detratores

Detratores, favoráveis e “neutros informativos”: a ridícula lista do governo

O jornalista Rubens Valente, em sua coluna no UOL de ontem (1º), informa que “uma empresa de comunicação contratada pelo governo federal orienta como o órgão deveria lidar com um grupo de 81 jornalistas e outros formadores de opinião considerados influenciadores em redes sociais. Feito em arquivo Excel, o relatório separou os 81 influenciadores em três grupos: os detratores do governo Bolsonaro, do ME e/ou do ministro Paulo Guedes, os neutros informativos e os favoráveis.”.    

Sob o ponto de vista do Mirando a lista tem dois efeitos, decepção dos “detratores” não incluídos nela e o apontamento para os leitores daqueles em que não se deve confiar.

A propósito da informação, a jornalista Vera Magalhães (Estadão e TV Cultura), incluída na categoria “detratores”, comenta em sua coluna de hoje (2) que “A tosquice, marca indelével do governo Bolsonaro, aparece no tal monitoramento em todo o seu esplendor. Nomes grafados errado, personagens repetidos e classificados em mais de uma “caixa”, mistura de pessoas com background e atuações completamente distintas e ideias de jerico a respeito de como a pasta deveria “atuar” para neutralizar os detratores e tirar vantagem dos “favoráveis”.

É curioso que cite entre as tosquices “Nomes grafados errado”, pois esta é uma das especialidades do jornal.

O UOL informa que lojistas paulistas temem que a decisão do governador João Doria para o retorno à fase amarela prejudique as vendas de Natal.  Seria ótimo que se preocupassem mais com a vida das pessoas, a decisão do governador foi tardia, não foi tomada antes por medo de influenciar no resultado das eleições municipais.

 Mas, eles não deixam de ter razão em alguns aspectos, diminuir o horário de funcionamento das lojas aumenta a concentração e não há fiscalização das baladas.

Há duas figuras na Mitologia grega que constantemente são citadas de forma errada, Cassandra e Midas. No primeiro caso, o erro está em criticar quem prevê alguma coisa desagradável adjetivando-o como Cassandra, pois a questão com ela é que acertava sempre, mas ninguém acreditava. No caso de Midas, o que parecia ser bom, foi péssimo, tudo que tocava transformava-se em ouro, inclusive bebida e comida, quase morreu de fome. PResultado de imagem para gifs sobre lixo | Balde do lixo, Baldes, Imagens animadasediu a Baco, o responsável pelo dom, que lhe tirasse o que parecia ser um privilégio e foi atendido.

 Se um dia houver Mitologia pátria, um certo presidente terá lugar garantido, tudo o que toca vira… bom, deixa pra lá…

(CACALO KFOURI)

   ***************

A Folha é imbatível em termos de Erramos, já enforcou Jesus Cristo, criou um pelotão de fuzilamento em que os vendados eram os atiradores… Agora, transforma o governador do Ceará em “artisto” de novela:

                                                              ***************

Copiada da Época

EBC ORDENOU A AGÊNCIA BRASIL CENSURA A NOTÍCIAS SOBRE ASSASSINATO NO CARREFOUR

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ordenou que a Agência Brasil ignorasse o assassinato de Beto Freitas em suas redes sociais.

A ordem foi dada por escrito a funcionários da Agência Brasil em 20 de novembro, dia seguinte à morte do homem negro no Carrefour de Porto Alegre e Dia da Consciência Negra.

A agência de notícias da estatal tem produção intensa nas redes sociais.

No dia do veto às publicações sobre o assassinato de Freitas, por exemplo, o Twitter do veículo teve uma publicação por hora — quatro sobre futebol, e uma sobre uma agenda positiva do Itamaraty .

O título não corresponde ao que está no texto, a Agência Brasil publicou cinco matérias tratando do caso, a censura – existe – acontece nas redes sociais da ABr. Segundo apuração do Mirando, as redes sociais não estão mais sob o comando da Diretoria de Jornalismo (Dijor), foi nomeada uma pessoa ligada diretamente ao Planalto para controlá-las.

Vários órgãos de imprensa cometeram o mesmo erro de interpretação em seus títulos. Não é de agora que a agência vem sofrendo pressões do Palácio, já contei aqui e, de novo, sugiro a leitura do livro “Em Brasília, 19 horas”, da autoria de Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobras, antigo nome da empresa.

                                                               ***************

Copiada da Folha

Serviço militar obrigatório criou bolsões de Covid-19 em SP

Quase 20% dos testes de diagnóstico de Covid-19 realizados pelo Comando Sudeste do Exército (CSE) entre instrutores e participantes do serviço militar obrigatório de 2020 apresentaram resultado positivo, segundo dados obtidos pela Folha via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Entre as coisas sem razão de existirem no país esta é a campeã. Antes da pandemia causava problemas aos jovens às vésperas de completar 18 anos, as empresas não os contratavam por medo da convocação, agora, contamina-os. E tudo a troco de nada, não aprendem nada de útil.

Mas o coiso apoia, acha que o serviço deve ser obrigatório, já a vacinação não tem de ser.

                                                              ***************

Copiada da Coluna Chico Barney

Finalmente uma boa notícia: estreia do BBB 21 já é mês que vem

Barrabás, a coisa está pior do que se poderia imaginar, um programa dos mais medíocres que há ser considerado boa notícia…

                                                               ***************

Copiadas do UOL

Parceiro de Galvão, Bodão deixa a Globo após 31 anos; relembre polêmicas

Um dos comentaristas fixos do “Bem, Amigos!”, no Sportv, e antigo parceiro profissional do narrador Galvão Bueno, o jornalista Marco Antônio Rodrigues deixou a emissora nesta terça-feira (1) depois de 31 anos.

(*) Bodão deixa a Globo depois de 31 anos e o UOL ainda não aprendeu depois de 26 anos que o nome no canal é SporTV

 Queda de árvore sobre carro mata uma mulher na zona Sul de São Paulo 

Uma mulher morreu hoje depois que uma árvore caiu sobre o carro em que ela estava, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. No total, quatro pessoas ficaram presas nas ferragens. Duas crianças, de 8 e 10 anos, foram as primeiras a serem retiradas e atendidas pelos bombeiros.

As duas crianças viram a mãe morrer por causa da queda de uma árvore, um eucalipto, que jamais deveria ter sido plantada no local em que foi, não é planta adequada para plantio isolado, atinge grande altura e tem raiz pivotante, não se espalha, é árvore  adequada para florestas, onde o conjunto protege a planta dos ventos.

 Mas como a Prefeitura nada controla, não atende aos pedidos dos moradores, há dezenas de árvores inadequadas plantadas por toda a cidade. Quando uma cai, as autoridades (ir)responsáveis declaram que foi um acidente. Não, não foi, foi um crime. Já publiquei o que aconteceu na frente de minha casa, onde está plantada uma árvore, alfeneiro, que destruiu a calçada, prejudicou o telhado, está levantando o portão da garagem e, pior, um galho caiu no vidro traseiro do carro de um dos filhos e atingiu a cadeirinha do meu neto mais velho, quê, por sorte não estava nela. Há questão de dois meses, período eleitoral, equipe da Prefeitura podou várias árvores por aqui, mas o alfeneiro, apesar dos muitos pedidos, não foi podado, a chefe da equipe disse que a planta não estava incluída na tarefa, mas prometeu que daria um jeito. Até hoje nada foi feito. Tudo o que acontece em São Paulo, independentemente de quem ocupa a Prefeitura, é crônica de morte anunciada.

                                                                 ***************

Copiadas do G1

Inter anuncia rescisão de contrato com 2 jogadores da base

Um deles aparece em vídeo dizendo que (havia colocou)(*) droga em bebida de uma mulher.

(*) Puxa, que fenômeno, ainda bem que não havia colocado, seria pior…

Governo do RJ e prefeitura da capital não pretendem recuar da flexibilização do isolamento

Após um almoço no Palácio Guanabara, o governador em exercício, Cláudio Castro, e o prefeito eleito, Eduardo Paes, afirmaram que vão trabalhar entrosados no combate à pandemia.

Enquanto isso…

Cientistas da UFRJ recomendam medidas mais duras para conter avanço da pandemia

Trinta cientistas emitiram uma nota técnica recomendando a adoção de medidas urgentes para conter a disseminação do novo coronavírus. Entre elas, está o fechamento de praias, proibição de eventos sociais, abertura imediata de novos leitos, contratação de profissionais da saúde e aquisição de equipamentos e insumos.

Paciente com Covid-19 morre em ambulância e família denuncia demora para conseguir leito de CTI

Um paciente com Covid-19 morreu a caminho do Hospital de Campanha do Riocentro na manhã de segunda-feira (30). Nelson Moreira Jorge estava internado desde quinta (26), no Hospital do Andaraí, em um leito que não era de tratamento intensivo.

Ainda bem que Eduardo Paes, depois da posse, poderá contar com a ajuda, no dizer dele, do ótimo vereador 02, o que passa mais tempo em Brasília do que no Rio…      

                                                                ***************

Copiada da Coluna JAMIL CHADE

 França adota plano para reduzir dependência em relação à soja brasileira

Um dia depois de os dados revelarem um aumento recorde do desmatamento, o Brasil sofre mais um golpe no exterior contra seus interesses. Nesta terça-feira, o governo francês anunciou a intenção de iniciar um programa de desenvolvimento agrário que permita que o país europeu possa reduzir sua dependência da soja importada, principalmente do Brasil.

Hoje, a França importa 3,3 milhões de toneladas de soja por ano, principalmente do Brasil e dos EUA. Ao apresentar o projeto, o Ministro da Agricultura, Julien Denormandie, insistiu que havia chegado o momento de o país criar seu próprio plano de abastecimento de proteínas e de acabar com a “importação de desmatamento”.

Ele vai conseguir… aguardemos qual o caminho que a China seguirá, se for o da França, mas por outros motivos – os ataques que sofre da zeralhada (gripe chinesa, vacina, Huawei espiã) –, será o desastre total.

                                                               ***************

Copiada do Estadão

Nova falha da Saúde expõe dados de mais de 200 milhões

Desta vez, ficaram disponíveis informações de todo brasileiro cadastrado no SUS ou cliente de plano de saúde

Entre os brasileiros que tiveram a privacidade violada estão os chefes dos três poderes: o presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), além do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux. No caso dos presidentes da Câmara e do Senado, nem um status de “VIP” na base de dados impediu que suas informações pessoais fossem violadas (veja quadro ao lado).

Mais uma vez, o problema foi causado pela exposição indevida de login e senha de acesso ao sistema que armazena os dados cadastrais de todos os brasileiros no Ministério da Saúde.

Diante de casos como este chega a ser cômico o fato de o governo querer impedir a chinesa Huawei de participar do leilão do 5G por questões de “segurança nacional”, a insegurança é interna. E pensar que o ministro da Saúde é um general da ativa.

                                                               ***************

1 thought on “Detratores, favoráveis e “neutros informativos”: a ridícula lista do governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter