cidade

POR BENJAMIM CAFALLI

Cidade de SP sendo destruída pelo prefeito

cidade
POR BENJAMIM CAFALLI

Destruindo a cidade

Algumas cidades são destruídas por enchentes, terromotos, a de São Paulo, porém, conta com participação oficial. O prefeito Ricardo Nunes, além de não reparar o que está em péssimas condições – ruas mais parecem queijo suiço, transporte coletivo lamentável, quer estragar aquilo que está preservado.

Sua mais recente intenção destruidora é autorizar a construção de prédios fora do gabarito permitido nos arredores do Mirante de Santana, a 792 metros acima do nível do mar. Nele opera, desde 1945, a principal estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município de São Paulo.

Uma lei municipal que vige desde 1971 proibe que sejam construídos na região prédios mais altos do que o segundo piso do mirante.

O prefeito quer incluir uma modificação no novo Plano Diretor para alterar a lei.  Se tiver êxito, causará dois desastres, a cidade perderá a sua melhor vista panorâmica e a estação meteorológica perderá sua eficácia, pois haverá mudança no regime dos ventos.

Corretores de grandes construtoras já aparecem como moscas no mel tentando convencer moradores a venderem suas casas mesmo antes de qualquer alteração nas regras.  Uma delas já anuncia um empreendimento com 23 andares no local, mas moradores conseguiram impedir a obra invocando a lei que o prefeito, com cumplicidade da Câmara Municipal, quer modificar.

A insânia segue

 Os acampados diante do Allianz Parque (SP) para comprar ingressos para a apresentação da cantora Taylor Swift foram atacados por cambistas. Foram gravados em vídeo durante os ataques. A Polícia Militar foi chamada, dispersou-os, não prendeu ninguém, e foi embora. Logo depois, todos eles estavam de volta agindo da mesma forma.

Os ingressos, logo após o início da venda oficial, esgotaram-se no local e no site da empresa responsável. Em seguida, começaram a serem oferecidos em outros sites a preços que chegaram a R$ 6 mil!

Anunciada uma apresentação extra, não demorou e cambistas montaram barracas! E sabem que terão clientes.

E é aí que mora o problema: por que existem cambistas? Porque tem gente que compra ingressos vendidos por eles. Teoricamente, um problema fácil de resolver, é só não comprar. Mas o quê tem na cabeça quem paga os preços que cambistas cobram?

Por que há tanto roubo de celular? Por que tem gente que compra. E a venda, muitas vezes, acontece em local sabido e não ignorado por aqueles que deveriam coibir o comércio ilegal.

Por que o centro de São Paulo está coalhado de “plaqueiros” anunciando lojas em que se “Compra ouro”? Porque é para elas que assaltantes vendem aquilo que roubam. E há quem compre a mercadoria sabidamente roubada.

Noticiou-se dia desses que aumentou muito o roubo de SUVs usadas. E não é para vender os veículos, é para desmontá-los e vender as peças. Em São Paulo há várias avenidas “famosas” devido ao grande número de desmanches. A Polícia Civil, de vez em quando, fecha dois ou três e se dá por satisfeita. De novo a pergunta, por que existem? Porque tem gente que compra.

Todas as irregularidades apontadas acontecem sob os olhares complacentes das autoridades responsáveis por impedi-las e contam com a cumplicidade de parte da população.

Aí vira um problema sem solução.

Lula manteve a ministra

Apesar das pressões, Lula resolveu manter a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, no cargo.

Mas, até quando? Ou deu um basta, bateu o sapato na mesa à la Nikita Khrushchov?

A que ponto chegou…

Os vendedores de apoio perderam de vez a vergonha. Estão dizendo na caradura “um ministério não basta, queremos mais, queremos mais!”.

Se o governo não der um basta nisso é melhor arrumar um gabinete para Arthur Lira no Palácio do Planalto.

 E aí, Lula?

Anteontem (12), ao término da reunião que teve com a  presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Lula declarou “Expus à presidente Van Der Leyen as preocupações do Brasil com o instrumento adicional ao acordo apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do Brasil e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento. A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é a da confiança mútua e não de desconfiança e sanções”.

Ontem, a Assembleia Nacional da França, por ampla maioria,  aprovou uma resolução contrária ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul.

Mais um vexame. E como seja acha importante internacionalmente, um conselho em língua estrangeira:  “A bocca chiusa non entra nessuna zanzara”.silêncio

Preconceito é preconceito

O vice-líder do governo de São Paulo na Assembleia Legislativa, o deputado Guto Zacarias, negro!, apresentou um projeto de lei com a proposta de proibir o uso de verba pública para eventos LGBTQIA+.

Em maio, o governador Tarcísio de Freitas anunciou que destinaria R$ 750 mil para financiar paradas ou outras ações afirmativas para o público LGBTQIA+ em São Paulo.

Das duas uma, ou Freitas fez a proposta da boca pra fora, só para inglês ver, sabendo que seria derrubada na Alesp com o projeto de Zacarias, ou seu vice-líder não vicelidera nada.

Seja lá o que for o motivo, que triste ver uma pessoa que faz parte de um grupo que sofre horrores devido a preconceitos mostrar-se igual àqueles que maltratam seus pares.

Não é maldadd

É a realidadd. Bia Haddad foi eliminada na primeira rodada do WTA 250, Open de Nottingham, torneio preparatório para Wimbledon. Perdeu para a ucraniana Daria Snigur, nº 157 do ranking.

A verdade verdadeira é que o tênis feminino decaiu muito, o 10º lugar de Bia hoje seria, no máximo, um 30º há uns dez anos.

Para comparação, em 2013 as dez primeiras eram Serena Wiliams, Victoria Azarenka, Li Na, Maria Sharapova, Agnienska Radwanska, Petra Kivitova, Sara Errani – apesar do sobrenome, era “acertani” –, Jelena Jankovic, Angelique Kerber e Caroline Wosniacki.

Erromeu

“Aonde estão(X) os sindicatos, as associações de classe, os políticos honestos, aqueles a que tudo assistem impassíveis?”

 (X) Aonde foram ou onde estão, cara-pálida…

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
 Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Cantinho del jefe

 1 – Braço da Biblioteca Nacional na região(XXX)(Região) Antártica, a casa do Brasil da região(???) vai ganhar livros

(???) Em que outra região seria se não na Antártica, jefe? No local, na área, no Polo Sul… Errado no texto também.

2 – A(!) tratamento pode ser utilizado, inclusive, por quem tem diabetes e descolamento de retina

(!) A tratamento, jefe? É em alemão? Deixa por “o”?

Segundo a secretaria(X) de Saúde do Rio, ,(?) a vitrectomia com aparelho 3D é rápida e indolor,

(X) Jefe, jefe, viu só o que estão fazendo em seu nome? Em alta, jefe.

(?) Duas, jefe, tem de sobra?

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa
 Cantinho da mistake/miss Caixa

1 – A Uber assina, amanhã, parceria com a Secretaria (???) Pública do Amazonas

(???) Mistake, “possui”  certeza de que não tem “de Segurança” antes?

(…). Trata-se da primeira parceria Uber -190 na região(X) Norte e a terceira em todo o país (Rio e Maranhão).

(X) Miss Caixa, no seu caso trata-se da milésima incongruência. Caramba, Região Norte.

 2 – Entidades da saúde têm afirmado que a falta de uma fonte de custeio do piso de enfermagem está gerando uma bomba(X)(-)relógio no setor privado.

(X) Mistake, bomba-relógio sem pavio não funciona.

(…). Somente no Rio, de acordo com os dados do NEAD(X)(Nead),

(X) Leitura direta, mistake.

A projeção é de(X) que, para não fechar,

(X) A previsão do “Mirando” é que – ou é a de que – mistake não vai acertar nunca.

3 – Ela comprou um apartamento no Condomínio Vale das Banquetas, em Angra dos Reis, na Costa Verde, pelo programa(X) Minha Casa, Minha Vida.

(X) Em alta, miss Caixa, o nome todo inclui Programa.

4 – Crime e castigo: elas também estão impedidas de criar novos(*) perfis sob pena de multa diária

(*) No caso, mistake não está sozinha, é um erro cometido por  100%  dos coleguinhas. A turma não “percebem” que não dá pra criar aquilo que já existe. Então, mistake, deixa pra lá.

Cara-pálida anônimo... pero no mucho

 . A Warner Chappell confirma presença no Women’s Music Event, (…).

Esta edição contará com uma equipe 100% feminina e Flávia César, Diretora(X) de Licenciamento,

(X) Miss ops!, desconhecido escriba, em baixa, caramba.

                                                                  ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter