2024

Por Benjamim Cafalli

Que em 2024 aconteça o despertar de Tico e Teco. Mira!

2024
Por Benjamim Cafalli

 Que em 2024 aconteça o despertar de Tico e Teco

 Feliz 2024! No fim de 2023 houve a confa de sempre, a maior parte dos coleguinhas não sabe a diferença entre Feliz Ano-Novo, referência restrita à passagem de ano, e Feliz Ano Novo, que vale para o ano entrante todo. Que se há de fazer? Uai, se o “Mirando” não pegar no pé não será o que é…

 Quem deseja também tem desejos. Seguem os do “Mirando”. O maior de todos é que as pessoas passem a ter bom senso para evitar que fatos desagradáveis ocorridos em 2023 se repitam.

 Uma pessoa suicidou-se porque foi vítima de notícias mentirosas publicadas por uma porcaria de nome “Choquei”. Caramba, para que seguir um trem desses e se deixar influenciar?

 É sabido que 25% do que é publicado nessas coisas são mentiras e mais mentiras, assim como nas tais das redes antissociais. Mais, as ditas fake news são 70% mais compartilhadas que as verdadeiras. Caramba, mesmo com todos os seus defeitos, e não são poucos, não há nada melhor que a Imprensa para se informar.

 Como é possível imaginar que alguém peça ajuda monetária a outrém por zapzap e o “outrém” não ligue para confirmar apesar de dia sim outro também centenas de golpes sejam noticiados? A ligação tem de ser feita não só por esse motivo, também por uma questão de solidariedade caso o pedido seja verdadeiro.

 Celulares são roubados às centenas, não há Segurança Pública, a prova confessada é o app para bloqueio de nome Celular Seguro lançado pelo  governo, e as pessoas continuam a desfilar com eles pelas ruas, mesmo com os constantes avisos.

 O que dizer daqueles que caem em golpes evidentes e querem ser ressarcidos pela empresa de cartão de crédito? Exemplo típico está em uma reclamação publicada no “Estadãozinho”. O cidadão comprou dois tênis Adidas por um preço que não paga nem os cadarços. “Entrei em um site que anunciava que a loja de artigos esportivos Centauro estava sendo vendida e, por isso, estava liquidando alguns itens. No meu caso, o interesse eram dois pares de tênis da Adidas. Eu efetuei a compra no valor de aproximadamente R$ 130 em seis parcelas iguais sem juros no cartão de crédito. Ao conferir o prazo de entrega, percebi que entrei em um golpe e infelizmente fui mais uma vítima de estelionato digital, pois ninguém retornou e enviaram um link que claramente era típico de um site fake.”.

Caramba, não estava na cara que era golpe? Por que não conferiu antes de fazer a compra? Agora quer o estorno. Uai, que culpa tem a empresa do cartão se ele fez a compra  “mediante a confirmação de: número do cartão, código de segurança (CVV), vencimento do cartão e nome do titular.”?

 Outro caso em que fica evidente a falta de acordar Tico e Teco envolve um banco. Correntistas do banco digital Girabank dizem que não conseguem movimentar suas contas nem sacar o dinheiro depositado. O “influenciador” Carlinhos Maia se anunciava como sócio-fundador do banco e era seu garoto-propaganda. Puxa, Carlinhos who?

 Quais as credenciais dele na área econômica para servir de guia? Se fosse um Pedro Malan, um Armínio Fraga, um Gustavo Franco, vá lá, mas Little Charles who? é vontade de ser enganado.

 E os “famosos” que soltam um pum e publicam nas redes? Que posam seminuas com execesso de peso, são malhadas pelos selvagens que vivem disso e reclamam? Não deu pra notar ainda que a internet é terra de gente raivosa, sem-educação, invejosa, que tem como meta na vida agredir? Mas se querem continuar a se exibir, lembrem-se da máxima de Vicente Matheus, o insuperável presidente do Coringão de glórias mil, “Quem sai na chuva é pra se queimar”.

 A falta de bom senso levou quatro jovens à morte em Floripa (SC). Morreram intoxicados por monóxido de carbono dentro de um BMW. Alteraram o sistema de escapamento do carro  à procura de som “mais esportivo”. Na alteração, por alguma falha, vazou gás para dentro do veículo, Por que mexer em uma máquina que é uma das maravilhas da indústria alemã? Segura, com tudo do jeito que deve ser? O carro é esportivo pelo desenho, pelo desempenho, não pelo ruído. Agiram como se fazia nos anos 1960, 1970, em que se abria o escapamento do Fusca para dar a impressão de que era potente, mas só a impressão, potência nenhuma.

 Exemplos não faltam de problemas acontecidos por falta de pensar um pouco.

 Mas o desejo maior envolve a razão da existência do “Mirando”, de olho em quem, por obrigação profissional, ao menos deve escrever corretamente. Que a turma aprenda a escrever, que os escribas do “Estadãozinho” aprendam que assembleia geral não tem hífen e que ponham o tracinho onde tem; que o Sergio do Moro não tem acento; que não existe câmpus, é campus, plural campi; não há artigo antes de Guarujá e de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas, porém, contudo, todavia, duvideodó…  Que o (ir)responsável pela seção Falecimentos, o necrórter, pare de repetir notas de morte e sepultamento para preencher espaço.  Estará tão desmoralizada assim que raramente alguém recorre a ela? Na “Folha de S.Paulo” isso não acontece.

 Que os cara-pálidas saibam diferenciar suspeito de criminoso;  quando uma declaração começa por segundo – segundo o delegado de Polícia, Fulano matou Beltrano – o citado não “teria feito ou seria alguma coisa” – é o criminoso na opinião do falante, não é suspeito;  notem que Justiça é a instituição, vai em alta, e justiça é o certo, o justo, vai em baixa. Que é “a que” ou “a de que”…

 Que aprendam que é “o Brics”, o grupo de países. O esse final é de South Africa, não é indicativo de plural.

 E que Ancelmo Gois seja alertado por alguém para que dê uma lida no que seus “asceçores” estão assinando em nome dele no “Blog do Ancelmo” e afundando o respeito que conquistou ao longo dos anos. Mas, duvideodó. Mais abaixo está um retrato do desastre.

 Entonces, bola pra frente que atrás vem gente!

 Jingle Bombs!

 Mais um criminoso bombardeio de Israel, sob os olhares complacentes de seus aliados,  a um campo de refugiados de Gaza na dia do Natal causou  68 mortes, entre elas as de 12 mulheres e sete crianças. No caso,  “homenagem” dos novos Herodes ao Menino Jesus.

Israel trocou o zê de “Paz na Terra” por um esse, ficou “pás na terra” para enterrar milheres de inocentes.

A ONU informa

“As Forças de Segurança de Israel prenderam mais de 4.700 palestinos, incluindo cerca de 40 jornalistas, na Cisjordânia, inclusive em Jerusalém Oriental.

Alguns foram despidos, vendados e mantidos presos por longas horas com algemas e com as pernas amarradas, enquanto os soldados israelenses pisavam em suas cabeças e costas, eram cuspidos, jogados contra paredes, ameaçados, insultados, humilhados e, em alguns casos, submetidos à violência sexual e de gênero.”.

Inspiraram-se em quem?

 Cadê o mais importante?

 No dia 28 de dezembro o SP1 deu esta informação. Faltou Jornalismo! Quem aceita extorsão tem culpa no cartório, por isso paga. Na notícia é informado que governadores, assim, no plural e secretários estaduais foram vítimas dos presos. Informar quem são eles é o fundamental, caramba!

Bem mais tarde, veio a devida informação por meio da TV Cultura. Os extorquidos são fãs de sites pornográficos. São funcionários públicos que ocupam cargos importantes no Distrito Federal, um governador da Região Norte e secretários estaduais. As identidades dos frequentadores dos sites ainda não foram divulgadas. Se é que serão…

 Politicamente correto ou totalmente hipócrita?

 Por que moradores em situação de rua? São moradores de rua, sem-teto, obrigados por motivos diversos, a morar na rua. A vergonha, o desrespeito, está no fato de  viverem na situação degradante, sem amparo dos que têm a obrigação de evitar que isso aconteça e não no fato de morarem na rua.

 Semântica não resolve problemas, serve para mascará-los e acomodar mentes.

 Mais um avisinho: desde 1º de janeiro de 2009, quando a reforma ortográfica passou a viger, não existe bem feito com hífen. Há benfeito, adjetivo, e bem feito, como locução adverbial e interjeição.

 Faltou um adjetivo

 O poeta lusitano Luis de Camões definiu a Lingua Portuguesa como a “Ultima Flor do Lácio”, inculta e bela. Faltou um detalhe, ilógica. Quando foi publicada a 5ª edição do “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa” em 2009, a que traz a reforma ortográfica, “bem informado” não constava, só “mal-informado”, indicativo de que não “possuia” – jornalistês moderno” – hifen, uma falta de lógica total.

 Não é que na atual edição digital, que sofre atualizações de tempos em tempos, “bem informado” ganhou o apêndice e passou a ser “bem-informado”? Demorou, mas caiu a ficha.

 Mas tem uma que não caiu. Segundo o dicionário, nas siglas com mais de três letras que deem leitura direta, só a primeira vai em caixa-alta, Volp. Pois é, nele está VOLP…

 Vou parar por aqui senão a edição ficará gigantesca e não é bom começar o ano dando mais  trabalho para Marli, a Única do que ela vai ter publicando mais de uma dezena de Print Screens que serão vistos mais abaixo (spoiler, Marli…). No de segunda-feira  lidarei com o estoque acumulado…

 (CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas da Folha

Painel do Leitor

Religiosidade

 (…). Se Jesus voltasse hoje renovando sua mensagem de amar a Deus sob(!!!) todas as coisas e o próximo como a si mesmo, os religiosos ultraconservadores seriam os primeiros a persegui-lo.

(!!!) O leitor acertou na tese, mas errou feio no primeiro dos Dez Mandamentos. É sobre, cara-pálida, SOBRE!

 PM do Rio detém 12 pessoas e apreende armas, celulares e dinheiro em Copacabana

Por volta das(!!!) 0h, cinco homens e três adolescentes foram detidos com quatro celulares, dólares, reais e acessórios pessoais, provenientes de furto.

Às(!!!) 1h38, a PMERJ deteve um homem suspeito de praticar furtos na orla.

(!!!) Barrabás, adotou a “Cartilha de Disconcordância Gramatical” do errador (“Blog do Ancelmo”). Da e À, cara-pálida.

Não precisa explicar, é só pra entender. Por que a informação teve origem em Campinas e não na sucursal do RJ? Foi pra passar vexame?

EUA afundam 3 navios e matam 10 rebeldes houthis após ataque no mar(?) Vermelho

(?) Escriba, qual a lógica da baixa se é um mar com nome? Escreve mar Morto ou Mar Morto, oceano Atlântico ou Oceano Atlântico? Mar Vermelho, caramba. Errado no texto também.

                                                                  ***************

Copiada do VivaBem

 Saladas e folhas que já vêm embaladas no mercado precisam ser higienizadas?

 Mas a conveniência desses alimentos não elimina a importância de considerar cuidadosamente a escolha dos mesmos(XXX)

(XXX) Cara-pálida, sabe outra coisa que é de suma conveniência saber, principalmente quando se é escriba? Escrever certo. Mesmos não pode e não deve ser usado como pronome. A sua escolha, viste? Ou “como as verduras devem ser escolhidas, viste de novo?

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

Homem morre após helicóptero cair no Largo de Furnas, em MG

Um homem morreu após a queda de um helicóptero ontem, no Lago de Furnas, em Capitólio, região centro-oeste de Minas. (Os outros três tripulantes)(???) da aeronave foram resgatados com vida.

(???) Caramba, que raios de helicóptero é este que precisa de tantos tripulantes, cara-pálida? Deixa por passageiros?

 Vizinha ataca ator Charlie Sheen e é presa em Malibu

Astro foi examinado por paramédicos, mas passa bem; segundo site, não foi o primeiro conflito entre eles

O ator americano Charlie Sheen foi atacado em sua mansão em Malibu, na Califórnia, na sexta-feira, 22. Uma suspeita(!!!) foi presa e acusada de ataque e roubo.

O Departamento do Xerife do condado de Los Angeles indicou, em comunicado, que recebeu uma denúncia por “agressão/perturbação” na residência do astro da comédia Two and a Half Men. “Ao entrarem em contato com as partes envolvidas, os agentes identificaram Charlie Sheen como vítima de um ataque”, informou.

A suspeita(!!!), identificada como Electra Schrock, (foi presa por ataque com arma letal, uso de força com risco de provocar ferimentos graves e roubo de residência)(!!!), segundo o órgão.

(O site TMZ informou que Electra, 47, é vizinha de Sheen, e que ela “entrou à força na casa e o atacou quando ele abriu a porta”. “Fomos informados de que ela rasgou a camisa de Charlie e tentou estrangulá-lo)(!!!)”, reportou o TMZ, acrescentando que Sheen foi examinado por paramédicos, mas não foi levado para o hospital.

(!!!) Suspeita, cara-pálida???

                                                                  ***************

Copiada do SP-LA-SH

Seguranças de Lewis Hamilton partem para cima de paparazzi(!) no Rio

Fontes da coluna presenciaram seguranças de Lewis Hamilton partindo para cima de paparazzi(!) ontem, na saída de um restaurante de comida oriental na Zona Sul da cidade.

“Os seguranças agarraram o(!) fotógrafo e tentaram jogar a câmera dele no chão. Ameaçaram, e não soltaram o(!) fotógrafo até o Lewis deixar o restaurante em outro carro”,

(!) Cara-pálida, foi um só, paparazzo, viste? O pessoais erra em qualquer línguas…

                                                                  ***************

Copiada do UOL

 Jovem desaparecido desde o Ano(X)Novo é encontrado morto em rio em SC

Breno Fonteles dos Santos estava desaparecido desde a noite de 31/12(*)

(!)(*) Caramba, 2024 mal começou e este mirandeiro já percebeu que seus desejos ficarão mesmo no duvideodó, a inhorância prevalecerá. AnoNovo, cara-pálida, 31/12, Réveillon, passagem de ano.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!

 Hoje será diferente, uma coleção de Print Screens das barbaridades nas aberturas colhidas aleatoriamente sem leitura das notas. Afinal, foi  durante o período de descanso pero no mucho. Não tinha notebook, só o celular.

 Papai Noel transformado em lãzinha… E se fosse a Mamãe, Velinha, seria apagada com um sopro, errador?

Tira Serão, anônima criatura ou troque iluminarão por “a iluminar”, viste?

 Não, cara-pálida, ela não tem, vendeu! Dããã… Eu tenho um monte de discos, graças a Deus nenhum dela.

Anônimo, aos sábados!

 Deixa por disputa, errador?


Já o errador encerra 2023 como começou, errando. Uma, viste?


Miss Caixa, qual é a lógica? Ou é tudo em alta ou é tudo em baixa, viste?

Ah, como se pode ver, o acento em Cláudia não voltou.

Falta o agá, desinformados, ele mudou de ideia faz tempo, arrependeu-se de haver tirado. Não leem jornal, caramba?

 Viva a Cartilha de Disconcordância Gramatical! Públicas, cara-pálida.

Assistir à missa, algum dos deficientes escribas. A menos que se trate de um coroinha, ajudante dos celebrantes.

Máquinas caça-níqueis, caramba. Mais velho que andar pra frente.

Mpor mfavor, mmais mcapricho, mcaramba!

 Mein Got, falta de critério no blog é mato. A turma escreve Estado do RJ, às vezes Estado sem o nome e, agora, quando deve ser obrigatoriamente em alta, Estado significando Nação, manda em baixa. “Aforamente” a falta usual de capricho, “em”mendado…

Cantinho del jefe
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa
Cantinho da mistake/miss Caixa – continua sem acento em Cláudia

 1 – Empresa(!) que montou show no Sambódromo em 2015 para empresa(!) de Arlindo Cruz cobra dívida na Justiça

(!) Mistake continua a mesma… Já ouviu falar que firma é sinônimo de empresa, escriba?

(…), que aconteceu nos (dias 18 e 18 de julho de 2015)(???) na Praça da Apoteose,

(???) Um dia que vale por dois, mistake?

2 – A CBF(?) encerrou, agora no início de 2024, um ciclo de três anos de protocolos que determinava a apresentação de certificado de vacinação contra a Covid-19 para elegibilidade de inscrição na súmula das partidas organizadas pela CBF(?).

(?) Mesmo, mistake? Tem certeza que foi a CBF que encerrou o que ela mesma fazia? Que tal “na súmula das partidas que ela organizou”?

 3 – Prefeito do município(!), João Henrique Campos diz que quer fazer o ‘maior carnaval da história’ do município(!)

(!) Mistake, que tal trocar um dos dois por cidade?

Chico Science (1966-1997), em memória, e Lia de Itamaracá, 79 anos, considerada uma das maiores cirandeiras do país, serão homenageados no carnaval de Recife desse(!!!) ano.

(!!!) Viva ela, ainda não está em 2024! Deste, deste, deste!

 4 – O show será gratuito e a entrada(!) por ordem de chegada a partir das 18h, sujeito(!) a(X) lotação.

(!)(X) Primeiro encontro do ano da terrível dupla mistake/miss Crase! Sujeita à lotação, parzinho só igualado pelo do errador/mister Crase.

5 – Depois de gerar mais de 115 mil novos postos de trabalho este(!!!) ano até novembro, de acordo com os dados do Caged, a CNSaude já projeta gerar mais 120 mil novos empregos em 2024.

(!!!) Caramba, mistake, ainda estamos em janeiro deste ano, foi em 2023! Fenomenal!!!

6 – (…). Uma das possibilidades do foco do incêndio seria(???) a fritadeira.

 (???) Noussa, mistake, que possibilidade improvável, não? É a fritadeira, carambolas.

7 – A Editora Sextante prepara para lançar esse(!!!) ano o novo livro do best-seller Adam Grant,

(!!!) Barrabás, ela não tem conserto (escreveria concerto…)! Como é possível que uma escriba seja tão desconhecedora da sua ferramenta de trabalho? Este, mistake, 2024 desde 1º de janeiro.

8 – Ednaldo Rodrigues deve chamar Dorival Jr para técnico da (seleção brasileira de futebol)(?)

(?) Miss Caixa, apesar de ultimamente não passar de uma selecinha, por que é a única que escreve Seleção Brasileira de Futebol em baixa? Muitos baixam a caixa quando não tem “de Futebol”, mas assim, completão, é só você.

Olha o duvideodó lá da abertura valendo, gente! O que não dá pra entender é como foram diplomados…

 Cantinho da mistake 2 

 Eliminada, não deve ter errado o suficiente para merecer um lugar definitivo no blog.

Cara-pálida anônimo

                                                                  ***************

VOLTA DE FÉRIAS…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter