“Agiumar”

por Benjamim Cafalli

“Agiumar” falou antes do tempo e isso não é legal

     “Agiumar” por Benjamim Cafalli

 “Agiumar”

O ministro do STF Gilmar Mendes, em entrevista a “O Estado de S. Paulo”, disse que  as declarações do ignaro ignóbil referentes  à “minuta do golpe” parecem uma confissão de culpa.  Disse mais, acha que Bozo trocou a posição de “possível autor intelectual para pretenso autor material” da tentativa de golpe de Estado.

 Declarou também que há elementos “severos que indicam intuitos golpistas”;  que não tem o menor sentido a proposta de anistiar os vândalos golpistas que atacaram as sedes dos Três Poderes no trágico 8 de Janeiro.

 Tudo certo, tudo perfeito a não ser por um detalhe, não deveria ter falado nada disso. Fez pré-julgamento, mostrou que não poderá fazer parte do tema quando e se chegar ao Supremo.

Jornalistas e juristas entendem o caso de forma diferente.

O colunista do UOL, Josias de Souza, limitou-se a considerar que o ministro “só reconheceu o óbvio ao mencionar que fala de Bolsonaro ‘parece confissão”.

 Já o jornal que publicou a entrevista detonou-o em editorial. “Juiz sem juízo”:

Ao fazer comentários sobre a ‘confissão de culpa’ de Bolsonaro, Gilmar antecipa eventual voto sobre o ex-presidente e mostra como estão arraigados alguns maus hábitos de ministros do STF

 Quem pegou mais pesado foi o jurista Wálter Maierovitch, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo:

“A verborragia de Gilmar Mendes não seria um problema se ele fosse não o magistrado da mais alta Corte do País, e sim um analista político. A ele, ao lado de seus dez colegas de Supremo, caberá julgar em breve os atos, fatos, materiais e personagens que foram objeto da análise da entrevista. Sob qualquer ótica, portanto, é disfuncional um ministro do STF antecipar juízo fora dos autos e comentar em público sobre um tema em análise, presente ou futura, da Corte. Uma contradição com o que diz a Constituição, a Lei Orgânica da Magistratura e a sensatez.”.

 Que saudade do meu querido pai. Foi promotor público – assim era o nome do cargo antes da Constituição de 1988;  passou a ser de Justiça, mas ele já havia sido promovido – e, depois, procurador de Justiça até se aposentar. Quando caía em suas mãos um processo de alguém famoso o telefone de casa não parava de tocar. Eram repórteres policiais de rádio e jornal querendo entrevista. A resposta sempre foi a mesma nas duas funções: “O promotor (mais tarde, procurador) só se manifesta nos autos. Boa tarde.”.

O PT, mais uma vez, mostra a verdadeira face

Para o partido não valem fatos, valem só as opiniões que lhe interessam. O PT mantém um portal de nome “O Cafezinho” cujo nome mais adequado é “O Leite Azedo”. Os prováveis inspirados no Gabinete do Ódio comandado por 02 no desgoverno passado não são capazes de tratar de nada que os contrarie sem ofender pessoas e a realidade dos fatos.

A última façanha deles foi atacar o “O Estado de S. Paulo” devido ao editorial em que fez uma justa e acertada crítica  a Gilmar Mendes pelo conteúdo da entrevista que o ministro concedeu ao próprio jornal:

“Estadão se rende ao bolsonarismo e ataca ministro do STF”

Como diria um vizinho de tempos idos, “Que falta de absurdo!”.

Viva a democracia na Venezuela, na Nicarágua e na Rússia, né mermo?

Aí que está

Depende da leitura. Uma pesquisa do instituto Quaest mostrou que a desaprovação a Lula (não é ao governo) entre os evangélicos bateu nos 62%.

A desaprovação é um bom sinal, mostra que ele não está, no geral,  propondo pautas atrasadas e preconceituosas, ambas de grande predileção para eles. Por enquanto limitou-se às propostas atrasadas  sem pé nem cabeça mas que não envolvem preconceitos.

 Um exemplo é o recém-proposto projeto que trata dos motoristas de aplicativos. Meia dúzia de três ou quatro apoiam visando a criação de sindicato para angariar grana, seja com mensalidade seja com alguma taxa ou imposto a surgir no horizonte.

 A maioria dos motoristas é contra, pensa como este: “A nossa classe é repleta de trabalhadores autônomos, trabalhadores que já saíram de CLT  fugindo tanto de CLT quanto de sindicatos”.

Mas, para quem tem farol virado para o passado não enxerga o presente,  não há remédio que dê jeito.

O preocupante para ele é outro dado.

 O trabalho de  Lula é avaliado positivamente por 51% e de forma negativa por 46%.

A coisa pega no fato de que entre os 51% a maior parte acha que é bom e não ótimo. No outro lado, a maior parte considera péssimo.

Há mais ódio do que amor na avaliação.

Ele não tem conserto

Não é capaz de analisar nada sem manifestar viés. Ao ser perguntado a respeito das eleições na Venezuela, declarou que está feliz com a marcação para o dia 28 de julho, que haverá olheiros do mundo inteiro.

Só esqueceu de um detalhe, não haverá oposição, a Justiça de lá é como a PGR aqui nos tempos do ignaro ignóbil, beija as mãos de Maduro. Se o candidato mostrar força é vetado.

 Ih, vai ser cancelado!

O ministro Nunes Marques negou um pedido para soltar todos os presos pelos atos golpistas de 8 de Janeiro.

Malafaia vai condená-lo, vai dizer que aderiu ao governo, que ele é um terrível evangélico.

A questão do peso

Calma, não é misogordia. O STF está julgando da descriminação de posse da mais famosa mari do mundo, a juana, para consumo próprio. O fator principal do difereciamento entre traficante e diletante será o peso. O jornalista Octavio Guedes levantou uma questão importante. Um traficante é preso no fim de sua jornada de trabalho, vendeu quase tudo, sobrou só um sacolé com 20 gramas da dita-cuja. E aí, traficante ou diletante?

O julgamento foi suspenso porque o inefável “Adias” Toffoli pediu vista. Deve ser pra procurar um jeito de suspender alguma multa que venha a ser criada.

Aviso aos chateantes

O “Mirando” não aceita comentários dos leitores, foi condição sine qua non para aceitar o glorioso convite feito pelo insubistituível Gordo para fazer parte do Chumbo Idem. Alguns enviam para Marli, a Única. Dependendo do teor do absurdo, ela me encaminha só para que me divirta. Um classificou-me como petista! Há queixa de que não publico o extenso de algumas siglas, STF por exemplo.

Se respondesse aos comentantes diria “Se não sabe o que é STF recomendo com toda sinceridade que não leia o “Mirando”, não é adequado para tão ilustrada figura.

No acaso aquele querido amigo ler isso, dirá “Cacalo, seu coraçãozinho continua cheio de maldades”.

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

 Venda de livros de Olavo de Carvalho irá indenizar Caetano Veloso

6(!) Mar 2024

No “Blog do Ancelmo”

“Caetano Veloso consegue penhorar receita da venda de livros de Olavo de Carvalho”

04(!)/03/2024 15h56 

(!) Devagar, quase parando…

 FALECIMENTOS

A lista da falta de respeito do dia  do necróter traz Izidoro José da Silva, Antonio Acacio Alves e o recordista entre os recordistas Armando Ricardo Junior.

 Leitor reclama de banco após ter cartão clonado

 Retorno: “Em contato, posteriormente, com o cliente, o mesmo(!!!) informou que foi ressarcido pelo banco.”

(!!!) Está explicado o porquê de  “São Paulo Reclama” não dar atenção para o aviso de que Assembleia Geral não tem hífen, ignora a Gramática. Mesmo não é pronome pessoal, cara-pálida, ele informou. Aproveite e se informe, viste?

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
mistake 2/miss Caixa 2/miss Crase: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?  Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
Cantinho del jefe
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa
 Cantinho da mistake/miss Caixa – continua sem acento em Cláudia

 1 – Veja a foto (?) Liza Gomes, atriz e diretora,

(?) Mistake, tem foto preto & branco, colorida, em alto-contraste, você criou a Liz Gomes? De, caprichosa escriba.

2 – A 19ª Câmara de Direito Privado do Rio dobrou para R$ 20 mil o valor da multa diária aplicada contra os proprietários do bar que levava o nome da cantora Alcione.

A ação movida por Alcione está baseada em uma suposta(???) quebra de contrato por parte dos donos do bar.

(???) Que coisa, hein, mistake? Alcione ganhou a ação, a juíza dobrou o valor da multa e a ação está baseada em uma suposição… Que Justiça estranha, não?

 Cantinho da mistake 2
 Cara-pálida anônimo

***************

SISTEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter