Pelé

por Benjamim Cafalli

Pelé, o maior de todos os tempos. Morte fecha ano triste.

                           Pelé

por Benjamim Cafalli

Que fim de ano triste!

Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, morreu aos 82 anos, ontem (29), em São Paulo, capital, depois de longa internação devido a um câncer.

É uma perda indescritível, craque como atleta, craque como pessoa. A tristeza é mundial. Que ele sirva de exemplo para quem começa no esporte, ele sim deve ser seguido, no campo e fora dele.

Descanse em paz, Rei, o único insubstituível!

Pelé

O maior de todos e, quem sabe, o segundo

Pelé e Maradona na TV argentina:

https://www.youtube.com/watch?v=sSRz3IZKhUg

Na Venezuela, em 1981

https://twitter.com/MeridianoTV/status/1608547748659200008?t=jQpyEZkNZXRClPl72H4kQw&s=08

Pelé Eterno

 O gênio considerava o terceiro gol que fez em 1959 contra o Juventus em seu estádio na Rua Javari, na Mooca (SP), o mais bonito dentre os mais de 1.200 que fez. Não há registro completo lance do gol, as fotos não mostram a bola entrando e não há filmes, restou só o que está na memória de quem assistiu ao jogo vencido pelo Santos por 4 x 0.

No filme “Pelé Eterno”, de Anibal Massaini Neto, há uma reconstituição gráfica do gol baseada em fotos feitas por este mirandeiro. Foram feitas dezenas de fotos a partir de vários pontos da arquibancada do Estádio Conde Rodolfo Crespi, todas apontando para a meta em que o gol aconteceu. A partir das fotos e a descrição de Pelé foi feito o desenho do gol.

Seja lá como for, será o melhor dos últimos quatro anos

 Ano Novo 2023É a última edição de 2022 do “Mirando”. A próxima sairá em 2023, sob nova Presidência da República, um alívio indescritível depois do suplício pelo qual passou o país – é verdade que com apoio de mais da metade dos brasileiros e pouco menos que isso continua na mesma toada.

Resta torcer para que nenhum ato violento por parte dos golpistas que continuam acampados diante de quartéis, contando com a inércia do Exército, venha a manchar o dia tão esperado.

 Aliás, são dois os dias ansiosamente esperados, o da posse em 1º de janeiro, e o da fuga do ignaro ignóbil para os EUA, onde se homiziará no covil do Coisão, no dia 30 ou 31.

 Feliz Ano-Novo para todos, especialmente os que tiveram a pacíência de acompanhar o “Mirando” durante mais um ano, infelizmente, no fim, sem o Gordo.

 O jeito certo de ver as coisas

O que segue é um trecho do artigo de Eugênio Bucci no “O Estado de S. Paulo” de ontem. Trata da diferença entre ter esperança – atitude passiva – e confiança – que exige atuação.

Esperança não é uma boa palavra – e talvez não seja um bom sentimento. O educador Paulo Freire costumava dizer que preferia o verbo “esperançar” ao substantivo “esperança”, o que tem lá sua lógica. Verbo é ato, não mera sensação. “Esperançar” não é esperar à beira do caminho, com resignação, mas agir para mudar o caminho: uma atividade, não uma passividade.

 No século 17, o filósofo Baruch de Spinoza já tinha alertado. Em sua Ética, a esperança aparece como contraparte do medo: uma afecção ruim que, a exemplo do medo, enfraquece o espírito. Num resumo apressado, Spinoza dizia que, assim como o medo rebaixa a disposição de agir, pois intimida e confina o sujeito, a esperança torna a ação desnecessária, pois o sujeito fica lá embriagado pela torcida um tanto supersticiosa de que tudo vai dar certo.

Definitivamente, não é com esperança que devemos brindar 2023. Confiança talvez seja a palavra justa. O País tem chances reais de se aprumar não porque seja incorrigivelmente esperançoso, mas porque cidadãos e cidadãs, que trabalharam politicamente para reverter a escalada do autoritarismo, não vão deixar por menos. “Confiar” virou, para nós, um verbo político, uma ação que floresce da militância democrática e desemboca em compromisso público.

Confiar não se traduz em sujeição incondicional, em dar um “cheque em branco” para quem quer que seja. Confiar não é dizer “amém” para um suposto “mito” – ou para um mitômano. É antes uma postura racional: é saber que a palavra afiançada só define as ações coletivas quando fundamentada nos fatos. É recusar a mentira como gramática e rejeitar o negacionismo elevado à razão de Estado. Confiar é o oposto do fanatismo: é se fiar na democracia, não em salvadores da Pátria. A confiança que conta mora na relação, no diálogo entre iguais, no debate aberto, e só vale quando compartilhada – se for unilateral, ela se perderá. Se não mobilizar a sociedade, vai se desmanchar no ar.

 A maior das fake news ficou para o fim!

 A propaganda do governo federal que começou a ser veiculada nas TVs ontem (29) é a maior coletânea de mentiras de que se tem notícia. “País que mais vacinou”; “Grande geração de empregos e de produção agrícola”; “Recorde de entrega de moradias”; “Aumento da dignidade dos brasileiros”.

 Só mesmo os descerebrados  coisformes acreditarão na patacoada.

 ¿Que pasa?

 Na capa do “Estadãozinho” de ontem (29) nenhuma menção ao fato de a Polícia Federal ter entregue documento ao STF afirmando que o ignaro ignóbil cometeu uma série de crimes. Além de tamanho, perdeu a noção do que deve merecer chamada na capa?

Na capa da “Folha de S.Paulo”

Na capa d’“O Globo”

Responsável pela segurança ou cúmplice dos golpistas?

 Houve, ontem, uma tentativa por parte do DF Legal de acabar com o acampamento de golpistas existente na frente do Quartel-General do Exército em Brasília. Foram cercados e atacados pelos golpistas. Saíram escoltados pela Polícia do Exército.

A operação foi cancelada por decisão do Exército, aquele que se diz preocupado com e garantidor da segurança do país.

Tem gente boa, mas…

Lula anunciou todos os seus 37 ministros. É inegável que a maior parte é gente honesta, dedicada, competente em suas áreas.

O problema é a adversativa, mas,  que não deixará a política enquanto houver 32 partidos no país. E, também, até que o eleitor passe a votar em um candidato pelas suas qualidades e não pelos defeitos como costuma acontecer.

 Renan Filho… Jader Filho… os famosos “quem sai aos seus não degenera”. Paulo Pimenta, especialista em notícias ardidamente falsas.

Faz-me rir

A mulher do “pastor evangélico” Átila Mello, negacionista da “Bíblia”, pois é apoiador do ignaro ignóbil e golpista,  preso anteontem por ordem do ministro Alexandre de Moraes, está estranhando a falta de ação do dono do gado em relação à prisão do marido.

Suplica nas redes antissociais por socorro, “Cadê você, Bolsonaro? Se posiciona Bolsonaro. O seu povo está perecendo. O seu povo está sendo perseguido. O seu povo está sendo preso por lutar pela causa do Brasil. Cadê você, Bolsonaro? Cadê a sua caneta? Agora é a hora de usar sua caneta, Bolsonaro”.

Sabe onde ele está? Preparando-se para deixar o país, largando na mão todos os otários antidemocráticos que caíram no conto do “pastor” dele.

 Quem é gado morre pastando.

O “pregador” de mentiras

Este é o “pastor” para o qual sua mulher pede o socorrro do coiso que está à beira de ser encontrar com o Coisão. Diz ele que participou dos atos golpistas em Brasília porque achou que o cacique de araque Serere estava sendo sequestrado.

 Na sua ficção relata que “Entrei no ônibus para pegar carona e ir ao acampamento. E o Cacique estava na picape na frente. Dois carros apontaram a arma, mandaram parar, fecharam a picape e seguiram com eles. A gente não viu quem era. Podia ser um sequestro para matar o Cacique. Por isso, a gente veio atrás. Não sabia que prédio era esse. É a administração da Polícia Federal.”.

Até para mentir é ruim. Carros apontaram arma, feito inédito! Dá pra imaginar o nível de quem frequenta sua igreja…

Desconhecer a História, repetir os erros

O Parlamento da Nova Zelândia aprovou dias atrás uma lei determinando que os nascidos depois de 2008 não mais poderão comprar cigarros ou qualquer produto derivado do tabaco.

cigarro A lei também reduz o número de comerciantes que podem vender cigarros ou derivados do tabaco, de 6 mil para 600.

Desconhecem o que aconteceu nos Estados Unidos em 1920 com a decretação da Lei Volstead, mais conhecida como Lei Seca, e que vigeu até 1939. O resultado foi o incentivo ao crime, com o surgimento de contrabando, destilarias e bares clandestinos. Ao fim da vigência, o que restou foi o enorme número de quadrilhas de gângsters que surgiram a partir da decretação da lei.

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Pelé
FOTO DE DOMÍCIO PINHEIRO

Copiadas do UOL

RMP: Neymar é o Peter Pan brasileiro, ele se recusa a crescer

(…), mas o Neymar é uma especie de Peter Pan brasileiro, porque ele recusa-se(X) a crescer, ele é sempre um adolescente, tem atitudes juvenis”.

(X) Ele se recusa, cara-pálida, ele é imã.

Que injustiça com Peter Pan! Ele não cresceu, permaneceu uma criança boa e alegre, nunca foi mau caráter.

 Rosa dá 48 h para Bolsonaro explicar indulto a PMs do massacre do Carandiru

Em despacho, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) afirma que há urgência na análise e também relevância do “problema jurídico-constitucional” discutido no caso.

Ministra Rosa Weber, em 48 horas ele não explicará mais nada, nem o motivo pelo qual se evadiu…

                                                                  ***************

Copiada do Estadãozinho

 Por que um órgão do setor elétrico foi à COP-27(X)

(X) Mas não foi mesmo, cara-pálida, deve ter ido à COP27…

                                                                  ***************

Copiada da Forum

Rodrigo Pacheco rompe tradição histórica na posse para atender Janja

Futuro(???) primeira-dama, Janja apenas repassou o pedido de entidades. Pacheco atendeu mas, no entanto, vetou a suspensão da apresentação da banda militar durante o ato.

(???) Hein, cuma? Tem gente do Blog do Ancelmo fazendo frila na revista? Futura, cara-pálida.

Janja está coordenando o evento da posse – que terá a presença de cerca de 60 artistas se apresentando no Festival do Futur(?)

 (?) Será que até lá chega o “o”?

O cerimonial das festividades de posse de Lula considerou que muitos quesitos do rígido protocolo deste rito republicano já foram quebrados, como a passagem da faixa presidencial, já que Jair Bolsonaro (PL) se negou a fazê-la, assim como o desfile em carro aberto, até porque o Rolls Royce presidencial foi danificado no governo bolsonarista e não está funcionando.

(Por tanto)(XXX), suspender os tiros de canhão (!!!) descaracterizaria ainda mais o momento histórico.

(XXX) Barrabás, por menos o meu primeiro diretor na Abril, Paulo Patarra, poria você pra escanteio. Portanto, caramba.

(!!!) Leia uma dez vezes o parágrafo anterior e tente entendê-lo. Quem sabe perceberá que a suspensão dos tiros NÃO descaracterizaria ainda mais o evento.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?

Prefeitura de Volta Redonda disponibilizará tratamento gratuito com canabidiol para 500 pacientes

 Ano(*)Novo, vida nova. (…). Graças ao apoio voluntário de empresas, a Prefeitura(!) está importando canabidiol

(*) Não, mistake. Ou é Ano-Novo ou é Ano novo. Ano-Novo é a expressão que designa um novo ano, capisce?

(!) Miss Caixa, tente explicar para o leitor o seu critério para escrever Prefeitura e estado….

Vem aí a 4ª edição do CasaBloco, reunindo diferentes tradições carnavalescas

 Evento acontecerá em fevereiro, no clube(!) Monte Líbano

(!) Caramba, miss Caixa, tu não acertas uma! Clube em cxa!

Ex-funcionário de Bianca Andrade, a Boca Rosa, processa influenciadora por dívida

 (…), está sendo processada por um ex-funcionários(!!!),

(!!!) Opa, errador, a gente fomos ver a concordância e chegou à conclusão de que ou o cara vale por dois ou, como sempre, você errou, usou, de novo, a sua “Cartilha de Disconcordância Gramatical”.

No réveillon de Copacabana, um ilustre ‘morador’ do bairro será celebrado

 Durante oito minutos, pouco antes das 20h, Janot tocará músicas que têm ligação com o Copa e que fazem referência à história do bairro, como Copacabana, de(XXX) Gal Costa,

(XXX) Não, desinformada mistake. Com Gal Costa, a música é de Tom Jobim, caramba!

Antigo prédio-sede do Itaú, em São Cristóvão, é vendido

(…), estava à venda e vazio há mais de cinco anos.

Pois a boa notícia para o bairro é que a estrutura foi recentemente(!) comprada recentemente(!).

(!) Não, mistake, foi comprada recentemente tardiamente… Foram cinco anos de espera.

 Em um dia, 130 pessoas foram atendidas no Hospital Souza Aguiar com problemas nos olhos

Na última segunda-feira, dia 26, nada menos que 130 pessoas foram atendidas na emergência de oftalmologia(X) do Hospital Municipal Souza Aguiar,

(X) Em alta, né, jefe/miss Caixa?

(…),  não use nos penteados produtos sem registro na ANVISA(!). Mais do que danificar os cabelos, diz o Hospital(X),

(!) Anvisa, né, jefe/miss Caixa?

(X) Em baixa, né, jefe/miss Caixa? Está sem o nome.

‘Bolão dos togados’: mais de 200 juízes apostam juntos na Mega-Sena(*) da Virada

 (*) Isto não tem jeito, deveria, pela regra no “Volp”, ser Megassena, mas ninguém, nem mesmo a Caixa usa.

Nesse(!!!) final de ano,

(!!!) Neste, interativo errador!

O salário(*)base de um juiz no Brasil supera os R$ 30 mil.

(*) Salário-base, errador.

 (‘Pelé eterno’: rei do futebol )(XXX) será homenageado com mostra de filmes no Canal Brasil

(XXX) Dois erros, errador, é Pelé Eterno, como está mais abaixo na nota, e sem rei do futebol.

(…),  a começar pelo filme “Pelé eterno(XXX)“,

Hoje

20h30 – Pelé Eterno (2004) (120′)

Reprise

20h30 – Pelé Eterno (2004) (120′)

Nem assim é capaz de escrever certo.

Adeus a Pelé: em uma hora, mais de 560 milhões de postagens de 113 países citam o rei do futebol

Já no Instagram, são 235 mil comentários(!!!) comentando(!!!) a sua partida.

(!!!) A próxima vaga na ABL será do errador! Melhor que comentários comentando só falas falando… Cara-pálida, comentários a respeito de, desrespeitoso escriba, nem quando trata da morte de um gênio toma tento.

 Se um dia o Jornalistas&Cia criar o Prêmio “Os Piores da Imprensa” terá um vencedor garantido.

                                                                 ***************

VIVA PELÉ, O ETERNO REI 

Pelé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter