inimigo - ansiedade

Ansiedade e Saúde Coletiva. Por Meraldo Zisman

ansiedadeConsiderando o aspecto técnico, devemos compreender a ansiedade como um fenômeno que às vezes nos beneficia, às vezes nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou de sua intensidade, podendo se tornar patológica, ou seja, prejudicial a nosso funcionamento psíquico e somático.

O Brasil possui a maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo e ocupa o quinto lugar em termos de depressão. Atualmente, cerca de 18,6 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de transtorno de ansiedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que 322 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, um aumento de 18% em relação à década anterior. Isso representa 4,4% da população global.

A ansiedade é um grande problema de saúde pública no Brasil. Vários fatores contribuem para essas estatísticas alarmantes. A situação econômica do país, os níveis de pobreza, desigualdade, desemprego e mormente as graves e perturbantes polarizações políticas. Além disso, o estilo de vida nas grandes cidades e outros fatores ambientais também desempenham papel significativo, sobretudo neste momento de extrema polarização política e sérias alterações no quadro mundial, todos nós recém saídos de uma autodeclarada e também deprimente pandemia.

 É importante ressaltar que não existe um único fator capaz de explicar esses altos índices de transtornos de ansiedade. Em verdade, diversos fatores atuam em conjunto para criar esse cenário preocupante. Face a essas estatísticas preocupantes é imperativo que sejam emitidos sinais de alerta.

Surpreendentemente, apesar da gravidade desses números, o tema da saúde mental, em particular a ansiedade, é frequentemente negligenciado pela mídia, pelos profissionais de saúde e pelos líderes sociais. É crucial que esse tema seja debatido de forma mais ampla e que sejam tomadas medidas para lidar com os fatores que contribuem para esse forte surto de ansiedade, que é a principal causa (ou a mais frequente) do recrudescimento da depressão no Brasil e no mundo.

___________________________________________________________________________
MERALDO ZISMAN PREPARA UM LIVRO PARA BREVE, SOBRE ANSIEDADE!LEIA OS OUTROS ARTIGOS 
DO DR. MERALDO SOBRE O TEMA, AQUI NO CHUMBO GORDO
___________________________________________________________________________
_____________________________
Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter