livros - estante

Uma estante em Cabo Frio. Por Arnaldo Niskier

…Para um educador e homem público há certas homenagens que emocionam muito. E com razão. Foi o que aconteceu por iniciativa do amigo Paulo Pimenta, Superintendente do CIEE-Rio, com a inauguração da Estante Arnaldo Niskier, na Biblioteca Pública de Cabo Frio…

 

Para um educador e homem público há certas homenagens que emocionam muito. E com razão. Foi o que aconteceu por iniciativa do amigo Paulo Pimenta, Superintendente do CIEE-Rio, com a inauguração da Estante Arnaldo Niskier, na Biblioteca Pública de Cabo Frio, que tem o nome do prof. Walter Nogueira da Silva, também inspirado poeta: “Ela lá estava a me esperar, faceira e linda em seu vestido branco. Eu procurando aos poucos me achegar. Sentado ao lado seu, no mesmo banco… “Três lindas alunas da rede pública cabofriense puseram-se a ler, no meu livro “50 Poemas”, alguns trabalhos de minha autoria, que me comoveram muito, especialmente a homenagem ao amigo Roberto Carlos, com o “Minha professorinha” e a canção que fiz em parceria com Noca da Portela (“Exaltação ao Rio de Janeiro”).

Confesso, fiquei muito emocionado, ainda mais que estava presente, presidindo a pequena solenidade, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio Novelino, de quem sou amigo desde 1979, quando costumava visitá-lo, na mesma Prefeitura sendo eu Secretário de Estado de Educação e Cultura. O tempo não reduziu nem escanteou a nossa estima, que se manteve intacta, como convinha a dois bons amigos. A minha filha Andréia, também presente, apreciou muito o espetáculo.

Recebi o livro “Só poesias de flores”, do acadêmico Lindberg Brito, onde é possível apreciar o começo do seu “Ipê Roxo”:

A árvore da vida,

Plantada em frente à Biblioteca,

A flor faz o brilho da cor,

Sendo a mais preferida.

Quando agradeço, ele sorri e me abraça. Ofereço-lhe em troca um poema raro de Machado de Assis, em que o Bruxo coloca uma frase antológica: “O melhor remédio para combater a solidão é a leitura de um bom livro.” o verso pode ser encontrado no seu famoso “Papéis avulsos”. E assim ficamos quites.

Ouço as sábias palavras do Prefeito José Bonifácio. Ele recorda os primórdios da nossa amizade. E valoriza o feito que é enriquecer a sua Biblioteca Municipal. Que isso sirva de exemplo para outras Prefeituras, dentro e fora do Rio de Janeiro.

_________________________________

Arnaldo Niskier | Academia Brasileira de LetrasArnaldo NiskierImortal. Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras. Professor, escritor, filósofo, historiador e pedagogo. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras e secretário estadual de Ciência e Tecnologia e de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter