vitóira épica

A Vitória Épica! Por Luis Filipe Chateaubriand

vitória épica
Vitória Épica – 20 de dezembro de 2000

Em 20 de Dezembro de 2000, o Vasco da Gama conquistava o título da Copa Mercosul, em uma das partidas mais memoráveis da história do futebol.

O jogo era Palmeiras x Vasco da Gama, realizado no Estádio Parque Antártica, em São Paulo, e quem vencesse a partida levaria o troféu.

Aos 36 minutos do primeiro tempo, Arce, de pênalti, fez 1 x 0 para o Palmeiras.Logo em seguida, aos 37 minutos do primeiro tempo, Magrão fez 2 x 0 para o Palmeiras.

E, aos 45 minutos do primeiro tempo, Tuta fez 3 x 0 para o Palmeiras.

Com este placar, encerrou-se o primeiro tempo.

E parecia, portanto, que o Palmeiras seria o campeão. Parecia…

Eis que, no segundo tempo, se deu a improbabilíssima reviravolta.

Aos 14 minutos do segundo tempo, Romário, de pênalti, diminuiu para 3 x 1. Aos 23 minutos do segundo tempo, Romário, novamente de pênalti, diminuiu para 3 x 2.

Quando parecia, portanto, que o Vasco da Gama empataria o jogo, eis que o zagueiro vascaíno Junior Baiano foi expulso.

Fim das esperanças vascaínas.

Ou não?

Aos 40 minutos do segundo tempo, Juninho Paulista empatou em 3 x 3. E, aos 48 minutos do segundo tempo, Romário marcou 3 x 4.

É isso mesmo que você leu: perdendo de 3 x 0, o Vasco da Gama virou o jogo para 3 x 4, no Estádio do adversário e, em boa parte do tempo, com um jogador a menos!

A partida marcou época e, recentemente, foi escolhida a melhor entre as já jogadas no Brasil.

Ou no Mundo?

______________________________

Luis Filipe Chateaubriand - YouTube – Luis Filipe Chateaubriand –   Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter