verdão

Verdão na cabeça. Blog do Mário Marinho

verdão

Definitivamente, o ano que acabou foi mesmo do Palmeiras.

O reconhecimento vem até de forma internacional, através do IFFHS que concedeu ao Palmeiras o título de melhor time do ano no mundo.

Não se trata de um título da Fifa, tipo Campeão do Mundo, mas é o reconhecimento da atuação palmeirense durante o ano de 2021.

Em segundo lugar, ficou o Atlético Mineiro e em terceiro o inglês Manchester City. A contagem de pontos do IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) leva em conta as conquistas de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

Nesse período, o Palmeiras conquistou duas Libertadores da América: uma contra o Santos, no Maracanã, em janeiro; outra contra o Flamengo, em Montevidéu; conquistou também a Copa do Brasil, vencendo o Grêmio na final.

O Palmeiras somou 322 pontos. O Galo ficou em segundo 313 e o Manchester City foi o terceiro com 300. Chelsea e Flamengo fecharam o Top 5.

O IFFHS foi fundado pelo desportista alemão Alfred Poge, em Leipzig, no ano de 1984  e, atualmente, tem sua sede em Bonn, na Alemanha.

São diversas as estatísticas promovidas pela Instituição.

Por exemplo o Ranking Anual dos Goleiros. Os maiores vencedores são:  Iker CasillasGianluigi Buffon e Manuel Neuer, cada um com 5 conquistas, sendo o primeiro o único com 5 conquistas consecutivas (20082009201020112012).

Ranking de Treinadores, liderado pelo espanhol Vicente del Bosque, com 161 pontos; em segundo, o alemão Joachim Low, com 101.

A Lista de Goleiros que ficaram mais tempo sem tomar gols é liderada pelo brasileiro Mazaropi que, nos anos 1970, defendeu o Vasco. Ele ficou 1816 minutos sem tomar gol.

Confira o Top 10 do ranking da IFFHS em 2021:

  • º – Palmeiras (Brasil) – 322 pontos
  • º – Atlético-MG (Brasil) – 313
  • º – Manchester City (Inglaterra) – 300
  • º – Chelsea (Inglaterra) – 289
  • º – Flamengo (Brasil) – 289
  • º – Dínamo Zagreb (Croácia) – 282
  • º – Bayern de Munique (Alemanha) – 271
  • º – Real Madrid (Espanha) – 262
  • º – Ajax (Holanda) – 261
  • º – Atlhetico-PR (Brasil) – 252

Como disse acima, o título concedido ao Palmeiras pelo IFFHS não equivale a um mundial, mas, é a prova concreta do bom trabalho que vem sendo realizado no Clube.

O Mundial, quem sabe, pode vir no mês que vem.

___________________________________________________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
 NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
____________________________________________________________________

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter