caixinha

Caixinha

Mais atenção com o Caixinha. Blog Mário Marinho

caixinha
Caixinha

A boa campanha do Red Bull Bragantino  neste Campeonato Brasileiro pareceu, a princípio, a sorte de times pequenos que se destacam nas primeiras rodadas. E depois voltam ao normal.

Mas o normal do Bragantino é esse que ele apresentou ontem na vitória sobre o Corinthians, 1 a 0.

Dominou o Timão do começo ao fim criou várias chances de gols e, merecidamente, deveria ter alcançado um resultado numericamente mais expressivo.

O Braga está com a melhor campanha no segundo turno do Brasileirão e está colado no líder, o quase imbatível Botafogo. Veja os números:

O Botafogo lidera com 59 pontos, em 30 jogos. Fará, nesta segunda-feira, seu 31º jogo enfrentando o desesperado Vasco da Gama que luta para não cair. O Vasco é o 17º colocado, ou seja, o primeiro time na Zona de Degola.

Vai ser um jogo difícil.

Na próxima quarta-feira, o Bragantino enfrenta o Santos em jogo que será disputado na Vila Belmiro (haverá show no Morumbi).

Na quinta-feira, o Botafogo enfrenta o Grêmio, em casa. Não terá moleza, já que o Grêmio está com 56 pontos (com um jogo a mais) e sonha ainda com o título.

Em 2º lugar na classificação, está o Palmeiras com 59 pontos e um jogo a mais que o Bragantino. Na próxima quarta-feira, o Verdão enfrenta o Flamengo no Maracanã. Jogo que nenhum dos dois pode perder, se quiser manter o sonho do título.

No próximo domingo, o Bragantino recebe o Botafogo, em casa, onde tem se mostrado um duro adversário. É jogo classificado como “a hora da onça beber água”, expressão que significa, em poucas palavras, que é o momento é decisivo e perigoso.

Quem levou o Bragantino a essas alturas?

Seu nome é Pedro Miguel Faria Caixinha, um português da cidade de Beja, ex-goleiro e muito dedicado estudante da arte de jogar futebol.

Caixinha começou sua carreira de técnico no Sporting, onde atuava, e passou a ser auxiliar técnico. Na condição de auxiliar, trabalhou também no Al Hilal (Arábia Saudita), Panathinaikos (Grécia), Rapid Bucaresti (Romênia) e na Seleção Saudita.

Em 2010, tornou-se técnico efetivo em vários países como o Santos Laguna (México), Al Gharafa (Qatar), Rangers (Escócia) e o Cruz Azul (México).

Em 2022, ele chegou à Argentina, onde dirigiu o Talleres, de Córdoba – time para o qual torcem Chico Buarque de Holanda e o jornalista Eric Nepomuceno.

No começo de 2023, Caixinha chegou ao Red Bull Bragantino e implantou o seu sistema de jogo.

Sistema que tanto dá certo que, ontem, em determinado momento do jogo, a Primeira Dama deste Blog, Vera Marinho, me perguntou:

– O Bragantino não está com mais jogadores que o Corinthians?

Não, não estava. Essa é a impressão que passa um time bem organizado, coeso e veloz.

No ataque, por vezes o time de Caixinha vai com 5 atacantes que partem para cima do atônito adversário como se fosse uma blitz de tanques de guerra. Ou, a Sétima Cavalaria, talvez.

Por tudo isso, os corintianos deram Graças a Deus quando o juiz encerrou o drama, quero dizer, o jogo.

Ainda na rodada, o Grêmio venceu o Bahia, 1 a 0; o meu América empatou com o Atlético 1 a 1, resultado que não ajuda o América e prejudica o Atlético.

O Palmeiras venceu o Athletico PR, 1 a 0; o Cruzeiro perdeu, em casa, para o Internacional, 2 a 1 e se encontra em situação delicadíssima: é o 16º colocado, apenas três pontos a mais que o Vasco que é o primeiro na Zona de Degola. O Fortaleza perdeu em casa para o Flamengo que ainda almeja o título.

Hoje, segunda, 6, jogam Vasco e Botafogo; Santos e Cuiabá.

Veja os gols do Fantástico:

https://youtu.be/mWeTHliVM4M?si=gwcbGxmR1lmPYQIp

Belíssima façanha do Fluminense

A festa foi preparada com esmero pela Confederação Sul-Americana. O Maracanã recebeu quase 80 mil pessoas, um púbico dividido igualmente. Foi conferida a igualdade de torcedores no belo Maracanã.

O Fluminense partiu pra cima do assustado Boca e logo tomou conta do jogo.

Mas, foi jogo duro.

Cano, sempre ele, fez 1 a 0 e comemorou com o duplo “L” em homenagem ao filho Lorenzo e à filha Leonella.

O Boca foi à luta e empatou o jogo.

Logo no começo do segundo tempo, Fernando Diniz chamou o garoto John Kennedy, 21 anos, e cheio de emoção, gritou para o jovem e repetiu: “Você vai entrar em campo e fazer o gol do título”.

Não deu outra,

Aos 8 minutos da prorrogação, o jovem Kennedy marcou o golaço que garantiu o título.

Primeira Libertadores do Fluminense.

Parabéns, Fluminense! Parabéns, Fernando Diniz!

Veja os melhores momentos da espetacular vitória do Fluminense.

https://youtu.be/fNJwvHzGgh4?si=fo96RT1qNupSNLgv

Justa Indignação

Recebo a mensagem do amigo, batalhador, lapidador de jovens atletas, enfim, jornalista, Publicitário e Gestor e Captador de talentos Adilson Gomes que trabalhou comigo, durante muitos anos, na Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Eu fui o presidente e ele um braço direito.

Conta-me Adilson que, no Dia de Finados, foi visitar o túmulo de sua mãe que está no cemitério da Vila Nova Cachoerinha, Zona Norte de São Paulo. Para sua surpresa, encontrou lá a placa que se segue:

caixinha - placa senna

Adilson Gomes ficou revoltado – e eu também.

Afinal, todos sabemos que o corpo de Senna não está enterrado lá, mas no Cemitério Parque do Morumbi.

O que faz, portanto, a placa do Ayrton Senna?

Será que é um chamariz, um engodo, propaganda enganosa da empresa que administra o cemitério da Vila Nova Cachoeirinha?

__________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

____________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter