pisando

 Por Benjamim Cafalli

Pisando em ovos tocando em temas: o Mira aponta

pisando
Por Benjamim Cafalli

 Pisando em ovos

Um assunto raramente tratado com a devida isenção e, quando é, não tem boa recepção. Trata-se do infindável conflito israelo-palestino.

O Estado de Israel foi criado em 1948, com aval da ONU, em um mundo sentindo-se de certa forma obrigado a compensar os judeus pelas violências bárbaras que sofreram sob o regime nazista. Escolheu-se um lugar que, segundo as Escrituras, fora outrora ocupado por eles, a Palestina. Para a criação de uma pátria para os judeus expulsaram sem dó os palestinos, os verdadeiros donos da terra. E a partir de então passaram a ser tratados como pessoas sem direitos, estão confinados em um estreito território e ainda vítimas de tomada do que restou de suas propriedades para que sejam transferidas para colonos judeus.

Discute-se há tempos a criação de um Estado para os palestinos. Em 1974 houve resolução da mesma ONU criadora do Estado de Israel exigindo como solução para o fim dos conflitos a instituição do Estado da Palestina, ação esta desprezada até hoje. Em 1993, 13 de setembro, o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, o líder palestino Yasser Arafat e o presidente americano Bill Clinton assinaram no pátio da Casa Branca, em evento televisionado para todo o mundo,  acordo de paz no Oriente Médio. O acordo estabelecia que  a maior parte dos territórios ocupados durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967,  a Oeste do Rio Jordão seria devolvida aos palestinos e caberia a eles a administração do território recuperado.

 Rabin e Arafat ganharm o Prêmio Nobel da Paz em 1994. Rabin, pela ousadia de haver concordado com a devolução das terras aos palestinos, foi assassinado por um israelense em novembro de 1995 e nada foi cumprido do acordo. Foi substituído por Benjamin Netanyahu.

Netanyahu, que governa Israel atualmente – o “escroque” tenta acabar com o Poder Judiciário para escapar da cadeia devido aos crimes que cometeu na gestão anterior – continua a atacar as áreas em que moram os palestinos sob os mais variados argumentos. Na semana passada o Exército israelense atacou um campo de refugiados na Cisjordânia e matou 12 pessoas, crianças inclusive. Como reação ao ato criminoso, foi cometido outro. Um palestino atropelou e esfaqueou, em Tel Aviv, oito israelenses. Acabou morto.

Enquanto não se chegar a um acordo – e cumpri-lo – episódios assim se repetirão ad aeternum. A solução proposta por radicais árabes, a extinção do Estado de Israel, seria um erro  do tamanho que foi a sua criação, há que se estabelecer a existência de dois países. E já que existe religião envolvida no tema, a importância de Jerusalém para os cristãos, judeus e muçulmanos.

Tal fato é mais uma prova que nada neste mundo deve ser tomado em nome de uma fé, a área que Israel ocupa já pertenceu a judeus, cristãos e muçulmanos. O tempo de ações como a das Cruzadas passou há muito.

Mal comparando, seria como criar um Estado indígena ocupando mais da metade do Brasil. E as regiões a serem ocupadas estariam determinadas cientificamente e não baseadas em fé.

 Preocupante

 O fato de tantas associações e federações empresariais estarem manifestando irrestrito apoio à PEC 45, a da reforma tributária, não é bom indício. Se eles gostaram é sinal evidente de que aumentará a carga no lombo do povo.

 Hummm

Não é pra desconfiar? Se bobear, eles vão escapar. Descobriram uma brecha na reforma tributária que pode ajudar donos de barcos de luxo a escapar de pagar imposto.Marlin GIF on GIFER - by Nuameena

Está prevista a isenção para lanchas usadas na pesca artesanal e de subsistência. Sendo os brasileiros, principalmente os das “zelites”, artistas na arte de burlar regras, os donos dos luxuosos veículos navegantes podem declarar que estão pescando artesanalmente ao participar dos refinados campeonatos de, por exemplo, pesca de marlin-azul…

Funcionou!

A compra de apoio teve êxito, a PEC 45 foi aprovada por 345 votos a favor e 118 contra em dois turnos em votação começada ontem  que se prorrogou até a madrugada de hoje. Vinte bozistas votaram a favor e passaram a ser considerados comunistas!!!  pelos outros.

 Agora o texto segue para o Senado. No caso de sofrer alguma alteração, voltará à Câmara.

Curioso

Estaria este mirandeiro sendo muito maldoso ou um considerável número de comentaristas políticos estão sendo ingênuos ao imaginar que Tarcísio de Freitas representa uma direita moderada? Na visão do “Mirando”, não passa de um Bozo camuflado.

Foi criticado pelo ex-patrão quando esteve na reuião do valhacouto PL para explicar sua posição favorável  à aprovação da PEC 45.

Mas isso não muda nada, Micheque, a que imaginam como vice na chapa com ele para concorrer nas próximas eleições presidenciais em 2026  a tudo assistiu, impassível.

A farra da compra de apoio continua

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, mulher do prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho Carneiro, prometeu renunciar e deixar um vagão para que Lula nomeie um bozista, Celso Sabino, em seu lugar.

Mas não para por aí. Rola também uma espécie de Mensalão 2, O Retorno.  Na primeira semana deste mês foram empenhados R$ 2,1 bilhões pelo governo na tentativa de conseguir votos para aprovar a PEC 45 e otras cositas más, tudo muito republicano.

Gazeteiro

Corre no STF uma ação movida por Daniela Mercury contra 03, o especialista em hambúrgueres. O problema é que, desde agosto de 2022, nenhum oficial de Justiça foi capaz de entregar a intimação, ele está sempre em Lins. Mas não é no município do interior paulista, trata-se do acrônimo de “lugar incerto e não sabido”.

No mês passado, um OJ tentou notificar 03 na Câmara dos Deputados ou em seu gabinete  e não teve êxito.

A defesa de Daniela pede que ele seja notificado por edital, mas aí surge um problema capital, o relator do caso é um dos 10% do pai dele, Kassio Nunes…

O viajante

À nossa custa. O então presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Glauco Fonseca Wamburg foi, anteontem, mandado para casa às suas próprias expensas.

Ele, enquanto no cargo, fez uso de dinheiro público em viagens para cumprir compromissos particulares, a maior parte no Rio de Janeiro, onde é professor de uma faculadade. Pagou passagens, quando não fez uso de aviões da FAB,  e diárias com dinheiro de impostos pagos por cidadãos mal atendidos pelo órgão que presidia.

 O ministro da Previdência Social, ao que tudo indica, vai deixar o malfeito por isso mesmo, declarou que “Só para dar detalhes, o Glauco, que também é meu chapa, meu amigo, que eu sou muito grato pelos serviços prestados, funcionário de carreira há 16 anos, estava interino. Desde o começo, ele sabia que estava interino.”.

Pelo jeito, sabia também que sairia inteirinho impune. 

Zema cada vez mais ec

Dando contribuição para uma eventual reedição do “Febeapá – O Festival de Besteiras que Assola o País” – obra de Stanislaw Ponte Preta, o governador de Minas Gerais Romeu ecZema superou-se. Abriu o bico e merece duas páginas no caso de uma reedição ampliada.

Começou, seguindo o ídolo Bozo,  por mostrar sua índole ditatorial ao citar o fascista italiano Benito Mussolini: “Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo”.  Estupidez maior é difícil de imaginar.

 matematica Não satisfeito, havia ornejado em 21 de abril, feriado de Tiradentes,  que os inconfidentes mineiros foram golpistas e criminosos.

Mais recentemente, em demonstração evidente de sua ignorância, detonou a Aritmética. Em entrevista à Rádio Jovem Pândega, disse que a metade de 513 é 561. Corrigiu-se errando de novo, falou 556. Ao fim da entrevista disse que é 255, continua errado, mas o Estadãozinho considerou certo… A metade de 513 é 256,5. Como não existe meio deputado, apesar de muitos deles não valerem meia pataca, a aproximação adequada é 256.

Trata-se, sem dúvida, de uma figura do nível do defenestrado que almeja substituir. Asqueiroso total.

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

Muito prazer, carabineiro

 Esse camarão vive no alto(X)(-)mar, em águas profundas (abaixo de 200 metros até 1.800 metros)

(X) Ele precisa de um espetinho lá embaixo, viste, escriba?

Um jantar com Carolina: a atriz cria o menu e a playlist

 Os ingredientes para o jantar – que no caso de Carolina incluem entrada de hommus de grão(X)(-)de(X)(-)bico ou confit de tomate acompanhado de pão de fermentação natural

(X) Crise no jornal, acabaram os hifens!

‘A democracia tem de ser um valor absoluto’, diz ex-chanceler

  Infelizmente, o PFL se fragmentou e também foi tragado pela extrema-(X)direita.

(X) E com a crise toda, desperdiçam, que pródigos. Extrema direita, cara-pálida, hifenada só nos esportes.

 FALECIMENTOS

Isaias dos Santos Paulo – Aos 81 anos. Era viúva(!!!).

(!!!) De novo! A morte e a primeira troca de gênero ocorreram na semana passada! O necrórter é insaciável. Se morre pouca gente, ele vai ao arquivo morto e repete a nota e o erro.

Queda de ônibus de passageiros em barranco deixa 27 mortos e 17 feridos no sul do México

Um acidente com um ônibus de passageiros deixou 27 mortos e outros(???) 17 feridos no México.

(???) Tem certeza de que foram outros e não os mesmos que morreram, cara-pálida?

Dois corintianos envolvidos na morte de garoto em Oruro estão entre os agressores de Luan

Entre os torcedores que entraram em um motel na zona oeste de São Paulo e agrediram o jogador Luan, do Corinthians, estão Danilo Silva de Oliveira e Reginaldo Coelho. Os dois estiveram entre os 12 corintianos presos em Oruro, na Bolívia, em 2013, acusados de envolvimento com a morte do Kevin Espada com um sinalizador.

É por esta e por outras que países relutam em deixar que condenados neles venham ao Brasil, aqui não cumprem as penas. Como é possível que estes caras estejam soltos?

 Sem falar em Robinho, que, condenado na Itália por estupro, continua flanando livremente por aí.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
 jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.

 Cantinho del jefe

1 – Policia Montada começa este ano na (Região Serrana)(?)

O projeto, já em execução, prevê inicialmente a construção de estábulos e uma área de recepção, permitindo, ainda este ano, o policiamento montado na (região serrana)(?)

(?) E aí, jefe, desceu do título e caiu a caixa?

2 – . O Procurador(?) do Município do Rio, Marcus Gouveia, lança o livro ” O Estado Social como princípio(?) Estruturante da Constituição”

(?) Jefe, qual dos dois, miss e ou mister Caixa escreveu em seu nome? Barrabás, procurador e Princípio.

3 – . Ricardo Esturaro lança, (…), na Livraria da Travessa do shopping(X)(Shopping) Leblon

4 – . Hoje, Maurilo Leite Jr., professor de (nefrologia no departamento de clínica médica)(X) da UFRJ, e a nutricionista Fernanda Mattos, professora e supervisora na área de nutrição(X) do Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (PROCIBA)(X) do HUCFF/UFRJ,

(X) Tudo em alta e Prociba, jefe.

5 – . Foi vendido a investidores brasileiros, pela Sergio Castro Imóveis, e vai se tornar um prédio residencial o Edifício(!) da Rua Sacadura Cabral 103,

(!) Tá satisfeito, jefe, com o que estão fazendo em seu nome? Em baixa, caramba.

6 – Aliás Fernanda distribuiu uma nota sobre a morte do colega e amigo, onde(X) diz que o Brasil esta(X) de luto:

(X) Aliás, jefe, está e na qual, nota não é lugar geográfico para ser onde, viste?

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – Veja que legal. Ameaçados de extinção, os cavalos-marinhos estão voltando as(X) praias do Rio de Janeiro:

(X) Veja que ilegal, mister Crase não sabe que é às praias…

Esta é uma das áreas onde o projeto(X) Cavalos-Marinhos,

(X) É em alta, mister Caixa, está com o nome.

 O projeto também vai compor um banco genético desses(!) animais, o primeiro desse(!) tipo no Brasil, para contribuir com a conservação da espécie, que tem papel importante para os ecossistemas costeiros e marinhos por ser um predador de animais menores, contribuindo para o equilíbrio ecológico desses(!) ambientes.

(!) Desses em profusão, todos desnecessários.

2 – A Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, começou a promover a campanha “Combate ao Frio” para arrecadar itens de inverno que serão doados as(!!!) pessoas em situação de vulnerabilidade social.

(!!!)  Olha ele aí de novo, gente! Barrabás, e é “depromado”… Ponha no singular e não precisa crasear, viste?

3 – Pois chama (X) atenção o tamanho do investimento para se ter um carro desses.

(X) Errador, chama a atenção o fato de vc não saber que é a atenção.

 Aliás, o jogador informou que o carro não possui(!!!) seguro.

(!!!) Errador, desde quando bens materiais possuem? Tem, escriba.

4 – São ações contra um conselheiro do Corinthians, que fez ataques contra(XXX) Janja, e contra uma comentarista da Jovem Pam(X), que acusou a primeira-dama de fazer uso de maconha.

(XXX)(X) Errador, tem ataque a favor? Aliás, no  caso do seu alterego, há o risco até de uma crase… à favor. Fez ataques a Janja, viste? E é Pan, tá?

5 – ‘Sala de aula’ a 600 graus (X): Bombeiros do Rio terão estrutura para treinar situações de incêndio

(X) Errador, e a unidade obrigatória? Celsius ou ºC, viste? Errado no texto também.

Cantinho da mistake/miss Caixa

 1 – O músico(!), como se sabe, em fevereiro de 2001, ele(!!!) esteve 45 dias internado em hospital da Rede D’ Or depois de sofrer um acidente aéreo em Mangaratiba

(!!!) Viva o anacoluto da mistake! Barrabás, escriba, texto que dói nos ouvidos.

2 – Grupo Americanas é autorizado a apresentar bens em juízo para evitar penhora de ativos

A autorização também garante que as(X) Americanas possam(X) obter certidões negativas de débitos

(X) Ela não resistiu, “Imagina que vergonha eu acertar!”. A, cara-pálida.

3 – Hoje, o parque que é o coração verde da Cidade Maravilhosa, celebra a data com recorde de visitação: 2022 foi o ano de maior movimentação da história do Parque(?), com 3.532.778 visitantes,

Um dos motivos para esse recorde foi o potencial turístico do parque(?), (…), que estava fechado para reformas internas do prédio que abriga boa parte da história do Parque(?)

(?) Miss Caixa, explique o motivo de tanta variedade de caixas, please. Se não tem o nome a seguir, por que a alta?

4 – O ator já havia sido preso em flagrante, em 15 de setembro, por armazenar material pornográfico (infanto-juvenil)(X) – mais de 240 arquivos entre imagens e vídeos de pornografia infantil.

(X) Outra que mistake não aprende de jeito “maneira”. Infantojuvenil, escriba.

                                                                  ***************

Cavalo-marinho

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter