barco no Sena - documentário Festival de Cinema de Berlim

Um barco no Sena ganhou o Urso de Ouro. Por Rui Martins

Berlim - FESTIVAL

  • ATUALIZADO ÀS 21H45

O Festival Internacional de Cinema de Berlim marcou mais uma vez sua força ao escolher um documentário sobre um tipo de tratamento de distúrbios psiquiátricos, que afetam um grande número de pessoas, aplicado de maneira quase espontânea, filmado sem qualquer intenção de ensinar qual a terapia aplicada, num local sui generis: no espaço contido dentro de um barco amarrado no cais do rio Sena.

Por Rui Martins, no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Nenhum dos filmes românticos tipo fotonovela ganhou!

O Urso de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Berlim foi para um documentário filmado num barco atracado à margem do rio Sena, em Paris, onde funciona, durante o dia, uma clínica psiquiátrica para pacientes com um passado de distúrbios mentais. O nome do barco é Adamant, o título do filme é sutil, sugere o que se passa ou se faz flutuando sobre o Sena – No Adamant.

Ninguém dorme nesse barco ou peniche, os pacientes chegam pela manhã e definem com os orientadores qual será a atividade de cada um durante o dia, seja musical, teatral, de pintura, expressão corporal ou outra. Tudo num clima de liberdade, sem medicamentos tendo em vista um retorno possível à vida dentro da sociedade.

barco no Sena - documentário Festival de Cinema de BerlimBerlim- Berlinale - festival de cinema

 Esse barco, cuja manutenção funciona com apoio da prefeitura parisiense, mostra uma outra forma de tratamento desvinculado de clínicas psiquiátricas privadas.

Com exibição programada perto do final do Festival, alguns críticos devem ter subestimado a importância do filme por ser documentário sobre problemas mentais, pois a sala de projeção estava menos cheia que  nos dias anteriores.

Mas o tema era importante, porque seu diretor, o francês Nicolas Philibert, já havia feito, há vinte anos um filme emblemático, O Ser e o Saber.

__________________

Urso de Prata para as donas de um hotel

Excelência lusa de João Canijo em BerlimO filme dirigido pelo português João Canijo, Mal Viver, conta o clima tenso entre as cinco mulheres, mãe e filhas, que dirigem um hotel perto da praia portuguesa de Ofir.

O filme se complementa com outro também de discussões, ofensas e clima tenso, entre famílias de hóspedes no mesmo hotel, e tem por título Viver Mal, mostrando as insuportáveis relações entre casais e a maléfica influência materna.

_______________________

Um prêmio de marionete

Ninguém  entendeu o prêmio de melhor diretor para o francês Philippe Garrel, dirigindo o filme Le Grand Chariot, um teatro de marionetes com suas filhas como atrizes. O filme não constava de nenhuma das previsões de prêmios feitas por críticos, por ser um dos piores filmes exibidos no Festival. Roteiro fraco e mal interpretado foi uma má surpresa ver seu diretor premiado.

Houve um prêmio para um filme brasileiro:

O curta-metragem Infantaria, de Laís Santos Araújo, ganhou  como o melhor filme da mostra Generation 14Plus.

 

Generation 14plus | Opening | Berlinale 2018 - YouTube

__________________________________________

Náufrago da Utopia: RUI MARTINS: BRECHT O CHAMARIA DE "IMPRESCINDÍVEL"Rui Martins – é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu Dinheiro sujo da corrupção, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, A rebelião romântica da Jovem Guarda, em 1966. Foi colaborador do Pasquim. Estudou no IRFED, l’Institut International de Recherche et de Formation Éducation et Développement, fez mestrado no Institut Français de Presse, em Paris, e Direito na USP. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter