crônica - escrita

Importância da crônica. Por Meraldo Zisman

A crônica é o gênero literário que se tem mostrado cada vez mais relevante na contemporaneidade. Sua capacidade de expressar opiniões e conversar diretamente com o leitor é muito valorizada em um mundo onde as pessoas buscam conexões autênticas e imediatas.

A liberdade narrativa que a crônica oferece é outra característica que a torna popular na internet, onde histórias curtas e envolventes têm mais chances de captar a atenção do público. Além disso, a crônica se adapta bem ao ritmo acelerado da vida moderna, permitindo que os leitores consumam histórias de forma rápida e prática.

No entanto, os articulistas de crônicas devem estar cientes de que seu público mudou e que os leitores atuais não são mais passivos, mas ativos na construção de suas próprias histórias. Por isso, as crônicas devem ir além de simples relatos de acontecimentos isolados e se tornar uma forma de narrar a própria experiência de vida, de maneira a refletir e transmitir valores e ideias.

Embora alguns considerem a crônica um gênero literário menos exigente, é preciso lembrar que escrever uma boa crônica requer habilidade e talento para selecionar e contar histórias de forma concisa e impactante. A crônica pode ser a canção da literatura, como alguns afirmam, mas isso não significa que seja uma forma de escrita inferior ou menos importante.

No final das contas, a crônica é uma forma de registro da vida cotidiana e das experiências pessoais e, como tal, é uma ferramenta poderosa para a transmissão de ideias e valores, e para nos conectar com nossos semelhantes de forma autêntica e significativa. Em um mundo em constante mudança a crônica pode nos ajudar a encontrar um pouco de estabilidade e compreensão em meio ao caos.

______________________________
Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter