"ÃO"

Por Benjamim Cafalli

O “ão” que rende Lula. Centrão, Petrolão, Mensalão, ilusão

"ÃO"
Por Benjamim Cafalli

Ele não resiste a um aumentativo

Apareceu um “ão” e pronto, Lula se rende. Nos primeiros mandatos foram o Mensalão e o Petrolão. Neste, é o Centrão. Rendeu-se totalmente, apesar das críticas que fez ao ignaro ignóbil quando este  ainda estava no Poder: “O governo é tão frágil que permitiu que partidos do Centrão dissessem como e o que querem, determinassem valor da emenda, criassem o orçamento secreto e Bolsonaro fica com cara de ‘tonho’, olhando o Congresso governar o país”. O que se vê hoje se não um repeteco da situação? Pensando bem ficaram até piores depois das últimas eleições.

Eleito, diz que o Centrão não é um partido e que irá negociar com os partidos. Ué, não são os mesmos partidos da crítica “que permitiu que partidos do Centrão dissessem como e o que querem, determinassem valor da emenda, criassem o orçamento secreto e Bolsonaro fica com cara de ‘tonho’, olhando o Congresso governar o país”?

O problema é que o que Lula diz não se escreve. Depois que assumiu a Presidência, mudou de ideia e em troca de apoio “negociaiteia” com quem criticou.

O mesmo presidente da Câmara, Arthur Lira, que dava as cartas à época continua sendo o crupiê. E que apetite tem, é insaciável. Recentemente,  emplacou André Fufuca no Esporte, Antônio Vieira Fernandes na Caixa. Antes, Juscelino Filho, nas Comunicações. Não passa um dia sem que a Polícia Federal não descubra uma falcatrua dele nos tempos em que estava na Câmara e Lula finge que não sabe.

 Surgiu mais uma dificuldade no percurso. Lira acalmou-se, mas o PP, partido dele, não. Tem gente querendo cargos mais importantes, “pepelhos” estão dizendo que Lula satisfez o chefe do partido, mas não a eles. Querem mais. Quem cede a gente sem ética tem de ceder sempre.

Até que ponto só o futuro mostrará.

É revanche, mas é a decisão correta

É o escrever certo por linhas tortas. O Senado aprovou a PEC que limita as tais das decisões monocráticas, as de um só ministro do STF. Elas não poderão suspender atos dos presidentes da Câmara e do Senado.

Agora, a PEC segue para votação na Câmara.

O STF é composto por 11 ministros, não tem lógica um decidir e o pleno levar meses para se reunir e dar o resultado final.

O que aconteceu no Maracanã é um retrato do país

Um time sem personalidade dirigido por um técnico teimoso e pouco capaz para dirigir uma seleção. É bom no time dele, o Fluminense, mas seleção é outra coisa, “é a Pátria de  chuteiras”, como disse Nelson Rodrigues. Comparando, é a diferença entre ser presidente de sindicato e da República, o preparo exigido é muito diferente. O primeiro é cheio de vícios corporativistas.

A selecinha perdeu por 1 a 0 da Argentina, a mesma Argentina que foi derrotada por ela mesma no domingo ao eleger Javier Milei como presidente da República.

 Houve, como habitual, conflito entre as torcidas, contido com extrema violência pela Polícia Militar e, pasmem, seguranças de uma empresa particular. Os repressores mostraram o despreparo de sempre e foram muito “patriotas”, espancaram los hermanos. Eles estão injuriados, quem for para lá torcer pelo Brasil vai apanhar.

Estava tudo em paz até que começou a execução do hino argentino. A torcida brasileira vaiou e xingou. Pronto, deu-se o quebra-quebra. A CBF, copiando a incompetência da empresa responsável pelos shows de Taylor Swift, não providenciou a separação entre as torcidas, estavam cara a cara.

A se pensar: por que tocar hinos antes das partidas, para despertar o “patriotismo”? Em geral, acirra os ânimos, desperta o idiotismo.

“Não aceitamos críticas, estamos sempre certos!”

 O papa Francisco recebeu no Vaticano, ontem, parentes de reféns israelenses e palestinos inocentes cujas famílias estão sendo massacradas na Faixa de Gaza. Declarou que “Ambos os lados estão sofrendo. É isto que as guerras fazem. Mas, neste caso, fomos além das guerras. Isto não é guerra. Isto é terrorismo”

 Em vista da declaração, o embaixador de Israel no Vaticano retrucou com há uma diferença nos dois casos”. “Um lado está assassinando, estuprando e não se importa com aqueles que estão do seu lado. outro lado está envolvido em uma guerra de autodefesa”.

Ou seja, para ele matar palestinos inocentes, inclusive bebês prematuros em hospitais é autodefesa. No resto do mundo é um crime comparável ao terrorismo como bem disse o papa.

Os ataques cometidos contra palestinos por colonos israelenses que invadiram a Cisjordânia também são autodefesa?

É provável que hoje ou amanhã  reféns israelenses (50) e presos palestinos (150) sejam soltos pelo Hamas e por Israel e uma trégua de quatro dias comece. Trata-se de um acordo negociado no Qatar. E o que vai acontecer depois da pausa, o recomeço da matança ou o começo de conversar para que a resolução da ONU que determina a criação do Estado da Palestina?

Se não for isso, nada mudará.

Por quê?

Mais um leilão fracassado na área de infraestrutura. Desta vez o da “Rodovia da Morte”, um trecho da rodovia federal BR-381 entre Belzonte e Governador Valadares. Ganhou o apelido devido ao grande número de acidentes fatais (acidentes, não vítimas, caras-pálidas). Nenhuma empresa apresentou proposta.

Foi a terceira tentativa, as anteriores ocorreram em 2021 e 2022.

O mais provável motivo é que o trecho é tão ruim, tão malfeito, que nenhuma empresa  quer associar seu nome ao apelido, muitas mortes continuariam a acontecer durante as obras.

“E la nave va”

É o nome de um clássico do cinema italiano, lançado em 1983 e  dirigido por Federico Fellini.

No Brasil, em 2023, será lançada uma paródia, “E a corja vai”. Bozo vai levar Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e já convidou Romeu Zema, Jorginho Mello e Ratinho Jr. – eta nome adequado –  para a posse de Javier Milei.

A zeralhada irá também como atores coadjuvantes.

Se não fosse delegada estaria morta

Uma delegada da Polícia Civil de Belzonte está desde anteontem à tarde trancada em seu apartamento.  Disparou uns tiros de lá. Colegas vêm tentando a sua rendição.

A revolta, segundo ela, deve-se ao fato de  se considerar vítima de assédio moral há muito tempo.

Já imaginaram se no lugar dela estivesse uma pessoa comum? Estaria mortinha da Silva no momento seguinte ao primeiro disparo.

 Num tô intendendu

 Os reclames vistos nas TV são para afastar as pesssoas dos produtos anunciados? Barrabás, é  um mais assustador que o outro!

 Não tem solução

 Há vários erros cometidos com frequência pelos caras-pálidas na assim chamada imprensa escrita, falada e televisiva. Um dos mais comuns é o atear fogo “em”. É “a, à, ao” dependendo do queimado, turma! Uma sugestão, usem “pôr fogo em” e não errarão mais. A menos que queiram permanecer “sofisticados” sem ter nível para isso.

 (CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiada do Estadãozinho

São Paulo registra aumento de surtos de escarlatina

 A descarlatina(???) provoca pequenas manchas vermelhas na pele, que costumam ser ásperas e descamativas, e deixa as papilas avermelhadas.

(???) Mesmo depois de curada, escriba? Deixa por escarlatina, cara-pálida?

                                                                   ***************

Copiadas do UOL

Tentativa de assalto tem tiroteio na região da Faria Lima; suspeito(!) é preso

Um dos suspeitos(!) foi baleado na perna e detido pela polícia. Ele não teve o estado de saúde informado. Os outros dois conseguiram fugir, disse a PM.

(!) Baleado, preso em flagrante e é suspeito… Que escriba…

Tiroteio ocorreu após uma (tentativa de assalto a uma motocicleta)(???).

(???) A moto reagiu, cara-pálida, por isso o tiroteio? Tentativa de assalto ao dono de uma motocicleta, caramba. Ou tentativa de roubo de uma motocicleta, sem-noção.

 Dois dias após morte de réu do 8/1 na Papuda, Moraes solta quatro presos

As solturas foram determinadas dois dias depois da morte de um dos acusados na prisão. Cleriston Pereira da Cunha, também acusado pelos atos, passou mal durante o banho de sol no presídio da Papuda na última segunda-feira (20)

Isto tem nome, Jornalismo de quinta categoria. Tenta estabelecer uma relação inexistente entre dois fatos.

                                                                   ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
 miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
mistake 2: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
 Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
Cantinho del jefe
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – É que nesta terça-feira(!!!), acontece na Câmara dos Deputados um evento para celebrar os dez anos da Comissão de Cultura da Casa.

(!!!) Atento e primoroso escriba, dá uma olhada na data em que escreveu a nota:

Por Nelson Lima Neto

22/11/2023 05h04  Atualizado há 5 horas

Notou? Foi “nesta” quarta-feira.

 2 – Pier Mauá, no Rio, recebe o maior navio da história a navegar em águas brasileiras

Pois veja só: ele tem capacidade para mais de seis mil passageiros, 331(X) metros de comprimento e 75 metros de altura.

(X) Não, cara-pálida, pode ser que seja o mais alto, mas não é o mais comprido. Esta mirandeiro viajou de São Sebastião (SP) até o Porto de Tubarão (ES) em 1975 para fazer reportagem no José Bonifácio, superpetroleiro ore oil com (337 metros)(*) de comprimento. Sem falar no graneleito Vale Brasil, com 362 metros de comprimento.

 O citado na nota pode ser o maior navio de passageiros e aí reside um dos problema do blog, a falta de precisão.

 (*) A viagem foi para fazer uma das reportagens para o “Documento Abril”, no caso “Petróleo”, publicação trimestral da editora. Na ficha técnica que o repórter Carlos Alberto Noronha e eu recebemos da Fronape consta 350 metros de comprimento.

 3 – Município vai adotar modelo de “parceria” com empresas e organizações civis que desejam(X) expor as suas atividades no mobiliário público

(X) Não, errador, que desejem, é uma proposta ainda.

O município vende a ideia de que os interessados serão “parceiros”, mantendo as lixeiras em estado de uso, recebendo em troca a possibilidade de estampar informações sobre seu negócio ou atividade.

Entendeu ou precisa explicar?

Serão estudados modelos, tamanhos, padrão, locais de instalação, bem com(X) a elaboração do edital e do Termo de Adoção.

(X) Bem como, errador, diferentemente de mal como escreve em geral.

Cantinho da mistake/miss Caixa
 Cantinho da mistake 2

 1 – No Teatro(X) Municipal, uma pessoa da plateia bate-boca com segurança para entrar com garrafa em espetáculo

(X) Tão calourinha e já estragada. Foi avisada pra se vacinar… Mistake 2, Theatro, viste? Errado no texto também.

 A moça alegava que outras pessoas na sala de espetáculos portavam garrafas de água, fossem em garradas(!!!) pet ou daquelas tipo squeeze,

(!!!) Garrada é quando a garrafa segurada de jeito bem forte, mistake 2?

2 – Bábara(?!) Paz, Allan Souza, Emílio Dantas se reúnem para ajudar o Retiro dos Artistas

 (?!) Mistake 2, barbaridade, falta um erre…

 (…). “Fazer doação para o Retiro dos Artistas deveria ser obrigatório na nossa classe”, afirma Barbara(?) Paz.

(?) Com acento, cara-pálida.

 A Atriz(!) escolheu uma obra da sua exposição (‘Auto-acusação)(XXX)‘, em cartaz no Centro Cultural Helio Oiticica. “Esse(X) ano, envio algo muito pessoal.

(!) Xiii, tá querendo ser também miss Caixa 2, escriba? Em baixa, caramba.

(XXX) Autoacusação desde janeiro de 2009, cara-pálida.

 (X) Este, mistake 2.

Idealizada junto à(XXX) produtora Ponte Cultural,

(XXX) Junto com, caramba.

3 – Facebook, Twitter(*) e TikTok são obrigadas(X) pela Justiça a excluir vídeo por expor menor de idade

(X) Não, mistake 2, obrigados. Quando não precedidos de “plataformas”, como está no texto, são todos machos.

(*) Olha, até que deveria valer, mas o nome mudou para X… Virou moda achar que todo mundo é desinformado, X (ex-Twitter).

 As plataformas Facebook, Twitter e Tiktok foram obrigadas pela Justiça a retirar de suas páginas um vídeo que expunha o rosto de uma menor de idade em situação vexatória.

Cara-pálida anônimo

                                                                  ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter