FAMÍLIA - GUERRA

Brigas de Família. Por Meraldo Zisman

Para a perplexidade de muitos observadores, Putin tornou-se um historiador amador e começou a inventar notícias sobre o passado da Rússia, fundando-se em que russos e ucranianos são pertencentes à mesma “Nação Eslava”, ignorando que os conflitos entre os dois grupos são tão irreconciliáveis quanto as rixas familiares.

Os presságios são especialmente ruins quando um dos “irmãos” acredita ser seu direito natural estar no comando de toda a família e o outro não aceita. Ocorre que poucos conflitos são tão profundos e irreconciliáveis quanto as rixas familiares.

As tensões entre a Rússia e a Ucrânia são agravadas por uma disputa sobre heranças. Senão vejamos.

As tradicionais batalhas russas — seja contra os poloneses no século 17, os suecos no 18, os franceses no 19 ou os alemães no 20 — seguem idêntico padrão. Putin parece estar explorando essa tradição, invocando, segundo imagina, intrigas do Ocidente ou da passada Guerra Fria. A reunificação da nação eslava, trazendo Bielorrússia e Ucrânia de volta à proteção da Grande Rússia seria o sonho imaginado pelo atual autocrata e seu desejo histórico, como ex-membro que é da KGB (o serviço secreto da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS).

Na verdade, os líderes da Rússia nunca aceitaram a ideia da Ucrânia como nação independente. Após o colapso da União Soviética, eles culpam o Ocidente, que teria rompido os laços familiares russo-ucranianos. A Rússia acusou os poloneses de serem seduzidos, primeiro pelo Vaticano em relação à igreja Ortodoxa. Hoje a Polônia é predominantemente percebida na Rússia como apenas mais um país estrangeiro desde que foi convertida ao catolicismo.

No entanto, tal como aconteceu com a Polônia no século XIX, a animosidade ciumenta que muitos russos experimentam hoje em relação a seus “irmãos” desleais em Kiev é psicossocial. Não se pode esquecer de que a vida é possuidora de recursos ilimitados para ensinar suas lições até mesmo para os alunos mais teimosos, contudo as famílias às vezes se separam e nada mais sangrento que as brigas intrafamiliares.

Infelizmente, esta análise será de pouco conforto para aqueles que hoje têm de arcar com o custo de uma obstinação arcaica.

Os russos veem os ucranianos como irmãos, apesar do sangue derramado e do contágio com um mundo informatizado e com ogivas nucleares.

Tenho quase certeza de que a maioria dos russos e seus líderes acabarão aprendendo a aceitar a independência da Ucrânia e passarão a viver no presente.

O mundo mudou e a China está aí – de olho!
______________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

_______________________________________________________

1 thought on “Brigas de Família. Por Meraldo Zisman

  1. Caro Prof. Doutor e amigo, Meraldo,

    Belo artigo! Em outra encarnação, Putin deve ter sido o ” bobo da corte” dos czares! Aspira um ‘novo império russo’, em sua embriaguez na direção oposta à claridade de outra constatação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter