ética

“A Ética e o faz de conta”. Por José Henrique da Costa

… A Ética está ligada às nossas ações e praticar valores éticos contribui para o desenvolvimento moral e construção de um caráter sólido.

ética

Vivenciei, durante longos anos, trabalhando em Comissões de Ética e na área de apuração de denúncias, fatos lamentáveis e destrutivos de perseguição e maldade contra os profissionais que atuam nestas áreas.

O intuito deste artigo é chamar a atenção para um trabalho de relevância inigualável relacionado às questões éticas, hoje, na maioria das vezes, deixadas de lado, um verdadeiro faz de contas na sociedade e em especial no mundo corporativo.

A Ética está ligada às nossas ações e praticar valores éticos contribui para o desenvolvimento moral e construção de um caráter sólido.

… No alto escalão das empresas, na maioria das vezes, não importa se pública ou privada, pratica-se a “Ética do Faz de Contas”. São feitas ações de marketing, tentando demonstrar o compromisso da alta administração, mas que na prática, na maioria das empresas, inexistem.

Dediquei e dedico grande parte de meu trabalho profissional – e minha vida – a lutar pelos valores éticos, seja na sociedade ou no mundo corporativo, e vivenciei pessoalmente o que é ser vítima das maldades existentes no mundo corporativo. É importante ressaltar o quanto é prejudicial às empresas a existência de assédio moral, assédio sexual, perseguição, discriminação, racismo, dentre outros. O trabalho educacional e pedagógico das Comissões de Ética é relevante serviço de interesse público e privado e primordial para toda sociedade.

No alto escalão das empresas, na maioria das vezes, não importa se pública ou privada, pratica-se a “Ética do Faz de Contas”. São feitas ações de marketing, tentando demonstrar o compromisso da alta administração, mas que na prática, na maioria das empresas, inexistem.

Chamo a atenção que, no mundo das Comissões de Ética e nas áreas de apuração de denúncias, existem verdadeiros “Guerreiros e Guerreiras da Ética”, mas que, em sua maioria, não são valorizados e, muitas das vezes, perseguidos, de modo que não conseguem executar suas tarefas e progredir em suas carreiras.

O que constatei em toda minha trajetória trabalhando com questões éticas é que precisamos de legislações mais robustas e severas, tanto na Administração Pública quanto na Administração de Empresas Privadas, para que as questões éticas sejam tratadas de forma efetiva, pelo bem da sociedade.

Muitos criticam a estabilidade no emprego dos servidores públicos, mas este profissional, em sua maioria, ético, é quem tem a melhor salvaguarda para atuar no combate aos desvios éticos. Se vier uma ordem de um superior para que cometa qualquer ilicitude ou desvio ético, ele poderá rechaçá-la, pois tem a garantia de que não perderá seu emprego, garantia vital para o exercício de suas funções com probidade.

O mundo corporativo em seu alto escalão, na maioria das vezes, é eivado de interesses, muitas das vezes escusos, e aí daquele que ouse contrariá-los.

Para demonstrar a importância da Ética, transcrevo citação do grande matemático árabe Al-Khawarizmi sobre o ser humano:

“- Se tiver Ética, em tão ele é = 1;

Se também for inteligente, acrescente 0 e será = 10;

Se também for rico, acrescente mais 0 = 100;

Se também for belo, acrescente mais 0 e será = 1000:

Mas, se perder o 1; que corresponde à ética: então perderá todo o seu valor e restarão apenas os zeros.”

O mundo clama pela Ética, para tudo e para todos, princípios e valores inegociáveis, só assim teremos um mundo melhor, mais digno, mais humano e mais justo.

O ser humano deve ser sempre valorizado e respeitado, é o maior patrimônio de qualquer empresa. A ética deve ser ensinada e debatida desde o ensino básico para que, além da formação em família, possamos reforçar e sedimentar os valores e princípios éticos, que são para tudo e para todos, sem distinção de função, cargo ou posição, em qualquer ambiente da sociedade.


José Henrique da Costa – Advogado, Administrador e estudioso de Ética e Filosofia

2 thoughts on ““A Ética e o faz de conta”. Por José Henrique da Costa

  1. Brilhante artigo do amigo José Henrique!!!!
    Faço minhas as suas palavras.
    Maria das Graças Matos Zisman
    Ex Secretária Executiva da Comissão de Ética da Chesf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter