Copinha

Copinha: 13 curiosidades sobre as finais do torneio. Blog Mário Marinho

Copa SP de Futebol Jr  – a Copinha –  começou em 1969 e terá decisão da atual edição entre Cruzeiro e Corinthians

Copinha

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre Cruzeiro e Corinthians, como manda   tradição, será um evento do aniversário da cidade de São Paulo, fato que acontece desde a primeira edição, disputada em 1969. Em todas as decisões disputadas até aqui, são vários craques já revelados, diferentes palcos e inúmeras curiosidades. Abaixo, levantamento feito por Victor de Pala Rocha do www.bettercollective.com mostra 13 curiosidades sobre as finais da Copinha. Confira:

Finais com maior número de gols 

Foram duas em que houve oito gols na decisão. Na primeira, em 1971, o clássico carioca entre Botafogo e Fluminense terminou empatado em 4 a 4. Na disputa de pênaltis, o tricolor das Laranjeiras levou a melhor e venceu por 4 a 3. Na segunda oportunidade, em 2001, outro empate por 4 a 4, dessa vez entre o extinto Roma Barueri e o São Paulo. O time recém-criado na época levou a melhor e venceu a disputa por 6 a 5.

Finais com menor número de gols

Foram três, no total, em que houve empates sem gols. Na primeira, em 1975, o empate foi entre Atlético-MG e Ponte Preta, com vitória do time mineiro nos pênaltis por 5 a 3. Três anos depois, foi a vez de Inter e Corinthians empatarem em 0 a 0. A equipe gaúcha levou a melhor com a vitória nas penalidades por 5 a 4. Em 2006, o América-SP levou a melhor sobre o Comercial-SP com vitória nos pênaltis por 3 a 1.

Clubes que representam oito Estados jogaram a final

São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul. No entanto, baianos, goianos e paranaenses não ficaram com o título (Bahia, Goiás e Athletico Paranaense).

14 finais já foram disputadas nos pênaltis 

Ao todo, o título foi decidido nas penalidades em 14 oportunidades, nos seguintes anos: 1971, 1975, 1978, 1992, 1994, 1997, 1998, 2001, 2003, 2006, 2007, 2010, 2016, 2019 e 2020.

Dez estádios já receberam a decisão

O centro esportivo Vicente Ítalo Feola recebeu as duas primeiras edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1969 e 1970. A terceira edição foi realizada no Centro Esportivo de Pirituba. A quarta edição foi realizada no Pacaembu, palco que virou tradicional em receber a decisão. No total, foram 35 finais no estádio que recebeu a Copa do Mundo de 1950. Canindé (6), Parque São Jorge (2), Morumbi (2), Palestra Itália/Allianz Parque (2), Nicolau Alayon (1) e Olímpico da USP (1) foram outros estádios que receberam a final. Neste ano, a decisão será disputada na Neo Química Arena, pela primeira vez.

Lucas Paquetá campeão em final de 2016 contra o Corinthians

Jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022, Lucas Paquetá atuou na decisão da Copinha contra o Corinthians e fez o gol na disputa de pênaltis, vencida pelo Flamengo carioca por 4 a 3 após empate por 2 a 2 no tempo normal.

Casemiro campeão em final de 2010 contra o Santos 

O volante Casemiro, presente em duas Copas do Mundo com o Brasil, foi titular do São Paulo na final contra o Santos, vencida nos pênaltis por 3 a 0.

Deco destaque de final pelo Corinthians em 1997 

O meia Deco, que se naturalizou português e disputou duas Copas do Mundo com o país luso, venceu a final da Copinhha pelo Corinthians contra o Lousano Paulista, em disputa vencida nas penalidades. O jogador chegou a vencer duas Ligas dos Campeões, uma pelo Porto e outra pelo Barcelona.

Kaká campeão em final pelo São Paulo em 2001

O meia, campeão do mundo com o Brasil e eleito o melhor jogador do mundo em 2007, estava no elenco campeão da Copinha em 2001 mas, curiosamente, não era titular. Ele foi alçado aos profissionais no mesmo ano pelo técnico Vadão.

Dener campeão pela Portuguesa em goleada contra o Grêmio em 1991

Talento da Portuguesa e que marcou época com golaços, Dener inclusive foi homenageado com o nome do prêmio do gol mais bonito da Copa São Paulo Júnior atual. Ele foi o autor do primeiro gol na goleada por 4 a 0 sobre o Grêmio na decisão. Dener faleceu três anos depois em um trágico acidente de carro.

Marquinhos campeão em final de 2012 contra o Fluminense 

Zagueiro da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo, Marquinhos foi destaque do Corinthians na campanha do título da Copinha contra o Fluminense. Curiosamente, seu parceiro de zaga na ocasião, Antônio Carlos, fez os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, atual time do zagueiro.

Rogério Ceni campeão em final contra o Corinthians em 1993

O goleiro multi campeão pelo São Paulo e com o maior número de gols na história do futebol foi titular na decisão contra o Corinthians em 93, e venceu por 4 a 3.

Raí na final pelo Botafogo de Ribeirão Preto contra o Atlético-MG em 1983

O meia Raí, ídolo do São Paulo e campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994, atuou na final da Copinha pelo Botafogo-SP, mesmo time que seu irmão mais velho, Sócrates, foi revelado. O Galo venceu a decisão por 2 a 1.

__________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

__________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter