fobia

Fobia, miso, sufixos, prefixos: veja os usos corretos

fobia - uso correto
POR BENJAMIM CAFALLI

O “engo” acertou em cheio

 Fobia é medo, segundo os dicionários, não é aversão como o sufixo vem sendo usado. O “Mirando”, na semana passada,  publicou um trecho de texto de autoria do colunista do “Estadãozinho” Demi Getschko (engenheiro eletricista, não é jornalista) em que está “Há muito se foram os dias em que texto de jornal era exemplo de escrita, mas já incomodavam neologismos malformados como gordofobia. Agora, eles ganham irmãos igualmente disformes: “velhofobia”, provando que nada está tão mal que não possa piorar. Fobia é medo ou aversão, não ódio ou ataque (para ódio há “miso”: misoginia, misantropia).

Muda tudo, em vez de sufixo, prefixo: “misovelhia”.

O título de um artigo na “Folha de S.Paulo” (16) é “Como combater a velhofobia”.

Não há uma linha sequer afirmando que se trata de ter medo de velhos, o assunto tratado é o desprezo por eles, o desrespeito a eles.

Em um texto do UOL está “Temos visto nos últimos tempos a proliferação da pauta sobre gordofobia e sua consequente utilização na arena política.”.

E também nenhuma menção ao medo de que um obeso ao extremo pise no pé de alguém. Estaria certo se fosse medo, mas não, é  aversão,  “misogordia”.

Mais um: “Manuela D’Ávila: Transfobia de deputado roubou a agenda do Dia da Mulher.”.

 Não vai ter jeito, pensar é um artigo em extinção, misopensare.

Vai levar mais tempo para deixarem de errar que o gasto até descobrirem que não era “entrega a domicílio” e “a nível de” e, sim, em e em…

Tem coisas mais simples que a turma não notou ainda, Quartel-General tem hífen; é coquetel-molotov, com plural coquetéis-molotovs; em siglas com três letras todas vão em alta e nas com mais, se der leitura direta, só a primeira vai.

O uso desnecessário de outras, dez pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas. Não é óbvio serem outras, já que as “outras” morreram?

 Para “ajudar, surge de novo a Polícia Federal, que está precisando urgentemente de apreender um Volp – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Errou ao dar o nome à Operação Lava Jato, em bom vernáculo tem de ser Lava a Jato ou Lava-Rápido. Muitos coleguinhas pioraram o erro e acrescentaram um hífen. Agora, repete a dose com a Operação Lesa Pátria. Assim é lesa-escrita, o certo é Lesa-Pátria.

 O curioso é que nenhum daqueles que acrescentaram hífen a Lava Jato o fez em relação à Lesa Pátria…

 Mais um incêndio no vernáculo, ateado ontem (19) pelo UOL: “Criminosos ateiam fogo em estação de trem no RN; caminhonete é incendiada”. Se não fossem tão “finos” não errariam tanto, é só ir para o comum puseram fogo na.

O pessoal nas redações deve ter ateado fogo aos – é aos, não é nos, caras-pálidas – dicionários.

 Mas tem coisa pior

 Afinal, o idioma não é a ferramenta de trabalho deles – e nem as arminhas, é o cérebro, investigação –,  diferentemente do que acontece no caso dos coleguinhas.  Chegar no, chegar na, chegaram para ficar. Assim como as vítimas fatais…

 Que chegada fatal.

 São jornalistas, cuja ferramenta de trabalho é a Língua Portuguesa… Se fossem atendidos por médicos que usassem bisturis como usam as letrinhas iria faltar mão de obra nas redações.

Lewandowski , Mendonça de Lula?

Uma das poucas coisas positivas do curto governo Temer foi a proposição e aprovação da Lei das Estatais, criada para extinguir ao menos uma das moedas de compra de apoio. Estabeleceu limites – quarentenas – para que pessoas sejam indicadas para cargos diretivos nas empresas estatais.

 Lula considera a lei um empecilho, está necessitadíssimo de mais meios para adquirir votos no Congresso. O PCdoB, do time lulista, entrou com pedido no STF para que as regras sejam facilitadas e, portanto, as marmeladas voltem.

O ministro Ricardo Lewandowski, indicado por Lula em seu primeiro mandato – eram vizinhos em um prédio em São Bernardo do Campo, no ABC paulista – é o relator da ação.

O terrivelmente evangélico e 10% do ignaro ignóbil, também conhecido como bolsonaro, André Mendonça. Ele pediu vista do processo, o que retarda o andamento da decisão em pelo menos 90 dias.

Lewandowski, então, em decisão liminar, modificou alguns detalhes de lei e liberou geral, possibilitando o início do comércio em busca de apoio.

Mendonça devolveu de bate-pronto, liberou a ação para o Plenário físico – até então tudo transcorria no virtual.  O que se seguira depende de decisão da ministra Rosa Weber, presidente da Corte, pode pautar  a votação ou não.

O ministro que está prestes a se aposentar baseou-se na lei ou na amizade?

Hummmmmmmm…

Aconteceu, no sábado (18), de madrugadinha, um incêndio em uma sala do sexto andar do prédio do Ministério da Defesa, em Brasília.

O Corpo de Bombeiros apagou as labaredas rapidamente, mas, os armários da sala ficaram totalmente queimados.

Acidente ou, como erram sempre os coleguinhas, atearam fogo “em”? A famosa queima de arquivo?

Dããããã

Sim, cansa ler a mesma frase repetida dezenas de vezes, mas, às vezes, não tem remédio, há que repetir o que disse Einstein a respeito de infinitudes, só não tem dúvidas em relação à da burrice humana.

Uma pesquisa do Ipec divulgada ontem (19) apontou para 44% dos brasileiros, o Brasil corre o risco de virar um país comunista; 31% concordam totalmente com a afirmação de que o comunismo está batendo à vista e 13% só acreditam em parte no despautério.

A pesquisa entrevistou gente de todas as classes sociais, o que dá para levar o resultado para concluir que o número de terraplanistas no país é muito maior do que o suposto.

Também é a prova provada que não existe e não existirá nada que se possa fazer em relação às fake news tal é a quantidade de fake brains existentes.

 Resta uma dúvida que, talvez possa ser sanada em uma futura pesquisa. Acrescentar a a pergunta “O que é comunismo?”.

Deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) – Imagem: Reprodução/Twitter

                                                      

Ela vai ajudar a salvar o país das garras do comunismo

Explica muita coisa!

Só mesmo acreditando em seres extraterrestres, lá do alto, para acreditar em alguém que, como diz um amigo, está abaixo do fiofó da cobra, o fugitivo.

Segue o que disse um coronel da PM ao depor na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legistativa do DF. Trata-se do que disse um dos acampados na frente do QG do Exército: “Teve um que me abordou e falou para mim que ele era um extraterrestre, que ele estava ali infiltrado e que assim que o Exército tomasse, os extraterrestres iriam ajudar o Exército a tomar o poder.”.

Melhor que isto só dois disto!

O PornHub, o maior site de pornografia do mundo, foi comprado por um fundo canadense de nome Ethical. Melhor que isto só se o comprador fosse o Banco do Vaticano.

(CACALO KFOURI)

MAFALDA

                                                                  ***************

Copiada do Estadãozinho

Queda de helicóptero em terreno da Barra Funda mata 4

 (…).  A identidade das vítimas não havia sido revelada até a noite de ontem.

Quiórqui será que o jornal fechou?

Na Folha impressa: “O designer Caio Lucio de Benedetto Moreira, 30, coordenava a equipe de produção gráfica e as mídias sociais do grupo desde setembro do ano passado. O administrador Antonio Cano dos Santos Junior, 42, era diretor administrativo e financeiro do Mirage Group, onde trabalhava desde 2018.

Eles estavam acompanhados de um amigo, Wellington Roberto Palhares, 28. A quarta vítima é o piloto João Intorne Neto, 32. Os nomes e as idades foram confirmados pela polícia.”.

                                                                  ***************

Copiada do g1

 Mulher mata mãe em ‘brincadeira’ e enforca a filha até a morte em BH

 A mulher de 34 anos, suspeita(!!!) de matar a mãe e a filha, foi presa em flagrante(!!!) pela Polícia Civil e vai responder por homicídio qualificado.

(A mulher disse aos policiais que matou a mãe, de 67 anos, durante uma “brincadeira” após ter um “sentimento ruim” que a levou a apertar o pescoço da vítima, segundo a polícia.)(!!!)

 Sem coragem de matar a filha, as duas foram dormir. Na manhã seguinte, a mulher tentou cortar os pulsos da criança, mas não conseguiu porque a faca era ruim e a menina sentia dor.

A segunda tentativa foi aplicar um “mata-leão”, mas a criança resistiu. A mãe, então, amarrou os braços da criança com uma calça. A menina continuou se debatendo enquanto era enforcada, mas a mulher continuou até que a filha morresse.

O corpo da idosa estava no chão de um dos quartos, coberto por um lençol. A criança estava sobre a cama de outro dormitório, também coberta por um pano. O apartamento estava sujo de sangue. A suspeita(!!!) do crime foi encontrada desacordada e encaminhada ao hospital sob escolta da PM..

(!!!) Foi presa em flagrante, deu detalhes de suas ações criminosas e continua suspeita. Que escriba suspeito.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?
 Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.

 Cantinho del jefe

1 – Ministro Fux suspende punição aplicada a procurador da Lava-Jato(X) carioca

(X) Sem adereço, jefe.

(…), que foi coordenador da extinta força-tarefa da Operação Lava Jato(!) no Rio,

(!) Sim, jefe, assim mesmo.

2 – Veja esse(X)(este) desenho infantil grudado numa loja fechada em Laranjeiras.

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – Parecem(X)(Aparecem) por lá quais os impostos mais pesquisados e os tipos de pesquisa sobre cada um deles.

  1. Como declarar financiamento de imóvel no ir(X)(IR) 2023
    2. Primeiro lote irpf(X)(IRPF) 2023
Cantinho da mistake/miss Caixa

 1 – A MFA é uma organização internacional com representações nos Estados Unidos, (!!!) México e (!!!) Índia, além do Brasil.

(!!!) Nos México e no Índia, mistake? No e na, viste?

2 – Ele foi denunciado pelo ministério(X)(Ministério) Público do Rio

 É para a audiência de instrução (X)(da ação a) que ele responde por ameaçar a ex-namorada Ingrid dos Santos Freitas.

(…), o cantor teria(!!!) ameaçado Ingrid, afirmando(!!!) que se qualquer foto sua saísse do celular dela, ele “vazaria todos os vídeos dela”. (…). A audiência está marcada para às(X)(as) 15h.

(!!!) Mistake, futuro do pretérito e afirmação = água e azeite, imiscíveis. Ameaçou, viste?

3 – A previsão é a de que o múscio(X)(músico) saia em breve do hospital.

4 – Sabe esse(X)(este) Herberts Cukurs,

(X) Mistake, é de quem você fala…

Ele terminou a vida assassinado em Montevidéu pela(X)(pelo) Mossad, (a agência de inteligência)(X)(o serviço secreto) de Israel,

5  – As ofensas (teriam ocorrido)(XXX)(ocorreram) depois da defensora se irritar porque a van que Eduardo Peçanha Marques e Jonathas de Souza Mendonça utilizavam estava estacionada em local que impedia a saída de seu veículo.

6 – Em outubro de 2022, um adolescente de 13 anos o acusou de ter (tocada em suas)(XXX)(tocado suas) partes íntimas enquanto usava o mictório de um banheiro do Norte Shopping,

(XXX) Mistake, digita mas não lê o que sai?

7 – No centenário da morte do renomado Rui Barbosa ( 1849-1923), o Museu da Justiça vasculhou seu acervo e encontrou algumas curiosidades sobre o “Águia de Haia”.

A biblioteca dela(???) era uma das maiores do seu tempo, com mais de 23 mil títulos.

(???) Dela, mistake? Até quando tratado por Águia de Haia era “o” idem, caramba. Deixa por dele?

                                                                 ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter