Iluminado

Iluminado Endrick

Iluminado
Iluminado Endrick

Bastaram alguns segundos em campo para que o jovem Endrick, 16 anos, se aproveitasse da generosa falha do bom Arboleda para dominar, dar três passos, e soltar uma bomba em direção ao gol de Rafael, goleiro do São Paulo.

Palmeiras, 2 a 0.

Será Endrick um iluminado?

Iluminati (plural da palavra de origem latina Iluminatus) foi uma seita secreta que nasceu na Alemanha e se espalhou pelos quatro cantos.

A seita original durou de 1786 a 1795. Mas espalhou raízes.

Seu lema era, entre outros, a busca da perfeição.

O amigo leitor, palmeirense ou não, há de concordar que ainda é cedo para considerar Endrick um iluminado, um perfeito.

Mas, que presença em campo, que faro de gol, que precisão no arremate.

Não é à toa que o garoto já teve seu passe vendido por 400 milhões de reais ao Real Madri, time que não costuma errar em investimentos futuros.

Não tão iluminado, porém, quase perfeito, é o técnico Abel Ferreira que chegou ontem, na vitória sobre o São Paulo, ao seu 10º jogo sem perder para os grandes de São Paulo.

Uma façanha e tanto.

Ontem no Morumbi, Abel deu um nó tático em seu rival do Tricolor, Dorival Jr.

O São Paulo não jogou mal. Teve a bola sob seu domínio a maior parte do tempo, criou chances (poucas) de gol, mas não venceu.

Jogada que se repetiu durante todo o jogo: o São Paulo saía de seu campo jogando em direção à área adversária. Poucos passos depois do meio de campo, seus jogadores encontravam pela frente um batalhão de cruzados vestidos de verde, com a missão específica de não deixar ninguém passar.

E, nas duas vezes em que passou, encontrou pela frente muralha intransponível: o goleiro Weverton que, por merecimento, deve ser o titular da Seleção Brasileira nos dois amistosos que fará nos próximos dias.

Fora de campo, Abel vai desempenhando o papel que propôs a si mesmo.

Como tem o elenco nas mãos, pôde convencer seus jogadores a permanecerem na defesa, porque era essa a armadilha que preparou para o São Paulo.

E o Tricolor caiu direitinho.

Digo que o Abel desempenha um papel – paralelamente ao bom trabalho que faz com o time – porque só isso explica as explosões, os surtos do português na beirada do campo.

Mas ele vai esticando cada vez mais a corda.

Ontem, a grosseria quase selvagem que fez com o atacante Calleri, por pouco não entornou o caldo.

Devagar, oh “gajo”!

O certo é que o Palmeiras (22 pontos) mantem-se em tenaz perseguição ao líder Botafogo, 24 pontos, que ontem venceu, e bem, o Fortaleza, 2 a 0.

Não poderia deixar de informar a situação do meu América que continua garrado na Zona de Rebaixamento com apenas 8 pontos ganhos.

(Garrado, que eu escrevi acima, é coisa de mineiro. Quando o mineiro não consegue sair de um lugar, serviço, trânsito, bar, diz sempre que está garrado).

Veja os gols do Fantástico:

https://youtu.be/I8xE14RFzzo

Forja

de campeões.

Novak Djokovic

O tênis é um esporte que sempre encontra espaço para novos ídolos, sejam eles de que nacionalidade for.

Ainda estamos aqui extasiados com a performance da nossa Bia Haddad, no templo de Roland Garros, e amanhã ela estará em outra competição importante, WTA 250 Nottingham, Inglaterra, onde começa o exigente circuito das quadras de grama.

Menos mal, que foi ali, no ano passado, o primeiro passo da grande ascensão de Bia Haddad, quando ficou com o título.

Lá em Roland Garros, onde Bia fez história ao se colocar entre as 10 primeiras do mundo, outro forte, quase um mito, voltou a vencer: Novak Djokovic despachou o norueguês Casper Ruud e tornou-se o maior de todos, mais uma vez o primeiro na lista dos melhores do mundo.

_______________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

____________________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter