Exuberante, mesmo sem mostrar tudo. Coluna Mário Marinho

Exuberante, mesmo sem mostrar tudo

COLUNA MÁRIO MARINHO

Os números são fiéis, cruéis e implacáveis.

Nessas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, sob o comando de Tite o Brasil já fez 9 jogos e venceu os nove; foram 27 pontos em disputa e o Brasil conquistou todos os 27.

Com a vitória sobre o Equador, nessa quinta-feira, os números brasileiros são os seguintes:

Jogos: 15

Vitórias: 11

Empates: 3

Derrota: 1

O time brasileiro marcou 37 gols e sofreu 10, com um saldo positivo de 27 gols e aproveitamento de 80% dos pontos disputados.

Nossa única derrota foi para o Chile, 2 a 0, em nossa estreia nas Eliminatórias. O Brasil estava sob o comando do técnico Dunga, de triste de memória.

A previsível vitória sobre o Equador, 2 a 0, nessa quinta-feira, não foi, como disse acima, fruto de uma exibição exuberante, inesquecível.

Tivemos um primeiro tempo sonolento, arrastado, lerdo, quase inglório que terminou sem gols.

No segundo tempo, a entrada do fogoso Philippe Coutinho incendiou, acordou o milionário Neymar e tirou o time da letargia.

O ex-corintiano Paulinho, exibindo a pujança do futebol que o levou ao Barcelona, fez 1 a 0.

Philippe Coutinho fez 2 a 0 completando espetacular jogada do Gabriel, o Jesus. Um golaço.

Veja os melhores momentos:

https://youtu.be/MnKw-2ciVQA

Assim, Brasil atingiu a 36 pontos nessa Eliminatória e já não pode mais ser alcançado por outra seleção.

Somos campeões de um torneio sem título, mas que vale muito. Nosso futebol sai definitivamente do limbo em que se encontrava.

Todas as
Eliminatórias

Estamos, portanto, classificados para a Copa do Mundo de número 20.

Você sabe de quantas Eliminatórias o Brasil participou?

Antes de mais nada, o Brasil não participou de todas. A começar pela primeira Copa, Uruguai, 1930.

Durante esses 88 anos da história da competição, as Eliminatórias foram disputadas de diversas maneiras e com números variáveis de participantes.

Conheça essa história.

Copa de 1930 – Sede: Uruguai. Campeão: Uruguai. Eliminatórias: não houve. Por ter sido a primeira competição, os 13 participantes foram convidados.

Copa de 1934 – Sede: Itália – Campeã: Itália – Eliminatórias: o Brasil deveria ter disputado a fase eliminatória contra o Peru, que desistiu da competição

Copa de 1938 – Sede: França – Campeã: Itália – Eliminatórias: Brasil e Cuba se classificaram automaticamente como únicos participantes do Grupo 9.

Nos anos 1940, por Causa da Segunda Guerra Mundial, não houve disputa de Copa do Mundo .

Copa de 1950 – Sede: Brasil. Campeão: Uruguai – Eliminatórias: por ser a sede, o Brasil não participou das Eliminatórias.

Copa de 1954 – Sede: Suíça. Campeã: Alemanha – Eliminatórias: Pela primeira vez o Brasil participou da fase eliminatória e se classificou com os seguintes resultados:

Chile 0 x 2 Brasil
Paraguai 0 x 1 Brasil
Brasil 1 x 0 Chile
Brasil 4 x 1 Paraguai

Copa de 1958 – Sede: Suécia. Campeão: Brasil – Eliminatórias: Peru 1 x 1 Brasil; Brasil 1 x 0 Peru.

Copa de 1962 – Sede: Chile. Campeão: Brasil. Eliminatórias: Por ser o último campeão mundial, o Brasil não participou das Eliminatórias.

Copa de 1966 – Sede: Inglaterra. Campeã: Inglaterra. Eliminatórias: Por ser o último campeão mundial, o Brasil não participou das Eliminatórias.

Copa de 1970 – Sede: México. Campeão: Brasil. Eliminatórias:

Brasil 2 x 0 Colômbia
Brasil 5 x 0 Venezuela
Brasil 3 x 0 Paraguai
Brasil 6 x 2 Colômbia
Brasil 6 x 0 Venezuela
Brasil 1 x 0 Paraguai

Copa de 1974 – Sede: Alemanha. Campeã: Alemanha. Eliminatórias: Por ser o último campeão mundial, o Brasil não participou das Eliminatórias.

Chegamos, assim, às 10ª Copa do Mundo.

No próximo capítulo, segunda-feira, conto as histórias das outras 10 competições.

_____________________________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, nas rádios 9 de Julho, Atual e Capital. Foi duas vezes presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Também é escritor. Tem publicados Velórios Inusitados e O Padre e a Partilha, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

1 thought on “Exuberante, mesmo sem mostrar tudo. Coluna Mário Marinho

  1. Para os que, como eu, amam o futebol, eis a coluna de um mestre, o meu confrade Mario Marinho. Além da análise precisa do jogo de ontem, uma aula sobre as copas. Não deixem de ler e compartilhar com os amigos.
    Wander

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter