APRENDE

por Benjamim Cafalli

O mundo não aprende. Mas repete erros e mais erros

APRENDE
por Benjamim Cafalli

Tem gente que não aprende

As recentes desastrosas experiências vividas em alguns países não serviram de lição. Elegeram seres sabidamente abomináveis para tentar resolver problemas criados por presidentes incompetentes.

Nos EUA não foi nem o caso, foi racismo puro, Barack Obama fez um bom governo e foi substituído por um escroque, Trump/Tramp, que está em vias de ver o Sol nascer quadrado.

Há indícios de que a ficha por lá está caindo. Em recentes eleições estaduais, Ohio, Virgínia, Kentucky e Mississippi, alguns reconhecidos como redutos republicanos, os democratas conseguiram importantes vitórias. Aprovaram o direito ao aborto e ao uso recreativo daquela senhora, a Maria Joana…

No Brasil, a escolha foi pior,  elegeu-se um “capitão”, Bozo,  que só não foi expulso do Exército por haver planejado ato terrorista porque a Justiça (?) Militar negociou com ele a sua passagem para a reserva em troca da desonra total. E, apesar de tudo, continua a ter grande apoio. Ele e Micheque, sua “caríssima”-metade. Lula foi eleito mas encontra grande dificuldades, tem de vender a alma para o Centrão para aprovar projetos.

Tudo o que está escrito acima é o que se chama no Jornalismo de nariz de cera, um tipo  de introdução que pode ser considerado embromação, mas, no caso, não é. Reforça o motivo da escolha do tema a ser tratado.

Falta uma semana para o  segundo turno das eleições presidenciais na Argentina a serem disputadas entre Sergio Massa, atual ministro da Economia e ligado ao peronismo, e Javier Milei, um transtornado mental que a imprensa insiste em tratar como libertário quando é um ultradireitista. A menos que libertário signifique livre de qualquer bom senso e qualidade para exercer a função a que concorre…

Pois não é que, apesar de todas as maluquices declaradas e a evidente má vontade em relação ao Brasil, recebeu apoio público de ex-presidentes latino-americanos?

São eles colombianos Iván Duque e Andrés Pastrana; os mexicanos Felipe Calderón e Vicente Fox; o boliviano Jorge Quiroga; o porto-riquenho Luis Fortuño; e o chileno Sebastián Piñera. Também assinaram a carta de apoio o ex da Argentina Mauricio Macri e Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol entre 2011 e 2018.

Absurdo? Sim, mas o maior ficou para o fim.  Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura de 2010 também assinou o documento, comprovando o que vem ocorrendo há algum tempo, sua adesão à direita.  Academia Sueca, cassa o prêmio dele!

O motivo apresentado para justificar o apoio: “Os signatários abaixo consideram que um novo mandato kirchnerista sepultaria os frágeis anticorpos que a Argentina ainda tem”. Risível, na (falta de) visão deles querem introduzir umvírus contra o qual não HÁ nem haverá vacina em um país com “frágeis anticorpos”.

Dããã!!!

 Ah, sei, sei

A  Confederação Israelita do Brasil (Conib) criticou  Lula e considerou  “perigosas” as declarações dele comparando o que Israel faz na Faixa de Gaza ao ataque do Hamas em 7 de outubro.

De certa forma, pode-se considerar até pior, o Hamas é um grupo criminoso, não é um Estado. E é inegável que está cometendo crimes de guerra, já matou quase dez vezes mais inocentes em Gaza do que as vítimas em Israel no ataque criminoso do grupo. Estão matando até bebês prematuros em hospitais por falta de energia elétrica para o funcionamento das incubadeiras. E ainda têm a cara de pau de atribuir a responsabilidade das mortes ao Hamas.

Hamas perdeu controle de Gaza, declara Israel. E Israel perdeu o respeito pelos Direitos Humanos dos palestinos, declara o “Mirando”.

Triste Estado nas mãos de um criminoso do nível daqueles que ataca.

Aproveitando, nada a dizer a respeito do encontro do embaixador com o ignaro ignóbil que deu origem à fake news que dele  surgiu a licença para que brasileiros fossem liberados?

 Por quê?

A “Folha de S.Paulo” reduziu em editorial, ontem (13, eta numerozinho danado…) a privatização da Sabesp a um confronto entre direita e esquerda: “Alhos e bugalhos” – Esquerda e direita aviltam debate ao usar apagão contra a privatização da Sabesp.

 A Sabesp, apesar de suas falhas, serve bem à população, o que não se pode dizer a respeito da quase totalidade das empresas privatizadas. Haja vista a Petrobras e algumas das linhas do Metrô paulistano.

Na mesma edição está um artigo – Enel e a recusa às privatizações – com o seguinte trecho: “Não foi a primeira vez que a empresa enfrentou revoltas populares. Em 2019, em meio a protestos que ocorreram no Chile, a sede da Enel em Santiago foi incendiada devido aos altos valores cobrados por serviços ruins. No mesmo ano, Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, tentou cassar a concessão da Enel no estado por conta da má qualidade dos serviços prestados.

A empresa procurou se defender das críticas dizendo que a tempestade que ocorreu na capital paulista foi imprevista. Além disso, afirmou que os cortes que promoveu no número de funcionários nos últimos anos, 36% desde 2019, não teriam afetado a qualidade dos serviços prestados.

No entanto, os argumentos apresentados pelo presidente do Sindicato dos Eletricitários, Eduardo Annunciato, em entrevista ao jornalista Leonardo Sakamoto, são bem mais convincentes. Segundo Annunciato, o sindicato já havia alertado a empresa que, caso houvesse um ciclone extratropical, São Paulo poderia ficar uma semana sem luz.”.

 Processos de reestatização de serviços essenciais vêm sendo levados a cabo em diversos países por conta da indignação da população. Desde 2000, 884 serviços já foram reestatizados no mundo, de acordo com o Centro de Estudos em Democracia e Sustentabilidade do Transnational Institute (TNI), sediado na Holanda.”.

Fácil perceber que ser contra não tem relação alguma com o fato de postura política.

 A questão não pode ser resumida como quer o jornal a uma disputa ideológica – e nem ideológica é, trata-se de ser a favor ou contra o governador – como quer o jornal.

Este mirandeiro, por exemplo, de esquerda tem o fato de ser canhoto, da direita quer distância infinita, e não concorda com a privatização.

Editorial que aviltou o direito à opinião isenta de paixões.

 Ótimo!

Pena que só os assinantes poderão abrir o link deste texto publicado na “Folha” de ontem. Quem sabe, os do UOL também consigam.

 Trata-se de “Como manter um diálogo civilizado em meio aos horrores da guerra”. A autora faz parte da equipe de moderação do jornal. Irônica, nomeia-se “censora da Folha”.

 Vai ter um trabalhão, a “Folha” publicou um artigo do jornalista Breno Altman, “Quem irá parar a mão assassina de Israel?”. Ele é judeu e vem sofrendo de parte da comunidade  os mais variados tipos de ataque, de morte incluído.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/11/como-manter-um-debate-civilizado-em-meio-aos-horrores-da-guerra.shtml

A Enel sendo a Enel

Calorão em Sampa, sem chuva e ventania. Mas a Enel inventou mais um problema para justificar falhas na energia elétrica em alguns bairros da cidade. A desculpa da vez foi  a alta de consumo por causa do uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado. A Enel afirmou que houve falhas na tensão, mas a ISA CTEEP, responsável pela transmissão, negou.

“A ISA CTEEP reforça que opera os seus sistemas dentro das faixas normais de tensão e que, devido à elevada demanda da distribuidora, provavelmente decorrente da onda de calor — hoje, o Estado de São Paulo atingiu recorde de demanda de carga –, recebeu solicitação da Enel Distribuição São Paulo de operar no limite superior da faixa em suporte à rede da distribuidora.”. E atendeu ao pedido.”.

Ela é a responsável pela transmissão da energia da empresa geradora até a Enel.

A Enel, empresa italiana, quer homenagear Pinóquio, de autoria do também italiano Carlo Collodi, e adotou a mentira como saída para sua incompetência.

 Opinião de esquerda ou de direita, “Folha”?

Ih, será permitido?

A ministra Aniele Franco, a que deseja proibir o uso de buraco negro, um importante conceito da Física, não vai reclamar?

No próximo dia 20 de novembro será comemorado o Dia da Consciência Negra. Ela não irá associar consciência negra à consciência pesada, suja?

É o que pensa o filósofo Luiz Felipe Pondé, difícil imaginar o que vai pela cabeça dos “inteligentinhos”…

Eles desmentem…

Bozo e Micheque negam o que não é possível negar. Ela chegou a tentar ser engraçadinha em relação à denúncia em um evento para suas similares. Contam com o apoio do subprocurador Carlos Frederico Santos, que coordena investigações relacionadas ao ex-primeiro-casal Bozo/Micheque chamou de “narrativas” o que o tenente-coronel Mauro Cid vem delatando, quer deletá-las.

 Triste ser sub de Aras, aras, vejam só, não? Se o chefe é o que é…

 Cid nos últimos depoimentos contou que 03 e Micheque incitavam o ignaro ignóbil a dar um golpe; que recebeu “determinação” para avaliar o  Rolex e obter autorização para vendê-lo junto com outros itens do conjunto  de joias recebido como presente oficial da Arábia Saudita.

 O sub acha que as delações fazem parte de “As Mil e Uma Noites”…

 Memories are made of this

No finzinho dos anos 1950 e comecinho dos anos 1960, o lanche dominical da minha família era constituído das maravilhosas pizzas brotinho feitas no Bambi, um misto de doceria, sorveteria e pizzaria que existia na Avenida Santo Amaro. Pertencia a uma família francesa, cuja filha, linda e charmosa, endoidecia os adolescentes da época. Casou-se com Ronnie Cord, o do “Biquini de Bolinhas Amarelinhas”, dono de uma loja de discos quase ao lado.

O lanche começava por volta das 19h30, 19h45,  papai ou eu – o mais velho – íamos buscar. Era o único dia, exceto os dias de festa,  em que se consumia refrigerante em casa, o guaraná Antarctica. Pouco antes, passava na TV Record o seriado “Lassie”, som original! e legendas.

Em 1991 é lançado um comercial do refrigerante associado a pizza. Barrabás,  via e, na hora, vinha à memória o cheiro dos lanches dominicais e a lembrança de Lassie, o seriado, não do cheiro da cã.

Segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=1Bd6IpfRSp4

Por que o anúncio veio à baila? Por motivo triste, há um novo tratando do mesmo assunto. Trágico, horroroso, a única coisa que trouxe de volta foi lembrar de como um bom anúncio marca e lembra de coisas boas.

Oh, oh, oh

Que trouxa sou eu! Recebi, por e-mail, uma proposta para receber “de grátis” um Pix de R$ 1 mil e não aceitei… Li o “Mirando” e achei melhor pular fora…

No SP1

“Ela tem uma creche para crianças de 0 a 3 anos”. Fenômeno, fenômeno, aceita crianças que não nasceram ainda! Cara-pálida, idades não são contadas a partir de 0, caramba. Para crianças de até 3 anos, viste?

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiada do g1

Morte após lipo

Família diz que Luana Andrade sentida(!!!) dores e que lipo não era só estética

(!!!) Deixa por sentia, cuidadoso capista?

                                                                   ***************

Copiada do Terra

 É em Porto Alegre. Aqui em casa, a Sabesp trocou faz uns três meses, mas não deixou nenhum bebê no cavalete.

                                                                  ***************

Copiada do Portal Leo Dias

 

Que falta de atenção e de respeito! Da parte do “Mirando”, com todo o respeito à atriz e sua trágica morte, morreu de tuberculose, relapso fofoqueiro.

                                                                  ***************

Copiada do Estadãozinho

 FALECIMENTOS

 O necrórter deve estar cansado,  repetiu só uma nota…

                                                                   ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
 miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.

Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!

 Cantinho del jefe
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – Luiza Brunet faz acordo com banco para encerrar dívida sobre cartão de crédito

 2 – Lateral Pará, que cobrava R$ 4 milhões do Flamengo, perde ação na Justiça do Trabalho

Juiz responsável entendeu que houve prescrição na reclamação feita

Para o errador não basta errar, precisa mal informar. No primeiro texto não há nenhuma explicação a respeito do tamanho da dívida, se existia mesmo ou se houve algum erro da parte do banco

No segundo caso, faltou contar quando Pará entrou com a ação.

3 – O balanço instalado na Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, atraia(XXX) turistas

(XXX) Atraía, errador.

 4 – Antes, durante e depois de subir ao palco, na tarde deste(XXX) domingo, no Rock the Mountain,

(XXX) Errador, “hoje” é segunda… Desse…

Como se sabe, a edição deste ano do festival, que teve fim ontem(*),

(*) É inhorância assumida, ele escreveu que foi ontem e não sabe que, então, é desse.

 5 – (Lapa ganha)(!!!) bistrô de comida romena com pitadas da Amazônia

(!!!) Lapaganha é lindo, hein, errador?

6 – Novidade fica na Rua(?) Morais e Vale, escondida num cantinho entre a Lapa e a Glória

A pequena e hoje pouco conhecida rua(?) Morais e Vale,

(?) E aí, mister Caixa?

Cantinho da mistake/miss Caixa
 Cara-pálida novo no pedaço
Cara-pálida anônimo (pero no mucho)

1 – O baterista Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, e o cantor Jorge Ben Jor, trocaram os palcos pela pista e foram assistir ao último show de Roger Waters no Brasil, neste(XXX) domingo,

(XXX) Não tem crédito, mas…

O texto foi publicado no dia 13/11/2023, às 12h36 e  “Atualizado há 40 minutos” e o errad ops! o fantasma não sabe que o demonstrativo correto é nesse…

2 – Os responsáveis pelo condomínio(!) João Fernandes,

(!) Ô, inidentificado, nem com o dito identificado cai a ficha que é em alta?

                                                                   ***************

2 thoughts on “O mundo não aprende. Mas repete erros e mais erros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter