ANSIEDADE NO BRASIL - ANGÚSTIA

Ansiedade no Brasil. Por Meraldo Zisman

…A ansiedade é quase sempre natural e incrivelmente complexa…

Desconheço qualquer pessoa que passe pela vida e não fique em algum momento ansioso. Antes de tomar um avião, fazer um discurso, conhecer pessoas importantes ou submeter-se a um concurso; somente posso concluir com um grande etcetera.

Por mais tempo que tenha existido o termo ‘ansiedade’, era raramente empregado do ponto de vista psiquiátrica ou médico.  Tão somente a partir do fim do século XIX e princípio do século XX passou assim a ser empregado. A ascensão meteórica dessa palavra somente começou em 1895 quando Sigmund Freud enunciou os fundamentos para desmembrar tal patologia da síndrome geral — Neurose de Angústia. Ele argumentou que a ansiedade deveria ser separada de outras formas de doenças.

Atualmente, para fins práticos, ansiedade e angústia (angst e anxiety, em inglês) devem ser consideradas como sinônimos.

O fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar ser o Brasil um dos campeões de ansiedade e vivermos atualmente uma epidemia do transtorno decorrente de polarizações políticas ajuntadas às nossas crônicas mazelas sociais, torna compreensivo que a ansiedade das pessoas aumente.

Segundo os estudos estatísticos são 8,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivendo com a enfermidade da Ansiedade Generalizada.

O vocábulo ansiedade tem uma história bastante interessante.

Como toda e qualquer palavra “altiva” ela vem do grego “angh” que significa apertar forte, estrangular, estar opresso pelo sofrimento, assim como carga, fardo, problemas. Posteriormente, “angh” deu origem aos termos latinos “angustus, ango”, ansiedade, estreitamento, constrição, desconforto, assim como angina, que faz agora parte da terminologia médica.

Para concluir esta breve arenga, vai aqui uma mensagem. Todo mundo passa por problemas nesta vida. Mas em determinada hora tudo volta a ser ótimo de novo, pois a vida é feita de mudanças e crescimentos. Entendendo esse fato, deixaremos de ser considerados como ‘O Povo mais Ansioso do Mundo’.

________________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

_______________________________________________________

2 thoughts on “Ansiedade no Brasil. Por Meraldo Zisman

  1. Caro Dr. Prof. Meraldo,

    Mais uma brilhante advertência com a merecida interjeição! Estamos todos na condição de REFÉNS da saúde física e emocional de uma ideologia canhestra e perigosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter