Com corrupção ou sem corrupção. Por Meraldo Zisman

Com corrupção ou sem corrupção

Por Meraldo Zisman

Aceitar o  voto brasileiro é semelhante a dizer que os cristãos não possuem laços históricos com Roma ou que os muçulmanos não os possuem com Meca e Medina.

A Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – aprovou, no dia 2/5/2017, que Jerusalém não pode ser a capital do Estado de Israel. Proposta apresentada pelos seguintes países: Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Omã, Qatar e Sudão. Essa aprovação não causa nenhuma espécie no cenário político Internacional dada a posição habitual, frequente e repetitiva da Organização das Nações Unidas contra o Estado de Israel.

O que surpreende a nós, brasileiros, é mesmo a mudança ocorrida no Brasil, olhe, leia, veja, a postura do nosso Ministério do Exterior – Itamaraty – agora, não mais comandada por vieses ou simpatias ideológicas.

 A decisão do governo Michel Temer de aprovar essa resolução da UNESCO, apoiando que os judeus não possuem laços históricos com o Monte do Templo e o Muro das Lamentações, em Jerusalém, é que surpreendeu a muitos brasileiros.

Sejam esses, alguns mais ligados à Política Internacional, e que, apesar desta nossa situação de crise político-econômica interna atual, permanecem atentos para o que está acontecendo pelo Mundo e não entendem tal posição dúbia do Itamaraty.

A resolução é antissemítica, – é prudente lembrar que antissemitismo – agora antijudaísmo – metamorfoseou-se e se expressa nessas posturas antagônicas ao Estado de Israel.

Compará-lo ao nazifascismo, apartheid dos brancos contra os negros na África do Sul, é desejar que ele seja destruído como País, varrido do mapa mundial ou afogado no mar Mediterrâneo.

Mas, voltando ao voto brasileiro, ele é de tal maneira atabalhoado, que mostra até que ponto a demência racista e do ódio é capaz de chegar às instâncias internacionais em nossos dias.

Lamentações de nada irão adiantar, porém a capacidade de se indignar não deve ou não pode ter limites. Exerço meu direito de opinar, apesar de minha crença pessoal de continuar tentando acreditar que o Mundo mudou e não necessitar recorrer a argumentos transcendentes e tralalás.

Aceitar o  voto brasileiro é semelhante a dizer que os cristãos não possuem laços históricos com Roma ou que os muçulmanos não os possuem com Meca e Medina.  Esse consagro internacional brasileiro não representa os princípios de minha Nação e muito menos honra a memória de alguns membros do Itamaraty, que arriscaram sua carreira ao salvar tantas vidas do Holocausto.

Como?

Fornecendo vistos para refugiados de origem judaica para o Brasil, ousando e desobedecendo assim às ordens contrárias e desumanas do governo ditatorial de Getúlio Vargas.

 Destaco, entre eles, o mineiro Guimarães Rosa, médico, diplomata, escritor, reconhecidamente salvador de tantos refugiados judeus, perseguido pelo nazifascismo, antes da Segunda Grande Guerra e durante ela. Infelizmente a humanidade, se mudou, mudou muito pouco desde o tempo do campo de concentração de Auschwitz (1940-1945).

Com corrupção ou sem corrupção, devemos ter cuidado com os populismos de qualquer das ideologias ditas ultrapassadas ou que possam vir a renascer, como o preconceito do antijudaísmo.

Cuidado! Eles, os preconceituosos, tomam as mais engenhosas formas, vestimentas e disfarces, jamais imagináveis, contra a Humanidade.

(IMAGEM ABERTURA: PALÁCIO ITAMARATY, BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL  - FONTE  FLICKR)

 ____________________

23/02/2011. Credito: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press. Recife/PE. Vida Urbana. Materia sobre a visita do presidente nacional da Associacao dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, o brigadeiro Helio Goncalves a sede dos Diarios Associados PE. O brigadeiro esteve acompanhado pelos senhores Eudes Souza Leao e Meraldo Zisman (NA FOTO).

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter