O brasileiro desmotivado que nem lembrou de Cabral

Descobrimento do BrasilNunca o brasileiro esteve tão desmotivado, ontem, 22 de abril, completaram-se 520 anos do descobrimento do Brasil e ninguém lembrou, a data passou em brancas nuvens em um céu tenebroso.

 O Canal Brasil (650 na NET) exibiu, ontem, no Festival É Tudo Verdade: “Torre das Donzelas” (2019), documentário que conta a história de mulheres, a ex-presidente Dilma Rousseff incluída (esqueça, leitor, a presidente incompetente e suas incontáveis gafes, é uma mulher de valor), que foram  presas e torturadas durante a ditadura militar no DOI-Codi (*) e no Presídio Tiradentes,  hoje demolido, ditadura esta que bolsoimbecis ora negam que tenha existido, ora aprovam e pedem que volte (muitos deles, donos de ignorância muar, não fazem ideia do que tenha sido, e há piores, os que sabem) com apoio da abominável e desprezível figura que ocupa a Presidência da República.

 No documentário há relatos de  Rose Nogueira, Elza Lobo, Dilma Rousseff, Dulce Maia, Nair Benedicto, Leslie Beloque, Eva Teresa Skazufka, Robêni Baptista da Costa, Guida Amaral, Marlene Soccas, Maria Luiza Belloque, Nair Yumiko Kobashi, Ieda Akselrud Seixas, Lenira Machado, Ana Mércia, Ilda Martins da Silva, Iara Glória Areias Prado, Ana Maria Aratangy, Darci Miyaki, Vilma Barban, Telinha Pimenta, Sirlene Bendazzoli, Nadja Leite, Leane Ferreira de Almeida, Maria Aparecida dos Santos, Lucia Salvia Coelho e Janice Theodoro da Silva.

 (*) Foi comandado pelo grande ídolo do coiso, o então major Carlos Alberto Brilhante Ustra.

 Não há como colar um link para facilitar que seja assistido, mas vale o esforço de procurar no site do canal quando será reprisado. É imperdível.

 E, a ironia das ironias, filme patrocinado pela Ford Foundation.

 O texto desta carta publicada no Painel do Leitor, Folha de S.Paulo (22), pág. A3, deveria virar lei: “O senhor Fulano de Tal (Painel do Leitor, 20/4) diz não ter “medinho de sair à rua”, vendo covardia e patifaria em quem segue as autoridades sanitárias. Ante (*) tanta galhardia, sugiro que na autoridade sanitária de seu município declare por escrito abrir mão de respirador mecânico ou UTI caso seja infectado pelo Sars-Cov-2. Que tenha coragem e coerência – e há inúmeros antigripais nas farmácias.”

 (*) Notar que o autor, diferentemente do que fazem muitos coleguinhas, não usou o terrivelmente errado “frente a”.

 Uma pergunta que pode parecer provocação (que fique claro, sou totalmente a favor da quarentena, mas também  de um modo inteligente e viável de começar a sair, despacito, o que passa longe do que é proposto pelo governo federal), mas não é: em tempos de trabalho em casa, “romófis”,  por meios internéticos as oficinas de computadores não são equivalentes às farmácias, de primeira necessidade?

 (CACALO KFOURI)

                                                                ***************

Plano de retomada do governo prevê criação de 1 milhão de empregos com obras públicas

País não tem dinheiro para obras públicas, diz secretário de Desestatização

 Trata-se de um governo tão evangélico, mas tão evangélico, que se inspirou em uma passagem da Bíblia, a Torre de Babel, ninguém fala a mesma língua.

                                                                ***************

Sorria, esteja preparado, você pode ser entrevistado…

 

                                                                ***************

Copiada da Coluna de Jamil Chade

Pandemia: ministro denuncia “plano comunista”, cita China e questiona OMS

O chanceler Ernesto Araújo postou em plena madrugada um texto em suas redes sociais. Não se trata de uma orientação para lutar contra a pior crise sanitária em quase cem anos. Nem um plano sobre como conseguir respiradores, testes ou máscaras. Tampouco se trata de uma estratégia para costurar novas alianças para garantir a recuperação da economia. Trata-se de algo muito mais relevante aparentemente: um alerta sobre a necessidade de que se combata o comunismo que, segundo ele, vai se aproveitar do momento de crise e de apelos por solidariedade para implementar sua ideologia por meio do fortalecimento de entidades internacionais, como a OMS.

Brasileiros e brasileiras, tem como tratar a pândega figura com algum adjetivo diferente de cretino, imbecil, parvo, tosco? Nem no tempo do macarthismo houve anticomunismo com tanta mediocridade, só mesmo um “acepipe” – termo que o ignório usou em vez de assecla – do coiso para tanto.

                                                                ***************

Copiada do Blog do Ancelmo

 Efeito pandemia: bancos negam crédito a livrarias e alegam que setor está… ‘acabando’

Há livrarias que estão tendo pedidos de linhas de crédito negados em bancos. A explicação — inclusive na Caixa — que já se ouviu é que o setor “está acabando” e que, dessa forma, seria arriscado liberar empréstimos agora.

Mas os anúncios melosos jurando solidariedade às empresas com dificuldades continuam.

                                                                ***************

No Blog da Sandra Cohen

Turquia amarga drásticas consequências do isolamento vertical

País detém primeiro lugar em casos no Oriente Médio e obriga presidente Erdogan a estender toque de recolher para conter propagação da pandemia.

Isolamento vertical é igual a funeral na horizontal.

                                                                ***************

Copiadas do UOL

Planalto estuda reforma e dar pasta do Trabalho ao PTB de Roberto Jefferson

Olhem só de quem o exterminador da velha política e da patifaria está comprando votos. Jefferson  denunciou o esquema do  mensalão do qual foi um dos beneficiados. Foi condenado a 10 anos de prisão, fez delação premiada,  e  o Supremo Tribunal Federal diminuiu a pena em um terço. Foi cassado em 2005 pelo plenário da Câmara dos Deputados.  

E não é só com esse, tem um muito pior, Valdemar Costa Neto, julgado e condenado no escândalo do mensalão a sete anos e dez meses de prisão (em sua ficha há outras falcatruas, denunciadas por sua ex-“conje”).

Remédio secreto de Pontes não empolga nem laboratório que produz substância

Divulgado pelo ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), o remédio dito promissor para tratar o coronavírus é feito com a substância nitazoxanida, hoje acessível nas farmácias com o nome Annita, medicamento produzido pela Farmoquímica.

Em nota, a empresa reforçou posteriormente que o estudo desenvolvido por iniciativa própria “é independente e não tem qualquer relação” com o trabalho do governo. “A Farmoquímica desconhece o estudo em questão e, por isso, não se manifestou de maneira alguma a respeito do andamento da pesquisa científica do ministério.”.

O governo, por razões que a razão conhece, tanto o ex-ministro da Saúde, Mandetta, como o atual, Teich, têm fortes ligações com empresas de seguro-saúde, preocupa-se é com a pesquisa da Prevent Senior. Um estudo para testar a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19  foi suspenso pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa depois que o órgão descobriu que os testes com pacientes foram iniciados antes de a empresa receber aval para a realização da pesquisa.

 Nelson Teich confirma general como secretário-executivo(*): ‘Tem experiência’

(*) Experiência pode ter, mas hífen certamente não tem.

 Teich defende escolha de general de fora da saúde: ‘Cuidará da logística’

O coiso mandou Teich nomear afirmando que o general vai mandar abrir as lojas… Que ministro mais enquadradinho, hein?

Nelson Teich fala em ‘plano de saída’ de isolamento: ‘Desenhar diretriz’

Eis a confirmação de que o general foi nomeado para abrir as lojas, o coiso não sabe a diferença que há entre gê e jota. O país teve um ministro da Saúde rebelde (sem fazer juízo de valor) e, agora, tem um amestrado.

 Beneficiários dos R$ 600 reclamam do app Caixa Tem há pelo menos uma semana

Trabalhadores que tiveram aprovado o auxílio emergencial de R$ 600 reclamam, há pelo menos uma semana, de dificuldades para acessar o aplicativo Caixa Tem, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal para movimentar o dinheiro recebido do governo.

É um jeito ardiloso para disfarçar mais um não cumprimento de promessa, na superfície fica a impressão de que as população está sendo atendida, mas com a dificuldade de usar o aplicativo o dinheiro não sai do caixa da Caixa.

                                                                 ***************

Copiada da Folha

Raul Cutait recebe alta de Covid-19 e celebra: ‘Estou vivo. O resto é o resto’

Cutait, que tem 70 anos, descobriu que tinha sido infectado pelo coronavírus em 24 de março. Em poucos dias, a doença evoluiu para uma forma grave e ele foi internado na UTI do Sírio. Foi intubado(*).

(*) Já contado aqui, está no Aurélio e no Houaiss, mas não no Volp, entonces, está errado, é entubado e zé fini.

                                                                ***************

Copiadas do Estadão

Número de mortes no Brasil dobra a cada 5 dias; ritmo supera EUA e Europa

Sistema que agrupa dados sobre o novo coronavírus mostra que o número de mortes provocadas pela covid-19 no Brasil tem dobrado a cada cinco dias. Nos EUA, a duplicação ocorre a cada seis dias. Na Itália e na Espanha, a cada oito. A nota técnica da Fiocruz também alerta que todos os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes têm casos da doença.

Teich diz que País está entre os melhores no combate

Fala incomodou gestores da saúde e especialistas, por não considerar subnotificação e pela falta de testes e dados

As duas matérias estão na mesma página do Estadão, a primeira desmente o ministro amestrado. Resta torcer para que o país não supere também as mais de 40 mil mortes do país governado pelo ídolo do coiso.

São Caetano desiste de disputar a Série D

O São Caetano encaminhou um ofício para a Federação Paulista de Futebol no final da manhã de ontem em que solicita(???) sua desistência da Série D do Campeonato Brasileiro por causa da pandemia do novo coronavírus.

(???) Cuma, solicita para que a FPF desista em seu lugar? Apresenta, cara-pálida.

                                                                ***************

1 thought on “O brasileiro desmotivado que nem lembrou de Cabral

  1. “Brasileiros e brasileiras, tem como tratar a pândega figura com algum adjetivo diferente de cretino, imbecil, parvo, tosco?”

    Tem : ‘bolsonarista’, adjetivo que também subsume fanático, cego, siderado, louco, burro, estúpido, idiota, oligofrênico, néscio, inepto, bronco, torpe, boçal, rasteiro, and so on…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter