XOU DA XUXA

Xou da Xuxa. Por Arnaldo Niskier

… Para matar as saudades da programação infantil da TV Globo, a emissora do Jardim Botânico está colocando no ar a série intitulada Xou da Xuxa, estrelada pela artista gaúcha, sob a direção de Pedro Bial. É um maravilhoso trabalho da Globoplay…

xou da xuxa

           Para matar as saudades da programação infantil da TV Globo, a emissora do Jardim Botânico está colocando no ar a série intitulada Xou da Xuxa, estrelada pela artista gaúcha, sob a direção de Pedro Bial. É um maravilhoso trabalho da Globoplay.

            Xuxa começou na então recém-criada TV Manchete, aos 16 anos de idade, primeiro como modelo. Foi descoberta pelo talento de Maurício Sherman, com quem tive o prazer de trabalhar, primeiro na TV Tupi (programa “Agora Cassio Muniz”), depois no “Debate em Manchete” e em shows inesquecíveis como a “Evita” e a “Carmen”, com a participação do competente Vítor Berbara e de Marília Pêra.

            Maurício deu vida ao “Clube da Criança” e assim atraiu para a emissora de Adolpho Bloch uma inacreditável audiência, que se espalhou pelo Brasil inteiro. Isso despertou o interesse do Boni, na TV Globo, que fez à Xuxa uma proposta tentadora. Eu estava na mesa de almoço da Manchete quando Xuxa contou a Adolpho Bloch a proposta que acabara de receber. Ela chorou dizendo que não queria sair da emissora. Mas Adolpho foi bastante claro, afirmando que não poderia pagar tudo aquilo que lhe era oferecido pela estação do Jardim Botânico. Foi uma choradeira geral. E Xuxa foi embora, com a sua diretora Marlene Matos, que Maurício Sherman também acolhera, com a minha ajuda, dando-lhe o emprego de diretora da Rádio Roquete Pinto. Na época eu era Secretário de Educação do Rio de Janeiro e a emissora pertencia aos nossos quadros.

            É claro que Xuxa cresceu ainda mais na Globo. Era o seu incontornável destino. Depois de alguns anos, encontrei Xuxa e Marlene no Aeroporto do Galeão, a caminho da Europa (Espanha, se não me engano). Elas me viram e fizeram muita festa. Xuxa me perguntou: “Ainda sou muito querida na TV Manchete?” Antes que eu dissesse qualquer coisa, a Marlene interveio: “Como é que você pode ser querida se maltratou todo mundo quando lá esteve?” É claro que a Xuxa não gostou da resposta.

          Na Bloch, ela era protegida de todo jeito. Tanto que botei um funcionário (o meu amigo Célio Lyra) para cuidar dos seus interesses, especialmente do arquivo de fotos. Onde estarão hoje? Acompanhamos o namoro da Xuxa com o Pelé. Foi um grande momento. São partes incríveis da sua biografia.

_________________________

Arnaldo Niskier | Academia Brasileira de LetrasArnaldo NiskierImortal. Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras. Professor, escritor, filósofo, historiador e pedagogo. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras e secretário estadual de Ciência e Tecnologia e de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter