Corrupção e Deslocamento. Por Meraldo Zisman

Corrupção e Deslocamento

Meraldo Zisman

Creio que estaríamos em situação assemelhada à de hoje, com ou sem corrupção.

Não sou contra nem a favor da Operação Lava Jato. Criminosos devem estar na cadeia. Ponto. Costumava-se dizer, nos tempos passados, quando não se conhecia a causa de um acontecimento: ‘Freud explica’.

Aproveitando o legado freudiano, comparo a(s) causa(s) da crise atual brasileira, atribuída “ad nauseam” e tão somente, à corrupção, como um fenômeno de deslocamento psicodinâmico. Senão leia:

A decomposição do sistema político nacional é como um mecanismo de defesa denominado pela Psicanálise de deslocamento, um dos mecanismos de justificação da mudança de ações que visam um alvo desejado para outras, que visam um alvo substituto.

Quando há alguma razão que não permita que o primeiro alvo seja alcançado ou não esteja disponível, o deslocamento pode manter a ação e simplesmente mudar o alvo dessa ação. Onde isso não for viável, a própria ação também pode mudar.

A decomposição do sistema político nacional é como um mecanismo de defesa denominado pela Psicanálise de deslocamento…

Sempre que possível, o segundo alvo será semelhante à meta original, de alguma forma. Fobias também podem usar o deslocamento como um mecanismo para a libertação de energia que é causada por outros meios. No caso, essa corrupção prestar-se-ia a esconder as verdadeiras causas das recorrentes mazelas nacionais.

Creio que estaríamos em situação assemelhada à de hoje, com ou sem corrupção. Essas denúncias e outras tantas coisas que circulam nas redes sociais, quer sejam derivadas da midiática profissional ou não, estão me parecendo mais como o biquíni que mostra quase tudo — menos o essencial.

____________________

23/02/2011. Credito: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press. Recife/PE. Vida Urbana. Materia sobre a visita do presidente nacional da Associacao dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, o brigadeiro Helio Goncalves a sede dos Diarios Associados PE. O brigadeiro esteve acompanhado pelos senhores Eudes Souza Leao e Meraldo Zisman (NA FOTO).

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

 

2 thoughts on “Corrupção e Deslocamento. Por Meraldo Zisman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter