medo da morte

Medo da morte. Por Meraldo Zisman

Medo da Morte

Em um contexto mais moderno, observamos que o medo da morte continua a ser um fator preponderante em quase todas as atividades humanas. Contudo, essa apreensão ganhou recentemente novas nuances, impulsionada pela constante exposição nas redes sociais, onde a busca pela validação virtual e a comparação incessante tornaram-se fontes adicionais de ansiedade e insegurança.

É relevante ressaltar que,  ao utilizarmos o termo “Homem”, estamos nos referindo tanto ao gênero masculino quanto ao feminino. Na contemporaneidade, o Homem é um ser imerso em uma teia de conexões digitais, que moldam sua identidade não apenas pelos aspectos físicos, mas também pelos atributos virtuais e pela incessante busca por reconhecimento nas redes sociais.

O conhecimento da morte pelo Homem é reflexivo e conceitual, contrastando com a ignorância dos animais quanto a essa inevitabilidade. Em meio às tecnologias avançadas e inovações científicas, a dualidade entre corpo e a alma persiste, com o corpo, mesmo sendo aprimorado por avanços biomédicos, ainda sendo visto como um recipiente mortal, enquanto a alma é fortemente influenciada pelas i ntromissões e exigências da era digital.

A morte, em sua expressão contemporânea, permeia as mentes humanas através de memes da cultura virtual, debates éticos sobre inteligência artificial e a exploração de novas fronteiras científicas, inclusive a busca pela imortalidade. Nesse contexto, o medo da finitude continua a impulsionar o Homem a explorar desde a escala subatômica até à vastidão do cosmos, agora amplificada pela interconectividade global e pelas oportunidades tecnológicas.

A chegada da morte, entretanto, é inexorável.

_________________________

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.
Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

3 thoughts on “Medo da morte. Por Meraldo Zisman

  1. Excelente abordagem de um Tema que incomoda muitos e que é um assunto de alta e ampla complexidade para ser abordado, mas o Dr. PHD Meraldo Zisman, o fez de forma brilhante ao ser simples direto e conciso, pois o tema de interesse geral e nos dias de hj mais ainda, pois a Sociedade no todo busca freneticamente evitar o desfecho final!!

  2. Excelente abordagem de um Tema que incomoda muitos e que é um assunto de alta e ampla complexidade para ser abordado, mas o Dr. PHD Meraldo Zisman, o fez de forma brilhante ao ser simples direto e conciso, pois o tema de interesse geral e nos dias de hj mais ainda, pois a Sociedade no todo busca freneticamente evitar o desfecho final, que muitos procuram evitar ou disfarçadamente se afastar do mesmo. Parabenizo o Dr. Meraldo pela forma exitosa ao abordar o Tema!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter