fábulas

 por Benjamim Cafalli 

fábulas
por Benjamim Cafalli

 Deveriam ler mais fábulas…

Não faltam comentários na área política a respeito da “vitória” do governador Tarcísio de Freitas (SP) na aprovação pela Câmara da proposta da reforma fiscal. Há quem o veja como uma opção moderada da direita para as próximas eleições presidenciais.

Não, não é nem um ledo engano, trata-se, verdadeiramente,  de um triste e doloroso engano. Tal como está na fábula – não é de Esopo – “O sapo e o escorpião” https://www.recantodasletras.com.br/fabulas/5377500 – , uma vez artrópode, sempre artrópode.

Quem aceita unir-se a um ser, Bozo, expulso do Exército,  que foi inútil durante todo o tempo em que esteve na Câmara, carreira em que só teve destaque ao defender ações execráveis como, por exemplo, que a ditadura militar – inexistiu, segundo ele – matou pouco, deveria ter matado uns 30 mil, incluído o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; suspeito de dezenas de ações ilegais, as rachadinhas; um genocida comprovado quando assumiu a Presidência da República, não tem comportamento ético e moral para ser opção decente a coisa nenhuma. Na campanha para a tentativa de reeleição tramou contra as urnas eletrônicas. Derrotado, tentou um golpe de Estado, que fracassou, entre outros motivos, devido à sua incompetência, tudo sob o silêncio cúmplice de Tarcísio de Freitas.

escorpião -Foi um dos primeiros a hipotecar solidariedade ao inelegível até 2030. Levou uma bronca pública ao comparecer a uma reunião do valhacouto presidido por “Vardemar a pior” Costa Neto para defender a aceitação da reforma tributária. Dias depois, mansinho, encontrou-se com o ofensor para restabelecer a grande afeição de um pelo outro: “Conversamos e sempre serei leal ao presidente, sempre serei grato ao presidente. Se eu estou aqui, eu devo a ele”.

Durante a campanha para governador defendeu o fim da instalação das câmeras corporais nos uniformes dos PMs e escolheu como secretário de Segurança Pública mais um com a desmoralizada patente, capitão Derrite, defensor da mesma tese.

Logo após a assunção ao cargo, ambos congelaram a instalação de câmeras. O resultado? Depois de dois anos de queda, houve um amumento de 15% no número de mortes. Entre janeiro e junho deste, 145 pessoas morreram vítimas da ação policial.  No primeiro semestre de 2022 foram 126 mortes.

E vai piorar. O atual comandante da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, “Estamos bastante preocupados com algumas ocorrências onde o policial militar tem hesitado em utilizar as suas ferramentas de trabalho. E aí vai o meu pedido para vocês e para todos esses amigos aqui que estão aqui presentes: não hesite, não hesite em cumprir a lei, não hesite em utilizar a legítima defesa a seu favor. Faça isso!”.

Arma igual a ferramenta de trabalho??? Só no mundo “ignaro-ignobilista”! A recomendação equivale ao “licença para matar” dada, mas na ficção,  a James Bond, o 007.

Dias atrás, o amigão do Bozo, o da ditadura que não existiu, mas que apesar da inexistência, foi branda segundo ele – boa mostra de sua mediocridade ao tentar raciocinar – propôs que fosse dado o nome do coronel Erasmo Dias, agente dos mais violentos do regime militar, a um trecho de rodovia paulista.

Não há saída, Tarcísio de Freitas pode tomar uma decisão adequada aqui e acolá, mas, no âmago, será sempre o escorpião portador do veneno  de um dos seres mais abjetos que habitou este país.

Vade retro, Tarcísio!

Que ironia

A recomendação do comandante da Polícia Militar para que PMs não titubeiem ao usar suas “ferramentas de trabalho” teve origem no assassinato de um tenente reformado da PM quando teve sua casa assaltada. A Polícia Civil prendeu todos os criminosos. Dois deles filhos de um sargento reformado da Polícia Militar.

E agora, senhor coronel da ativa?

Bolsonalhadice

Ontem, dia 9, um dia e seis meses depois dos atos terroristas na tentativa de um golpe de Estado no Distrito Federal, uma quadrilha de militantes de extrema direita do movimento pró-armas promoveu um ato em Brasília, a 600 metros do Congresso Nacional.

 Um dos partícipes da manifestação miliciana foi 03, o assador de hambúrgures, confirmando tudo o que está escrito acima.

O “gênio”, como não poderia ser diferente, conseguiu piorar o que já estava péssimo, vociferou que  “Prestem atenção na educação dos filhos. Tirem um tempo para saber o que eles estão aprendendo nas escolas, não vai ter espaço para professor doutrinador tentar sequestrar nossas crianças. Não há diferença entre um professor doutrinador e um traficante de drogas, que tenta sequestrar e levar nossos filhos para o mundo do crime. Talvez até o professor doutrinador seja ainda pior, porque ele vai causar discórdia dentro da sua casa”.

Inverteu a referência aos que ele e os irmãos tiveram, umas drogas de professores.

Bolsonalhadice 2

O empresário  Wilkson Araujo, ao saber da morte de  dona Norma Thereza Goussein Haddad, mãe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ornejou  que “Deus, leve o filho também”.

Este é o nível deles.

Na Geometria é diferente

As retas paralelas se encontram do infinito. No mundo, esquerda e direita se encontram por aqui mesmo.

 Pouco tempo atrás, estourou mais um escândalo envolvendo a famiglicia, as joias dos contos da Arábia para Micheque e o cônge, no dizer de seu ex-tudo amoral ministro da Justiça Sergio Moro, que eleitores idem fizeram-no senador.

Quando as tentativas de contrabando vieram à tona houve protestos da esquerda, que, não demoraram, cessaram. Por quê?

O porquê apareceu! Lula, por meio de seu então defensor e hoje ministro do STF Cristiano Zanin, tenta liberar ricos presentes recebidos nas duas gestões anteriores, muitos deles das Arábias, de alto valor, que foram bloqueados pela Lava Jato. Zanin considera muitos deles, quase do mesmo valor dos recebidos pelo ex-primeiro casal,  tralhas…

Esquerda e direita silentes, protestos seriam como o sujo falando do mal lavado…

Lula, o relativizador

O presidente Lula continua a mostra-se um admirador disfarçado da ditadura militar. Tempos atrás declarou que “Em 1970, no auge da ditadura militar, em que o presidente Médici andava perseguindo os meus companheiros do PT, nós vivemos o maior boom de empregos da história desse país, a um crescimento de 10% ao ano”,

Na semana passada, adotou a tese do ditador Ernesto Geisel ao relativizar o conceito de Democracia.

 Agora, quer partir para a Transamazônica 2, a Destruição, com a construção da Ferrogrão. Disse que “a Amazônia não pode ser vista “apenas como um santuário ecológico”.

A continuar assim vai acabar dando um jeito de ver coisas boas no governo do Bozo.

 Resumo da ópera

 Quase tudo aprovado quase do jeito que o governo queria. A reforma tributária, o voto de qualidade do governo no Carf… Mas vale o preço, a honradez? Lula está nas mãos do Centrão e o Brasil, apesar de o  regime ser presidencialista, passou a ter um primeiro-ministro, Arthur Lira, o presidente da Câmara, o dono do conglomerado.

 Uai, não foi sempre assim?

A “Veja” noticiou que Roberto Jefferson, o mensaleiro-mor, não levanta da cama, chora e tem alucinações. Alucinações? Qual a novidade, não foi sempre um alucinado?

Quanta bobagem

 O filósofo Luiz Felipe Pondé costuma chamá-los de “inteligentinhos e, no momento estão indignados com um anúncio da Volkswagem. Nele, aparecem Elis Regina – recriada por meio da Inteligência Artificial – e sua filha Maria Rita cantando em duo “Como Nossos Pais”, música de Belchior, para comemorar os 70 anos VW no Brasil. Elis aparece dirigindo uma Kombi das antigas e Maria Rita, uma elétrica.

 “Que absurdo, como puderam usar Elis para comemorar o aniversário de uma empresa que apoiou a ditadura?”. “Que denunciou e entregou funcionários para a polícia?”. “Associaram Elis à ditadura!”.

 Quanta tristeza no salão. Pra começo de conversa, a filha topou, então, shut up all! Mais, a empresa reconheceu o erro e desculpou-se. A VW é a responsável pelo primeiro carro de boa parte dos brasileiros de menos renda conseguiu comprar, aquele que recebeu o carinhoso apelido de Fusca.

 Por acaso, os “inteligentinhos” lacradores vão lacrar a VW e se desfazerem do carro que têm hoje se for da marca?

 De mais a mais, o veiculo mais usado pelas forças de repressão foi a Veraneio, perua da Chevrolet. Vão ficar bravinhos também se recriarem Adoniran Barbosa em  propaganda se daqui a dois anos a Chevrolet  resolver comemorar 100 anos no Brasil? Afinal, ele foi motorista de táxi dirigindo um carro da marca.

 Como diria uma senhora que conheci ao nascer, “Vão raspar o fiofó nas ostras até sair sangue!”.

 Pérolas globais

 No Jornal Naciomal, tratando de queda de balões: “As concessionárias do Rio registrou”.

Logo depois, outra queda: “Os casos de enfarte no Brasil mais do que dobrou”.

Pelo jeito, houve franca distribuição da “Cartilha de Disconcordância Gramatical” do errador do “Blog do Ancelmo” para todo o grupo.

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas da Folha

Olha a cartilha do errador do “Blog do Ancelmo” fazendo sucesso! Inaugurada, escriba.

                                                                   ***************

Copiada do UOL

Conta de luz mais cara(!!!) no inverno? Veja vilões de consumo e como economizar

(!!!) Esta é outra que caras-pálidas em geral não aprendem nem a pau. Mais alta, escriba, a energia, o produto, é que ficará mais caro.

Dá neles, vernáculo!

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

 Coluna do Estadão

Considerado o herdeiro natural de Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, caçou(!!!) confusão entre os bolsonaristas mais radicais ao se aliar ao ministro da Fazenda de Lula, Fernando Haddad, pela aprovação da reforma tributária.

(!!!) Coleguinha usando corretor automático dá nisto, melhor errar sem ajuda. Causou, escriba!

O legado científico da Revolução de 1932

Foi desenvolvida também uma bomba de fumaça para confundir a tropa adversária e um lança-chamas, capaz de atear fogo em(XXX) blindados e trincheiras inimigas.

(XXX) Acabou sendo mal usado pelo escriba e ateou fogo à Gramática…. Aos, escribas.

Corinthians se fecha, vence Atlético-MG e foge do Z-4

(…). Os laterais Fagner e (Fábio Santos)(???) também foram importantes em três funções diante do Atlético dentro do Mineirão: eles ajudaram na marcação, reforçaram o meio defensivamente e ainda tiveram liberdade para se juntar aos dois da frente.

(???) Cadê Fábio Santos na escalação???

                                                                  ***************

Copiada de  Exame.55anos

Sinceramente,chefia, não faço ideia do que seja isto.

Zé é(X) formado(!!!) em direito pela Universidade Estadual(XXX)de São Paulo, porém nunca chegou a exercer a profissão.

(X)(!!!)(XXX) Mais inhorância não foi possível por faltade espaço. Se morreu, não é,era. Não se formou, abandonou o curso. E a universidade citada é a Unesp, ele cursou a da USP.

O escriba, péssimo,  não foi capaz de reproduzir o que leu nas fontes que tentou copiar.

                                                                  ***************

Copiada do JC

 Seguradora fez vistoria no Conjunto Habitacional Beira-Mar um dia antes do desabamento, afirma Defesa Civil

Ainda de acordo com a Defesa Civil do estado, a seguradora teria(???) avisado aos moradores que o imóvel precisava ser desocupado, já que estava interditado.

(???) Vaselinista, a seguradora não tem certeza do que fez, é? Barrabás, meu, volta pra escola, volta?

 Em contato com a reportagem, a Caixa Seguradora afirmou(!!!) que não esteve no local e que não teria(!!!) realizado a vistoria,

(!!!) Tu és ruim d+!!!

                                                                 ***************

Copiada do tilt

Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? A ciência tem uma nova explicação

Para alguns(!!!) cientistas que parte(!!!) da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro.

(!!!) Uma coiasa é certa, cara-pálida, a concordância gramatical veio primeiro, partem.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
 Cantinho del jefe
 Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – A revisão da malha tem o objetivo de  (aumentar a velocidade no tempo)(!!!) de entrega, em especial para o varejo local.

(!!!) Que coisa mais einsteineniana, errador! Que tal redução no tempo de entrega?

 2 – Darcy Ribeiro é a estrela de novo painel mosaico com mais de dois metros de altura, na Saúde

Os artistas John Souza e Natalia Reyes, do Ateliê Cosmonauta Mosaicos, inauguraram esta semana um painel de mosaico de azulejos, com quatro metros(???),

(???) Metros o quê, errador? Levando em conta a informação no título, deve ter 2 m de largura, portanto 4 m², capisce? Ah, 2 x 2 = 4, tá?

 3 – No Rio de Janeiro, os bairros de Laranjeiras, Ipanema e Centro vivem seus próprios boom(???) de microapartamentos.

(???) Errador, boom não é mais o cacete? E ainda por cima errado, é booms, viste?

4 – Reforma tributária: deputados de ‘Estados(?)  bolsonaristas’ votam sim pela proposta

Desta aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, curioso notar como votaram os deputados dos estados(?)  mais bolsonaristas do país (a contar o 2ª turno das eleições de 2022).

(?)  Decida-se, mister Caixa.

Por exemplo: os parlamentares de Rondônia, estado(?)  em que 76% da população votou no ex-presidente, votaram em pelo(???) pela reforma (seis de oito deputados).

(???) Sem sela, errador? Em peso, caramba.

 5 – (…). O youtube(R) pede a retirada do vídeo do ar, além de indenização de R$ 100 mil.

6 – Depois de quatro anos à frente do Consulado(X)(-)Geral da Noruega no Rio de Janeiro, Marianne Fosland, se despede do Brasil.

(X) Quatro anos e não deu tempo pro errador notar que “possui” hífen…

A cônsul(XXX) do Rio de Janeiro, Mai Tonheim, assume o cargo de cônsul-geral interinamente.

(XXX) Consulesa, cara-pálda.

Cantinho da mistake/miss Caixa

 1 – A mostra, organizada pela professora Aurea Grippa, do programa de pós-graduação em Ciências cardiovasculares(!) da UFF com o apoio da Fiocruz,

(!) Miss Caixa não liga mesmo lé com cré… Em alta, escriba.

 Aliás, no dia 9, a faculdade(!) de Medicina da UFF faz uma caminhada para alertar sobre a insuficiência cardíaca.

 2 – Plano de saúde, hospital e herdeira de médica terá(XXX) que pagar despesas realizadas após a primeira operação mal-sucedida

(XXX) Mistake apagou o plano de saúde e o hospital e deixou a conta por conta da herdeira! Terão, escriba.

 3 – Visitando outras partes do país, chamou(!!!) a sua atenção as(!!!) propriedades do chão do antigo campo de concentração,

(!!!) Mistake, devolve a cartilha pro errador, devolve? Chamaram, caramba.

 (*) E 18 dias antes da morte, ciclistas se mobilizaram para denunciar ao (Poder Público)(*) a violência na Lagoa e seus arredores,

(*) Viva, finalmente caiu a ficha da miss Caixa que PP deve ir em caixa-alta! A dúvida é quanto tempo vai durar a percepção… E ainda há mister Caixa…

4 – ‘Beyond The Story: uma história dos 10 anos’ será lançado, simultaneamente com(X) outros 23 países, pela Galera Record

(X) Em, mistake.

Quem ainda (não teveBTS a sua atenção voltada para a cultura coreana)(???) pode se surpreender com o alcance que conquistou no mercado editorial brasileiro.

(???) Tradução antes do lançamento, mistake, please.

5 – Amanhã, ela começa a gravar a terceira temporada de “Arcanjo (R)renegado”, do Globoplay. Esse(XXX(ESTE) ano, ela já filmou as minisséries “Fim” (baseada no livro de Fernanda Torres) e “Histórias (I)(im)possíveis”

(XXX) Tem jeito não…

Entre outros compromissos, ela também “empresta” a sua voz ao audiolivro de “Torto (A)arado”

                                                                  ***************

Walking fábulas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter