inacreditável

Quase inacreditável. Por Antonio Contente

… Como resumo foi salva e levada para casa, com o esposo contundido, a fim de só então tirar do corpo a roupa molhada. No dia seguinte, disse para maridão: — Querido, acho que a nossa falta de sorte foi um aviso do céu de que tudo vai mudar…

                                                            inacreditável

Quem imagina que o exótico, na Amazônia, se resume só às coisas da fauna, da flora e dos acontecimentos que envolvem os aborígenes, cai em ledo engano. Enquanto a maior parte da floresta ainda resiste, apesar dos predadores alienígenas, a vidinha do próprio povo de Belém, de vez em quando, é palco de acontecimentos, como se dizia antigamente, do arco da velha.

Redescobri isso dia desses quando, faz pouco, andei remexendo nuns velhos papéis que guardo, a maioria recortes de jornais e revistas, na esperança de que poderão ser temas para crônicas. Assim ali estava, em minhas mãos, numa reportagem do falecido jornal “A Provincia do Pará”, o caso da doméstica Maria de Nazaré Barbosa Marques. Que, evidentemente, jamais teria seu nome na imprensa não fosse uma daquelas tramas que o destino arma com irreversível competência.

Era de manhã e ela saiu em companhia do marido por uma rua da periferia da cidade, rua esta que corria paralela a um canal, ou igarapé, como se fala por lá. De repente, pimba, leva um tropeção pelas costas e é atirada dentro d’água – quem a acutilou foi um ônibus que, felizmente, não corria em desabalada, como em geral ocorre.

Na cena dois o marido da pobre mulher discutia com o motorista do coletivo, com todas as características de que chegariam às vias de fato. Enquanto isso Maria, que não foi socorrida por nenhuma boa alma, saiu molhada e algo enlameada do, se assim podemos chamar, riacho. No que, graças apenas ao bom Deus, começa a subir para a margem, sente algo esquisito ser encostado em suas costelas.

         — Não se mova – o pivete murmura – é um assalto.

Nessa altura o marido e o motorista, para eles é que todo mundo olhava, se encontravam engalfinhados numa luta homérica, com socos, pontapés e o escambau. Mas o assaltante arfa para o comparsa um “arranca logo o colar”. Assim levaram a corrente d’ouro vagabundo mais a bolsa, encharcada, que ela tentava segurar. Dentro, havia uns caraminguás, coisa de uns 100 reais que a doméstica pretendia colocar na poupança.

Agora, quem pensa que as desditas de Maria de Nazaré haviam terminado, se engana: pois os bandidinhos a empurraram de volta para as águas do tal igarapé. Só que, finalmente, ela lembrou que possuía voz, e colocou a boca no trombone, pedindo, implorando por socorro. Súbito, surgido ninguém sabe de onde, pinta um sargento da PM que, vendo os meliantes a correr, identificou a ambos como sendo os conhecidos apenas como “Masca Pedra” e “Jabá”, velhos fregueses dos embates com a lei e a ordem. Mas a mulher, na água, seguia gritando, ocasião em que o militar – pasmem, amigos – viu que ela estava sendo atacada por um jacaré, aquele bicho medonho que os doutos chamam de sáurio. Como um Tarzan dos bons tempos de Johnny Weisssmüller, o milico ainda teve o expediente de arrancar a blusa para se atirar à correnteza. Com a coronha da pistola acertou o focinho do bicho, que mergulhou e sumiu na superfície revolta. Maria de Nazaré outra vez, como Moisés salvo do rio, acho eu, Nilo, retornou à terra firme.

Enquanto isso, na briga com o motorista, o bom marido perdera a contenda, e jazia, pleno de escoriações generalizadas, sobre o balcão de uma biboca. Com algumas almas piedosas tentando faze-lo engolir algumas doses de pinga.

Pois bem, mas vejam que o drama de Maria de Nazaré Barbosa Marques ainda estava longe de terminar. Pois, como a delegacia era logo ali, em poucos instantes se viu diante daquilo que chamam de “autoridade de plantão”. Terminando de ouvir a coitada, o policial lhe diz, calmamente:

         — Ora, se a senhora sabe que quem a assaltou foram o “Masca Pedra” e o “Jabá”, pode pegá-los e trazê-los aqui que eu prendo.

         — Mas doutor…

         — É isso ou nada. Leve este revólver.

Em instantes a mulher estava vasculhando barracos e chalés nas proximidades de onde tudo começou. Súbito, o que vê?: os dois meliantes que procurava tranquilamente bebendo numa birosca.

         — Mãos ao alto! – Nazaré gritou.

Finalmente, um resquício de sorte pintou, pois os assaltantes ainda estavam com o produto do roubo. Ela pegou tudo de volta e foi embora, sem prender ninguém. Adiante, ao passar na margem do igarapé no qual caíra avistou o jacaré que a atacara olhando, firme, para ela. Não teve dúvida, deu no bicho dois tiros, errando ambos. Mas foi nesse instante que sentiu uma fisgada junto ao calcanhar encoberto pela relva. Olhou e viu uma robusta cobra coral que acabara de picá-la por ter pisado em cima da dita cuja. Berrou um “meu Deus”, duas pessoas acudiram e um gritou:

         — Leva logo pro Posto de Saúde que lá tem soro antiofídico.

         — Tem soro anti o que?

         — Remédio para mordida de cobra, sua besta!

 Como resumo foi salva e levada para casa, com o esposo contundido, a fim de só então tirar do corpo a roupa molhada. No dia seguinte, disse para maridão:

         — Querido, acho que a nossa falta de sorte foi um aviso do céu de que tudo vai mudar. A Mega Sena tá acumulada em 80 milhões, vou jogar.

Realmente, fez a aposta. Mas no sorteio do dia seguinte verificou que, dos seis números que marcara, não acertou um sequer.

_____________________________________________________________

Antonio ContenteANTÔNIO CONTENTE – Jornalista, cronista, escritor, várias obras publicadas. Entre elas, O Lobisomem Cantador, Um Doido no Quarteirão. Natural de Belém do Pará, vive em Campinas, SP, onde colabora com o Correio Popular, entre outros veículos.

___________________________________________________________________

1 thought on “Quase inacreditável. Por Antonio Contente

  1. Há dias em que é melhor nem sair da cama, pois o arrenegado de Saturno parece ter pousado em nossas cabeças. Depois de levar a segunda invertida é melhor enfiar a viola no saco e voltar para a cama…insistir é burrice! Com Saturno enviezado não se brinca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter