LULA ENIGMA COP27

O enigma de Lula. Por Aylê-Salassié Filgueiras Quintão

O ENIGMA DE LULA: SER ESTADISTA OU MÁRTIR 

ENIGMA DE LULA

“Não posso querer ser presidente do Brasil para resolver problemas do sistema financeiro, dos empresários …”, disse Lula, ainda em campanha para a Presidência da República, em entrevista a um grupo de jornalistas. Em seguida,  projetou o fim  do capitalismo, referindo-se aos  Estados Unidos e seus aliados, enfatizando que “o Brasil é o país mais importante da América Latina, o maior em população, o maior economicamente, e que  tem interesse em crescer junto com todos os demais da região . Arrematou advertindo: “o Brasil quer  ser um grande protagonista”.

Nas condições atuais, de fato, “sem orientação para absolutamente nada”, nunca será. Provavelmente, Lula ou seu orientadores recorreram ao  economista russo da primeira metade do século passado,  M. Draguilev, autor de um dos livros mais vendidos e, ao mesmo tempo, banidos das bibliotecas por aqui,  sobre “A crise geral  do capitalismo“,  cujo fim chegou a ser  anunciado na campanha também por  Lula. As previsões de Draguilev arrastaram-se pelo século XX, deglutidas pela globalização; as de Lula, que embarcou na ideia da” última etapa do capitalismo”, não permitem  prever o  momento que esse feitiço  ganhará uma face.

 Embora pense de si para si, Lula é, entretanto, daqueles que, como Darcy Ribeiro, entende que o caminho do Brasil não será o soviético, nem o japonês, nem o canadense: “ninguém revive a história alheia”. Mas, vai dar trabalho uma nova configuração de país e se tentar. Não será bem pela ressureição do ódio destilado na campanha. Aos perdedores  ostracismo ou cooptação, mesmo que eles  exerçam o direito de espernear.

Os sinais são, entretanto, de que Lula, como Presidente,  pretende  tomar direção própria, como líder regional, um estadista , preocupar-se mais com a reinserção do Brasil, e dele próprio, no cenário mundial. Ele pretendeu  ir para a ONU.  A política interna ficaria com um primeiro ministro que, supostamente, seria o papel de Alckimin,  sob a vigilância do PT (e  aliados). Alckmin convenceu-se de que, sozinho ou pela via do PSDB, jamais chegaria a ser Presidente da República do Brasil.  O PSDB desmancha-se e o PMDB foi engolido.

“Temos que construir outro mundo. Rediscutir uma nova governança mundial. Precisamos de uma ONU rejuvenescida, renovada, mais representativa da geopolítica atual e com determinados poderes … as decisões  precisam ser mais  coletivas e não unilaterais”, disse .

Algo inusitado vem por aí. Com tiradas  filosóficas inspiradas nos ensinamentos de Draguilev, Lula  quer, primeiro, limpar a sua “barra” lá fora. Segundo, passar na história como líder regional, um estadista, não propriamente como um revolucionário. Ele não é a favor da invasão da Ucrânia, embora não despreze uma aliança com Putin. Na América Latina, esse espaço está aberto, com a ausência de Fidel Castro, Chavez, e Kirchner. Lideranças remanescentes, como Maduro, da Venezuela, Cristina, da Argentina, e  Ortega, da Nicarágua, não são páreos. Estão no fundo do poço, com a credibilidade menor ainda. São importantes como aliados de conveniência.

Seguidores mais fanáticos chegaram a propor seu nome para o “Prêmio Nobel”, a partir da  afirmação dele de  que sabia como ” acabar com a fome no mundo”. Além disso, o Nobel já havia sido atribuído a tipos como o presidente da Colômbia, Juan Maria Santos, por apaziguar as FARC e o narcotráfico, na Colômbia; ao líder guerrilheiro  palestino Yasser Arafat (1994), responsável pelo massacre dos Jogos Olímpicos de Munique; aos belicosos ministros israelense Yitzhak Rabin e  Shimon Peres, pelos acordos de paz no Oriente. Acrescente-se o fato de o Brasil nunca ter sido agraciado. A guerra da Ucrânia, grande produtor de alimentos, vai oferecer elementos para isso. A pobreza africana também, os latifúndios improdutivos no Brasil serão outros bons instrumentos.

Por outro lado, o PT precisa de um mártir para alcançar a hegemonia. Celso Daniel,  líder inconteste em Santo André, centro de uma região que ajudou a criar o PT, não teve potencial para tanto. A soma de um  Lula estadista, com a de um líder de um dos maiores partidos políticos do Ocidente,  não é algo que deva ser ignorado. Não se isenta a fértil imaginação de Lula da ideia de  um mártir para o PT, como PTB, que teve Getúlio- “Deixo a vida para entrar na História”, o PSD, com Kubitschek. Não  é algo inusitado dentro dos partidos políticos . Afinal, ele tem ou não tem câncer ? Chavez tinha.

Todos os grandes partidos  que perpetuaram-se no Poder usaram o carisma de alguém estigmatizado como  mártir. O PCR, da Rússia, teve Lênin; o PCCH, da China, teve Mao; PCCb, de Cuba, teve Fidel; o PCC chileno teve Allende; a Argentina teve Peron; os EUA tentaram com os Kennedy; os japoneses com a família Real. Nada impede que um raciocínio cabuloso desses não possa desvendar  a face oculta de alguém com visibilidade ampla e já em idade quase provecta . Para chegar ao Nobel tem, entretanto, pela frente, nada menos que o papa Francisco,  um reformador da religião católica, e Greta Thunberg , a jovem sueca ativista ambiental, pessoas consideradas imaculadas.

Em questões  de meio ambiente e tecnológicas, Lula tegiversa, embora goste da ideia do mercado de carbono para  proteger a Amazônia, com recursos de empresas poluidoras no mundo. Mas, no caso da inovação tecnológica, como um ex pau-de-arara cheio de sonhos, no lugar da  inteligência artificial, ele prefere a mão de obra e a cabeça do trabalhador comum, a quem consegue arregimentar fácil com a idéia fixa da tal  “carteira assinada”. Convenhamos, aos 77 anos, Lula  não está mais em idade de sair por aí discutindo  políticas públicas com prefeitos e vereadores, suando em bicas no sol quente  do Nordeste. Isso foi na guerra das  eleições… Immanuel Kant, na sua “Paz Perpétua”,  adverte sobre a importância de se “Pensar o próprio tempo”, como  uma opção para a “razão prática”.

Esta semana (07-13.11.2022), o mundo chega aos 8 bilhões de cidadãos.  Nesse mesmo momento  está sendo aberto, no Egito,  num local chamado  Sharm El Sheikh, na ponta da Península do Sinai, potencializada pela belicosidade, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27) . O número  27 refere-se   a quantidade de encontros à busca de  soluções e da  indicação de caminhos para os países  adequarem-se  a essas transformações radicais no clima da Terra. Discute-se não apenas as Mudanças Climáticas, mas também a ‎Transição Energética, ‎Cidades Sustentáveis,  ‎Mercado Livre de Energia, até os  Transgênicos. Um grupo de  países em desenvolvimento quer indenização pelas  “perdas e danos”, advindas das novas orientações globais.

Tudo isso significa que não estamos sós no Planeta, e nem que conseguiremos sobreviver às custas de nossos  mitos. O  bom senso no uso dos recursos  naturais, atmosféricos, políticos ou espirituais é que poderão  salvar a vida no Planeta. Os vivos são responsáveis pelos seus próprios destinos. É isso que a COP está tentando dizer . Daí é que, provavelmente, sairão os novos Prêmios Nobel.

Lula sabe disso também, e está indo para lá, segundo Bolsonaro, como “usurpador”. Corre o risco de  não resistir à tentação de insistir na cobrança das “perdas e danos”, se tiver acesso à fala, e se manifestar  como um corporativista  ou  um nacionalista. Essas coisas não tem futuro  na COP.

__________________________________

Aylê-Salassié F. Quintão – Jornalista, professor, doutor em História Cultural. Vive em Brasília. Autor de “Pinguela: a maldição do Vice”. Brasília: Otimismo, 2018

 E autor de Lanternas Flutuantes:

Português –   LANTERNA FLUTUANTES, habitando poeticamente o mundo
Alemão – Schwimmende-laternen-1508  (Ominia Scriptum, Alemanha)
Inglês – Floating Lanterns  
Polonês – Pływające latarnie  – poetycko zamieszkiwać świat  
Tailandês – Loi Kathong (ลอยกระทง) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter