Gestão de política econômica no Brasil (dica do Affonso Pastore)

20 thoughts on “Gestão de política econômica no Brasil (dica do Affonso Pastore)

  1. Meus caros,
    Esta passou dos limites. O sabichão do blog não vivia falando do número maior de objetivos em relação aos instrumentos disponíveis????? Pois bem, no filminho , é bastante claro que os ET's tem UM GRANDE NÚMERO DE INSTRUMENTOS A DISPOSIÇÃO (as alavanquinhas da nave deles). Então, sabichão, COMO VOCÊ RESOLVE ESTA CONTRADIÇÃO????
    Saudações

  2. ótima!! achei ate que o "et-zinho" age sempre de forma otimista, tentando acertar de primeira, mas so vai errando, errando, errando… ate causar um caos.
    Há sim alguma semelhança com alguem citado no The Economist, recentemente…( o otimista)

  3. Fora do assunto presente neste quadro, mas pertinente.

    Eu havia levantado aqui já, algumas vezes, a questão ambiental como um peso crescente na inflação para os próximos anos.

    No atual momento estamos passando aperto na oferta de chuvas para as hidrelétricas, o que demandará o acionamento das termelétricas e um maior custo (considerável) para os consumidores.

    O problema é que, pelo o que os especialistas do setor vêm prevendo, isso será cada vez mais frequente daqui para frente.

    Segue trecho da matéria levantada junto a Abradee tratando da questão. Espero que não tenha gente aqui que subestime o custo da energia para a economia.

    " O custo mensal médio de R$ 650 milhões com a operação maciça de usinas termelétricas do Sistema Interligado Nacional vai representar 0,8 ponto percentual de acréscimo na tarifa a ser paga pelo consumidor brasileiro, a cada mês de permanência em funcionamento dessas usinas. Estudo feito pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica mostra que se a operação das térmicas perdurar por cinco meses, conforme previsto, o impacto a ser absorvido será de R$ 3,250 bilhões, com aumento em torno de 4 pontos percentuais no reajuste tarifário das empresas. (…)"

  4. Embora seja um bestseller, o livro do Krugman e do Obstfeld (agora também com o Marc Melitz)International Economics é uma ótima leitura pro Natal. O Manteiga deveria lê-lo e aprender certas coisas.

  5. O ministro trapalhão,otimista como ele se define, vai nos levar pro brejo. Mas o partido dos trapalhões não muda nada e faz a gelera transloucada engolir sapos.

  6. já que falaram do International Economics do Krugman, pergunto se alguém aqui conhece/usou o livro de mesmo título dos autores Appleyard/Field/Cobb. São três prof. universitários dos EUA, mas de escolas sem tanto prestígio.
    Vale a pena?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter