gordo carlos brickmann - homenagem

Por Benjamim Cafalli - homenagem ao Carlos Brickmann

gordo
Por Benjamim Cafalli

O nosso querido Gordo deste Chumbo nos deixou no sábado (17), às 17h30. Resta um vazio maior que seu tamanho. Foram publicados vários textos em sua homenagem. Dois se destacam, o de Marli Gonçalves, amiga há 45 anos e companheira de trabalho há 30 https://www.chumbogordo.com.br/422654-carlinhos/,  e o do jornalista Ricardo Setti, amigo desde 1966 e ex-companheiro de trabalho: https://www.chumbogordo.com.br/422671-carlos-brickmann-carlinhos-o-caco-uma-historia/

Conheci-o em  pessoa, grande,  nos fins dos anos 1970 na Assembleia Legislativa paulista. Por uma dessas coincidências da vida, ajudou-me quando fazia um freelance para a TV Globo a pedido de Woile Guimarães, com quem eu havia trabalhado nos tempos áureos da Editora Abril, e era o jornalista que comandava a redação da “Folha de S.Paulo” quando o Gordo, ainda não, começou a trabalhar lá em 1963.

Fui convidado por ele a escrever o “Mirando” para o Chumbo Gordo em janeiro de 2015, quando de sua criação. E, como coincidência pouca é bobagem, passei a ser “dominado” por Marli Gonçalves, a Única, querida pessoa a quem chamo de Marlicotinha, de quem não me lembrava, mas a conheci menina ainda, grande amiga de minha prima irmã bem mais moça que eu, Bia Kfouri, vizinhos que éramos no hoje destroçado bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo.

Brickmann e eu trocávamos divertidas mensagens por zapzap com frequência, compartilhando piadas e músicas, nossas predileções mútuas.

 Se realmente existir “a vida eterna, amém”, esta ficará mais divertida, a daqui, de outro lado,  será menos sem ele.

R.I.P., caro Brickmann.

O que foi publicado a respeito dele e por respeito a ele:

No “Diário do Grande ABC”

https://www.dgabc.com.br/Noticia/3900612/morre-o-jornalista-carlos-brickmann-aos-77-anos

Na “Folha de S.Paulo”

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/12/morre-o-jornalista-carlos-brickmann-o-primeiro-a-cobrir-a-campanha-diretas-ja-pela-folha.shtml

No “O Estado de S. Paulo”

https://www.estadao.com.br/politica/morre-o-jornalista-carlos-brickmann-aos-78-anos-em-sp/

Na TV Cultura

https://twitter.com/jornal_cultura/status/1604284389906845696?s=46&t=hvS54TDoUefXCvibiejs1Q

                                      ***************

                    

  “A ema do Palácio da Alvorada ao ver os caminhões de mudança”

Ele está entregando a rapadura fingindo resistir, se mudando para um lugar bem mais confortável e os patridiotas continuam no desconforto.  Não é o “Mirando” que está dizendo, é um coisiforme de primeira hora, o deputado federal Otoni de Paula: “Pior do que o silêncio do presidente, as frases enigmáticas, as fotos enigmáticas… Isso está fazendo tão mal ao povo.

 Isso chega à beirar – e eu sei que a palavra que vou usar é muito forte -, mas isso chega a beirar uma covardia, uma manipulação do povo.”.

Dizem que elezinho está na fossa, tristinho com a derrota e que ficará afastado da vida pública durante três meses. Para o país será uma grande alegria se for para sempre.

A especialidade principal do Ministério da Saúde nos últimos anos

Matar! Primeiro, foi a covid-19. Agora, a varíola dos macacos. Um homem de 23 anos foi internado em um hospital de Florianópolis por causa da doença. Ficou durante 50 dias à espera do único remédio eficaz contra o problema, o tecovirimat. Não chegou e ele morreu.

Aconteceram mais mortes devido à omissão do ministério no fornecimento da droga. O número de mortes no Brasil  provocadas pela doença é o maior do mundo.

Há queda confirmada no índice de vacinação contra doenças praticamente extintas no país. Um exemplo é a paralisia infantil. Aumentam em escala geométrica os casos de dengue.

É a marca que ficará do trágico desprezo do governo pela vida humana.

Sempre um dos dois…

Um dos 10% do coiso no STF, Nunes Marques, deu prazo de 48 horas para que a Polícia Federal entregue todos os documentos referentes ao pedido de  ação que o ignaro ignóbil pretende mover contra Lula e Gleisi Hoffmann. Alega ele que foi atacado em sua honra pelos dois.

O prazo tem origem em pedido da Procuradoria-Geral da República, alegou que a PF não entregou documentação suficiente para dar andamento à causa.

 O curioso é que N.M.  faz cara de paisagem em relação a todas as omissões do PGc Aras, aras, vejam só, em relação às barbaridades cometidas pelo ignaro ignóbil e, no caso, está ávido para agir.

 Uma questão: para que alguém seja atacado em alguma de suas características não é necessário que a tenha?

 Como é mesmo aquela história dos roedores em navios?

Dizem que sentem bem antes de todos o naufrágio. O posteco de beira de estrada de terra, ministro Paulo Guedes, tem o mesmo dom, já providenciou sua saída da Granja do Torto – coincide com a atuação dele na Economia, não? –, um caminhão de mudança foi visto no local. Também tirou férias, a notícia sairá no “Diário Oficial” de hoje, não volta mais ao cargo.

Que boa notícia no geral, mas pode não ser para os paulistas, há rumores de que Tarcísio de Freitas, o futuro governador, quer ele destruindo as finanças no estado.

 Mais um militar incompetente

Ainda bem que o país é pacífico, não entra em conflitos armados com os vizinhos. Se assim não fosse, estaria perdido, os “nós somos da Pátria amada, fiéis soldados” entregariam aos inimigos todos os planos de defesa.

O coronel Edison Prola, secretário de Segurança Pública de Roraima, vazou que logo depois da posse de Lula em 1º de janeiro, será deflagrada uma grande operação contra o garimpo ilegal nas Terras Indígenas de Roraima. Deu detalhes da ação, revelou que o Exército, a Força Aérea Brasileira, o Ibama e a Polícia Federal participarão da ação, que as máquinas serão destruídas e que os garimpeiros serão todos retirados do local.

“Eu participei de uma reunião com a equipe de transição do Governo Lula e o garimpo vai acabar, vai ser fechado no Governo Lula.”.

Ou seja, alertou os criminosos para que se escondam.

Isso tem nome, foi criado durante a Guerra Civil Espanhola para designar os traidores madrilenos apoiadores do ditador general Francisco Franco. Suas forças contavam com quatro colunas que avançam contra Madri, a quinta coluna, a dos traidores, agia lá dentro.

O PT sendo o PT de sempre

É o escorpião da fábula de volta. Ideias atrasadas em relação às empresas e empresários, contra a corrupção, mas só da boca pra fora, faz acordos desonestos, vide o Orçamento secreto, as “novas” regras, que pouca coisa mudam no absurdo que ele é, teve votação maciça dos parlamentares petistas. Ditadores, desde que de esquerda, são democratas, basta ver a insistência para que o da Venezuela, Nicolás Maduro, venha à posse. Se bem que é preciso ter muita boa vontade para considerá-lo de esquerda, não  passa de um caudilho grotesco.

 Um bom metro para mostrar o tamanho do atraso é a indicação do futuro ministro da Educação. O Ceará tem 87 de suas escolas públicas classificadas entre as melhores do país, fruto do trabalho conjunto entre o governo de Izolda Cela e a Fundação Lemann. Mas as mentes atrasadas que têm força no partido a rejeitam com o ridículo argumento de sua proximidade com empresa privada.

Além de atrasados, são desinformados, a Fundação Lemann é sem fins lucrativos. Se mais empresários agissem da mesma forma que Jorge Paulo Lemann a educação brasileira seria das melhores do mundo. Mas contariam com a oposição do atraso que contamina grande parte do PT.

Sem esquecer que o partido contra a corrupção e proximidade com empresas cogita escolher Renan Filho (!!!) para ministro do Planejamento.

Lula e Arthur Lira, amigões desde criancinhas

Por exemplo

Atualmente são 23 ministérios, o que já é um absurdo. Mas há a previsão de que no próximo governo serão 37. Por quê? Por eficiência no trato da administração? Não, e para nomeações moedas de compra de apoio, a mesma prática dos mandatos anteriores de Lula e do que se despede.

Por que ele proibiu?

O ministro do STF Dias Toffoli pediu perdão a Lula pelo fato de não  ter permitido que o então encarcerado em Curitiba pudesse  comparecer ao velório do irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá.

 Foi uma proibição sem propósito, Lula não fugiria. A decisão deu-se pela falta de personalidade do ministro. Foi advogado do PT, AGU do governo Lula. Pesa contra ele o fato de ter sido reprovado na primeira vez em que prestou concurso para juiz, indicativo de pouco conhecimento jurídico, e que, apesar disso, foi indicado por Lula para o STF, claro que devido às suas ligações com o PT. Inseguro, quis mostrar isenção na hora errada.

Fez o que não se faz com o pior dos bandidos, o que não é, nem de longe, o caso de Lula.

Lula, raposa e escorpião que é ao mesmo tempo, deve ter aceitado.

Pelamordedeus, gente!

“Não é que vá torcer pra Argentina, mas não dá pra torcer pra colonizador!”. Trata-se de uma postagem presente centenas de vezes nas tais das mídias antissociais. É praticamente o pensamento dos coisiformes em relação às políticas sociais, coisa de “cumunista”, de Cuba, da Venezuela?

O engraçado é que os postadores, não só desconsideram as épocas em que as colonizações aconteceram, sem dúvida fazendo uso de métodos reprováveis, mas ironicamente continuam a beber os excepcionais vinhos franceses, a comer seus extraordinários queijos e patês, a usar seus olorosos perfumes. Será que recomendarão também o fim da leitura de Vitor Hugo, Alexandre Dumas, Albert Camus, Antoine de Saint-Exupéry, isso sem entrar no campo dos filósofos, enciclopedistas e cientistas? E aqueles pintorezinhos de parede medíocres então? Fora! Não mais se deve ouvir Ravel, Debussy, Satie? Edith Piaf, Maurice Chevalier, Jean Sablon? E o cinema francês, então, lacrado para sempre?

Vale para os ingleses, Shakespeare, Beatles e Stones, never more?

E a Espanha, então? Só coisa ruim! Lacrada!!!

Caramba, gente, menas, menas… Ou o melhor será acampar na frente das embaixadas?

Não foi mesmo!

O presidente da mais corrupta organização existente na face da Terra, a Fifa, Gianni Infantino, declarou que a Copa do Mundo de 2022 foi a melhor de todos os tempos. Longe disto, não foi,  este mirandeiro acha que foi uma das piores.

E que, apesar de todos os recursos eletrônicos disponíveis, teve uma arbritagem péssima. Só não é possível dizer que foi a pior de todos os tempos porque a Inglaterra venceu o jogo contra a Alemanha, à época Ocidental,  e levou a Copa de 1966 com um gol que não aconteceu e a Argentina, a de 1986, com um gol com “La mano de Dios” de Maradona nas quartas de final, por ironia, contra a Inglaterra, e que permitiu que chegasse à final e vencesse a mesma Alemanha de 1966, ainda Ocidental, e se tornasse a campeã.

E de novo, a Argentina foi favorecida, o pênalti que resultou no primeiro gol da seleção contra a França, ontem, não foi falta nem lá nem na China. A Argentina fez mai um,  2 a 0, mas a França conseguiu empatar no fim do segundo tempo. No gol na prorrogação, o terceiro de los hermanos, não houve impedimento reclamado, jogada normal.  A França empatou a seguir  com penalti indiscutível cobrado por Mbappé, o outro artista da Copa.

O jogo foi para  prorrogação, que terminou empatada. Então, na decisão por pênaltis, vitória argentina por 4 a 2.  Merecida vitória.

A Copa, não, mas a final, sim, sem dúvida, foi a mais espetacular de todos os tempos!

Viva los hermanos de Messi!

Nem tudo é má notícia

 Há notícias boas em relação ao fim da Copa do Mundo. Os ouvidos e mentes sensíveis estarão livres de Galvão Bueno! A lamentar é que surgiu um narrador infinitamente mais chato do que ele na Fórmula 1, o tal do Sérgio Maurício, da TV Bandeirantes. Consegue fazer mais barulho que os motores dos bólidos. Pelamordedeus, vai ser chato assim lá na… lá mesmo!

(CACALO KFOURI)

                                                                 ***************

 Copiadas da Folha

Não tem jeito mesmo, a turma deixa Tico Teco em casa e não vai aprender nunca o que significa geral antecedido por hífen. Para justificar o hífen teria de haver um monte de  assembleiazinhas que seriam convocadas para a realização de uma que reunisse todas elas, cara-pálida.

 O editante de publicou a mesma matéria no site sabe disso:

 “Josué Gomes, da Fiesp, convoca assembleia para janeiro”

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Josué Gomes, publicou nesta quinta-feira (15) a convocação de uma assembleia geral extraordinária para o dia 16 de janeiro.

Na transição, PT vai sendo PT

(…). (A somatória)(X) de ditos e feitos do presidente já provocou uma elevação dos juros,

(X) Não, cara-pálida, o somatório, substantivo masculino.

Morre Antonio Alves de Souza, dono do restaurante Ponto Chic, aos 92 anos

(…), pediu ao chapeiro para rechear um pão francês sem miolo com pão(???), rosbife, tomate e queijo.

(???) Pão recheado com pão, cara-pálida? Que falta de imaginação, não? Picles de pepino, escriba. Fácil notar que nunca provou o quitute. Azar seu.

                                                                   ***************

Copiada do Congresso em Foco

 PF PRENDE BOLSONARISTA QUE AMEAÇOU MATAR ALEXANDRE DE MORAES

O ex-candidato a deputado estadual Sarneyzinho do Maranhão, que concorreu pelo PSDB do mesmo estado em 2018, foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em vídeo, ele havia dito que ordenou “seus homens” a executar o magistrado, e se referiu ao juiz como “vagabundo”. A Polícia Federal fez a prisão após encontrá-lo na divisa com o Piauí.

A deputada federal Carla Zambelli, a que desfilou portando uma pistola pelas ruas de São Paulo um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais e que se ausentou do país logo em seguida  por medo de ser presa, provavelmente acha que a prisão vai contra a liberdade de expressão.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
 miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
 errador/mister Crase: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?

Ação idealizada pelo Programa Jovens Construtores finaliza hoje grafite no Centro do Rio

artista(X) responsável pelo grafite é André Rongo, da ONG RONGO e do Museu do Grafite, na Pavuna

(X) O errador está querendo ganhar o título de mister Caixa… Em alta, escriba.

Veja que legal. Hoje, às 14h, será finalizado o grafite do paredão lateral (X) Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos,

(X) Veja que desleixo, falta “do”.

– iniciativa do Centro de Promoção e Saúde (CEDAPS)(!) (X), que atua na instituição,

(X) Errador, primeiro escreva o que segue, depois volte e ponha a vírgula, caso contrário não sai travessão.

(…), A participação de diversos parceiros do Programa como UNICEF(!) e Akzo Nobel, foi o que tornou possível a realização da ação.

(!) Eta turma ruim, caramba! Deu leitura direta e tem mais de três letras só a primeira vai em alta. Cedaps, Unicef.

 Buscas de argentinos por voos para o Catar aumentam em quase 400% após classificação para final da Copa

Veja esses(XXX) números passados pela Decolar,

(XXX) Já o errador não vai decolar nunca, estará sempre pousado no erro… Estes, cara-pálida.

Ex-atacante Fred questiona lista de credores do Cruzeiro na Justiça

Ex-ídolo do Cruzeiro, o atacante Fred apresentou dias atrás uma ação, com medido(???) de liminar,

(???) Errador, ele quer em centímetros ou metros? Pedido, escriba desleixado.

Duas Linhas e Meia (16-12-2022)

. A Sergio Castro Imóveis é uma das apoiadoras do I Fórum de Soluções do Porto Logístico, hoje, no Novohotel(X) Porto Atlântico.

(X) Barrabás, jefe, nunca passou pela Vieira Souto, Ipanema? Lá funcionou  um Novotel durante anos e anos, pertinho do Country Club.

 Ministério Público Eleitoral quer tornar pastores e suplente de deputado inelegíveis

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, (o casal de pastores cometeram)(!!!) abuso de poder religioso

(!!!) Agora é pra sempre, o blog adotou a Gramática do errador! Caramba, mistake, o casal cometeram??? Em Português normal é coemteu, viste?

(…), em Bento Ribeiro (zona norte(X) carioca).

(X) Em alta, miss Caixa.

(…), frisou a procuradora regional eleitoral(X) na ação proposta ao TRE.

(X) Em alta, miss Caixa.

 Gravadora vai pagar R$ 1 milhão para herdeiras de Raul Seixas em acordo para encerrar ação judicial

Em contrapartida, a Universal aceitou pagar algo em torno de R$ 1 milhão as(X) três irmãs,

(X) Às três, mister Crase.

‘Se você não chega chegando, se não chega se impondo, como é que fica?’, pergunta Alcione para Maju Coutinho

 (…), conta que, apesar de entoar músicas, cujas letras alternam entre(XXX) perfis de mulheres fortes e submissas,

(XXX) Mistake, se você não escreve entendendo, como é que fica? Se alternam entre perfis  ou alternam perfis.

Duas Linhas e Meia (17-12-2022)

. A orquestra Camerata Uerê, composta por crianças e adolescentes do Complexo da Maré, fará o concerto de natal(X)

(X) Em alta, jefe! 

Justiça reconhece que ‘Roda viva(?)‘ é de Chico Buarque e manda Eduardo Bolsonaro retirar música de postagem

O deputado federal Eduardo Bolsonaro terá que retirar, imediatamente, a música “Roda Viva(?)”,

O cantor e compositor pedia judicialmente para que o deputado Eduardo Bolsonaro retirasse de sua postagem a música “Roda viva(?)“, de autoria de Chico. A juíza alegou que faltava comprovação de que a autoria de “Roda Viva(?)

(?) E precisava de decisão da Justiça? Por isso é que é lenta, perde-se um tempão desnecessariamente com coisas óbvias e as urgentes demoram séculos para ter uma solução. O problema restante é que miss Caixa até agora não reconheceu se é Viva ou viva e o problema não vai ter solução, ninguém n”O Globo” está preocupado com a erração desenfreada.

Festival Panorama comemora 30 anos com uma edição presencial

Esta edição marca a volta da Prefeitura do Rio como apresentador(X) master do festival.

(X) Mistake, prefeitura apresentadora, caramba.

Foi no palco do teatro(X) Sérgio Porto,

(X) Em alta, miss Caixa.

Maíra Cardi é processada por empresa que fez ‘permuta’ por divulgação em reality show

Veja essa(X)(ESTA) história.

Adivinha quem errou, leitor?

O reality foi ao ar somente em 2022 e nenhuma menção foi feita da(XXX) empresa de paisagismo

(XXX) À, errador! Zero no Enem!

Cearense é o mais procurado no site dos ‘pensadores’, a(X) frente de Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Albert Einstein

 (X) À frente, mister Crase.

Veja esse(X)(ESTE) levantamento do site “Pensador.com”, que reúne citações, frases e poemas famosos de grandes figuras dos mais diversos ramos. Em 2022, o nome mais buscado na página foi (X) de

(X) Errador, foi de é de… bom, deixa pra lá. Foi o de, caramba, feio ainda, mas menos e certo.

No Instagram, CR7 e Messi superam marca de 200 milhões de interações durante a Copa do Mundo

Até sexta-feira, CR7 era líder (X)  incríveis 267 milhões de interações,

(X) Com, errador!

Apostas sobre próximo procurador(X)geral do MP do Rio agitam a política fluminense

(X) A outra aposta é se um dia o errador vai aprender que tem hífen…

 (…), alguém próximo aos métodos adotados na Operação Lava-Jato.(X)

(X) Incrível, a operação acabou e ainda não notaram que não tem hífen. Gente muito atenta…

 ‘Campeão dos campeões’: Corinthians vai à Justiça para usar livremente o próprio hino

 Veja essa(X)(ESTA) história.

(…), o Corinthians descobriu que os direitos da canção foram repassados as(X) editoras citadas na ação

(X) Às, mister Crase!

É falta de educação ou de respeito  dizer que os escribas do blog  são os mais “anarfas” da imprensa brasileira?

Aforamente os erros crassos que cometem relação a concordâncias, significado de palavras, grafias, são incapazes de escrever siglas de acordo com a regra.

                                                                   ***************

1 thought on “Nosso Gordo do Chumbo nos deixou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter