por BENJAMIM CAFALLI

Imprensa responsabilizada? Isso vai dar pano para manga

por BENJAMIM CAFALLI

 Isto vai dar muito pano pra manga

O plenário do STF decidiu quais os critérios que permitem responsabilizar a imprensa por declarações de entrevistados que atribuem falsos crimes a terceiros.

Segundo a decisão, haverá punição nos casos de haver claros “indícios concretos de falsidade” nas declarações do entrevistado e o jornal não tiver o cuidado de verificar as acusações e não deixar evidente serem mentirosas.

É isto ou a imprensa vai se transformar em uma propagadora de fake news, como acontece em grupos de zaPzap, em que as pessoas acreditam em qualquer coisa sem questionar desde que coincida com suas antipatias ou simpatias. Quem lê o “mentido” nem sempre tem conhecimento do desmentido. Do mesmo jeito que são publicados avisos nas plataformas digitais quando são exibidos vídeos com cenas violentas, “Cuidado, cenas fortes”, que se avise “Cuidado, mentiras”. Ou como os avisos nos textos, “Atenção, spoiler”. “Atenção, mentira”.

Um exemplo clássico de irresponsabilidade foi a tragédia que aconteceu após a publicação de denúncias falsas de abuso sexual de crianças baseadas somente em declarações, sem a devida apuração, de um delegado à procura da fama , o episódio da Escola Base em 1994. Destruiu a família dona da escola, causou o fechamento da instituição e era tudo mentira. De que adiantou, décadas depois, o repórter, Valmir Salaro,  que, sem o menor cuidado e nenhuma apuração, deu início ao drama, gravar um documentário com ares de Madalena arrependida se o desastre foi irremediável?

Assim como a frase “Você é responsável por quem cativa” é a predileta das misses, “Você é corresponsável pelo que publica” tem de ser a dos jornalistas.

À luz do que determinou o STF como enxergar esta decisão? Uma juíza da Justiça paulista negou um pedido de indenização de Janja, a mulher de Lula. Ela foi ofendida por uma comentarista bozista da TV Jovem Pândega. A também (des)classificada como “influenciadora”  disse que Janja faz uso de drogas ilícitas e vive cercada por “maconhistas”.

A juíza entendeu as mentiras como liberdade de expressão. E se alguém disser que a magistrada deve ser, também, bozista, parcial e incompetente, vai considerar como liberdade de expressão ou ficará indignada e irá procurar reparação na Justiça?

Ofender é uma coisa e já existem leis para lidar com isso, mas mentir ao imputar crimes que podem ter graves consequências na vida das pessoas, exemplos não faltam, e considerar as falsidades como liberdade de expressão é outra coisa totalmente diferente. É coisa de “libertários” do estilo de Javier Milei.

Faltou na abertura de ontem

E a mania dos hiperlinks? Por que tantos? Será que os leitores não sabem que Brasília é a sede dos Poderes? Que Moscou é a capital da Rússia? Que Lula é o presidente do país? Existe alguém na face da Terra que não saiba o significado de ONU???

 Sinceramente, chefia, estão tratando os leitores como ignorantes ao extremo.

 Já foi tarde

Morreu anteontem aos 100 anos Henry Kissinger, o responsável pela política externa norte-americana durante décadas. O mundo teria sido melhor “sem” ele. Esteve à testa de todas as indevidas intervenções do governo dos EUA em vários países. Guerra do Vietnã, a invasão do Timor Leste pela Indonésia, golpes de Estado na América do Sul, o no Brasil incluído, a criminosa Operação Condor responsável por numerosos assassinatos, principalmente de chilenos.

Retomando o escrito no “Mirando” dias atrás a respeito da subjetividade de prêmios de “Melhor isto, melhor aquilo”, Nobel, o recém-morto, de acordo com estimativas de especialistas, foi corresponsável por ao redor  de 4 milhões de mortes e ainda assim ganhou o Nobel da Paz.

É considerado um grande estrategista, um diplomata excelente, por muitos analistas. Não, não foi, trata-se de um criminoso de guerra.

 Povero mondo in cui un criminale è considerato un diplomatico importante

 Aí é que está

Uma  juíza substituta da Vara do Trabalho de Xanxerê (SC) destratou uma testemunha e foi gravada na ação. Claro, TIM e Vivo que o vídeo criou asas nas redes antissociais. Foi repreendida com educação pelo  corregedor nacional de Justiça Luis Felipe Salomão.

Mas no Tribunal da Selvageria, os TikToks da vida, a juíza apanhou feito boi ladrão.

Depois do episódio de destempero da magistrada uma informação veio à tona. Ela tem transtornos mentais, já foi afastada de audiências com o público por algumas vezes enquanto fazia tratamentos, que os fatos mostram, não funcionaram. Foi-lhe proposto que se aposentasse  por invalidez, mas não aceitou.

A pergunta inevitável: não é o caso de ser compulsória? Alguém nesse estado mental tem condições de julgar e decidir? Tico e Teco acham que não.

Eles, de novo!

(em tempo: cancelaram a paralisação)

Não conseguiram fazer uma eleição honesta e a população sofrerá as consequências.

Dias atrás houve eleição para a escolha da diretoria do SindMotoristas de São Paulo.

Devido a irregularidades acontecidas no processo o resultado foi anulado pelo Tribunal Regional do Trabalho. A convocação para a greve foi feita pela atual diretoria, que venceu o pleito.

É provável que haja violência, pois a greve não foi decidida por todos em assembleia, haverá bloqueios em terminais e na saída das empresas de ônibus.

Mais uma sexta-feira de caos em São Paulo, mais uma cacetada na candidatura de Guilherme Boulos a prefeito. É com ele que a população identifica os grevistas.  O atual prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes está festejando.

So what?

A Prefeitura de São Paulo acionou  a Justiça contra a greve e pede que o SindMotoristas seja multado em R$ 1 milhão.

De que adianta se o sindicato – o dos metroviários também – já foi multado antes e nunca pagou um centavo?

Arrááá, desistiram!

Vão aguardar uma audiência, hoje, no TRT. A questão que se alevanta: e se a decisão não for a que desejam, aceitarão ou haverá greve na segunda-feira?

E eu, tal como Poliana, que via aspecto positivo em tudo o que era ruim, que já estava todo contente porque hoje é rodízio da viatura e ele seria suspenso… Que decepção… Ironia, pessoal, é  assim que eles pensam, só neles, dane-se a consequência.

 Eles não combinaram direito a trama

Cada um diz uma coisa. O rábula Frederick Wassef diz que foi o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten o mandante para que ele recomprasse o Rolex que o ignaro ignóbil ganhou de presente do príncipe saudita. O problema é que Wajngarten diz que é mentira, não mandou coisa nenhuma.

Mas tudo indica pelo que foi encontrado pela PF no celular do ex-ajudante de ordens tenente-coronel Mauro Cid que o mandante foi o auxiliado por ele, Bozo em pessoa.

O nariz de Pinóquio, de repente, ficou pequeno.

Que feio!

Que sofisticados. Antigamente o nome era matéria paga. Agora, mudaram para Estúdio no caso da “Folha de S.Paulo” e Estadão Blue Studio.

No caso, além de paga, mentirosa. O que as evidências mostram é que os cigarros eletrônicos são tão perigosos como os normais.

Eis o que diz a Organização Mundial da Saúde a respeito:

 “Embora existam produtos que avisem em suas embalagens que o líquido vaporizado no sistema elétrico não contém nicotina, a Organização Mundial da Saúde afirma que esses equipamentos ainda trazem uma quantidade variável da substância, além de outros elementos nocivos à saúde. 

 Embora se reconheça que os cigarros eletrônicos são equipamentos populares usados a fim de parar de fumar o tabaco convencional, até o momento são inconclusivas as evidências disponíveis sobre seu uso como um auxílio para uma pessoa parar de fumar definitivamente. 

Embora a agência da ONU para a saúde afirme que ainda é muito cedo para fornecer respostas claras sobre as consequências de fumar cigarros eletrônicos ao organismo, já é conhecido que eles são prejudiciais à saúde da mesma forma que o consumo do tabaco convencional.”. 

Boris Casoy, vamos lá: “Isto é uma vergonha!”.

Só entre nós e as torcidas do Mengão e Coringão

Dá pra levar a sério uma COP que tem como sede o Dubai, parte dos Emirados Árabes Unidos, que reúne os grandes produtores de petróleo do mundo?

Sem falar em um presidente, Lula, cujo discurso não orna com o que pretende fazer, explorar petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas?

Não é a mesma coisa que pôr uma raposa pra tomar conta de um galinheiro?

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas da Folha

Equidade só na rampa

Quando o secretário-(X)executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública,

(X) Respeite a equidade com o “Volp”, é sem hífen.

O céu dos ruralistas

Marcio Astrini

Secretário-(X)executivo do Observatório do Clima, rede de 95 organizações da sociedade civil

(X) Eta nóis, é como está na abertura, ninguém confere nada. Façam uma colheita no “Vokp” e descobrirão que o único secretário agraciado com hífen é o geral, todos os outros estão com inveja.

                                                                  ***************

Viva o Info!

 Conseguiram superar-se! Texto mezzo alici, mezzo mozzarella! Começa em Português e termina em Espanhol.

                                                                   ***************

Copiada do UOL

Homem rouba ônibus escolar, faz monitor refém e é morto por PM em SP

Um homem foi morto hoje por um policial (após roubar um ônibus escolar e fazer um monitor refém)(!!!) em Piedade, no interior de São Paulo. O suspeito(!!!) foi baleado após ameaçar oficiais, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública) do estado.

(!!!) “Ual”, vaselinista, “após roubar e fazer um refém” e continua suspeito? Quem sabe esta seja a solução para escapar de uma eventual condenação no STF: “O suspeito entrevistado disse que Fulano de Tal roubou um banco…”.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
mistake 2/miss Caixa 2/miss Crase 2: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.  É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
 Cantinho del jefe

 1 – A atriz Mel Fronckowiak receberá uma indenização de R$10 mil companhia aérea Delta Airlines, pelo atraso no vôo(X) que a fez perder o velório da avó.

(X) Eta, jefe, voo perdeu o chapéu em janeiro de 2009, viste?

2 – . Os novos desafios da pediatria e temas essenciais para a saúde de crianças e adolescentes serão apresentados e discutidos a partir desta quinta-feira, dia 30, no 15° Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (CONSOPERJ)(X).

(X) Consoperj, jefe, leitura direta.

3 – . Este ano, o Teatro(XXX) Municipal do Rio de Janeiro resolveu comemorar o Natal com uma imponente Árvore(?) de Natal,

(XXX) Este ano e em todos desde que foi inaugurado é Theatro, jefe.

(?) Caixa-alta por que é imponente, jefe?

4 – . Priscilla Montes, (…). A mesa(X)redonda “Vai na Tua”

(X) Vai que o erro é teu, jefe! Falta o hífen.

5 – . Rose Frade Cavalieri, CEO da Comercial Milano Brasil, recebeu ontem o título de cidadã duquecaxiense(XXX)

(XXX) Duque-caxiense, jefe.

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – Acredita-se,(!!!) que foi primeiramente projetado por Auguste Glaziou.

(!!!) Pode-se crer também que o errador não tem a menor noção de como usar vírgula… Tira a bicha daí, cara-pálida.

 2 – Gastromotiva, na Lapa, vai passar (X) receber clientes na hora do almoço

(X) A receber, errador.

  A renda arrecada(X) com a venda do almoço será usada para subsidiar a volta dos jantares solidários diários.

(X) Arrecadada, errador.

 ‘3 – The voice(!!!) Brasil’ recebe nesta quinta-feira a ‘ex-técnica’ Fafá de Belém

A 12ª e última temporada do “The voice(!!!) Brasil”

 No programa, ela agradece ao “Voice(!!!)” pela chance de realizar sonhos e relembra a sua passagem como técnica do “The Voice(!!!) +”,

(!!!) Mister Caixa, não consegue ser coerente nem no erro??? É sempre em alta, não lê “O Globo”, não vê a Globo?

4 – BarraShopping cobra despejo do(XXX) Starbucks, acusado de não pagar meses de aluguel

(XXX) Da, errador, da loja.

 Ao que tudo indica, caberá a(X) Justiça decidir o destino da loja da rede Starbucks no BarraShoppig(XXX),

(X) À Justiça, mister Crase.

(XXX) Shopping, errador.

5 – Veja essa(XXX)(ESTA) história.

Cantinho da mistake/miss Caixa
Cantinho da mistake 2

1 – Para lembrar as mulheres vítimas de violência e feminicídio, o Cristo Redentor será iluminado na cor laranja nesta quinta-feira, das 18h30m(XXX) às 19h30m(XXX)

(XXX) E qual deve ser a cor usada para lembrar a violência contra o Sistema Internacional de Unidades?  Errou anteontem e repete agora, é min., mistake 2. A que usou é a do metro..

A cerimônia no Santuário Cristo Redentor faz parte das ações promovidas em alusão à campanha mundial “21 Dias de Ativismo (pelo fim da violência)(!) Contra a Mulher”.

(!) Barrabás, miss Caixa 2, tu és mais sem noção que seus colegas, pelo Fim da Violência, caramba.

Cara-pálida anônimo

                                                                   ******improviso*********

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter