentando seu filho. Foram necessárias apenas algumas apresentações da atriz amamentando na televisão para que a luta contra as fábricas de leite em pó fosse vencida.

Embora não se possa atribuir diretamente a vitória às novelas, elas tiveram um papel importante na promoção positiva do aleitamento materno. Isso mostra que é possível extrair algo positivo até mesmo das coisas ruins, como a importância que as novelas podem ter na formação cultural dos brasileiros.

Em um país ainda carente de estrutura cultural, as novelas têm um papel significativo na transmissão de valores e costumes. Elas retratam a sociedade e a cultura brasileiras, abordando temas como amor, família, religião, política e questões sociais. Além disso, muitas novelas são baseadas em livros clássicos da literatura brasileira, contribuindo para a valorização e divulgação da nossa cultura.

No entanto, é importante ressaltar que a televisão é apenas uma das fontes de cultura e informação disponíveis e que a formação cultural não depende apenas dela. A internet e outras formas de mídia surgiram há pouco e trouxeram novas possibilidades de acesso à cultura e ao conhecimento. Não obstante, as novelas televisivas foram uma das principais fontes de formação cultural dos brasileiros por décadas e ainda têm um lugar importante na nossa sociedade, mesmo nesta era de tantas informações e mensagens verdadeiras ou falsas.
_____________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

 

2 thoughts on “A influência das novelas na cultura brasileira. Por Meraldo Zisman

  1. Novelas São grande influenciadores sim. Nos últimos anos têm usado essa influência bastante negativamente, principalmente as da rede globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter