Copa do Brasil

Copa do Brasil: a primeira zebra. Blog Mário Marinho

Copa do Brasil

O Cruzeiro foi eliminado ontem na Copa do Brasil pelo modesto, mas batalhador, Sousa, da cidade de Sousa, na Paraíba.

Até os 43 minutos do segundo tempo, o time mineiro do Ronaldo Fenômeno, estava se classificando, já que o empate, 0 a 0, lhe garantia a vaga.

Porém, em apenas dois minutos, o Sousa fez 2 a 0, fazendo valer aquele velha máxima de que o jogo só acaba quando termina.

Antes de mais nada, chama a atenção o time chamar-se Sousa, normalmente, um sobrenome.

Mas a explicação é simples.

A cidade leva o nome de Sousa porque seus fundadores, o padre Bento Freire de Sousa e pelo capitão-mor José Gomes de Sá eram originários da cidade de Sousa, em Portugal.

Com cerca de 70 mil habitantes, localizada a 430 quilômetros da Capital João Pessoa, a cidade foi fundada em 1766.

É uma cidade, como se vê antiga, ao contrário do time Sousa, fundado em 10 de julho de 1991. Tem como mascote um dragão e tem a alcunha de o Melhor do Sertão. Seu estádio é o Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão, nome do ex-prefeito e político famoso da cidade. Tem capacidade para 14 mil torcedores mas, na noite de ontem, quarta-feira, 21-02-2024, data histórica, não estava lotado: choveu muito na cidade.

O gramado, pesado e encharcado, acabou prejudicando o andamento do jogo, principalmente para o Cruzeiro.

Mas, de todo jeito, meus conterrâneos mineiros foram se garantindo até os 43 minutos, quando veio a tragédia do primeiro gol.

O Cruzeiro se lançou ao ataque, procurando o gol que lhe garantia a classificação (no regulamento da Copa do Brasil, na fase atual, os times visitantes têm a vantagem do empate para se classificar).

Mas quem marcou novamente foi o bravo Sousa.

E o Cruzeiro, maior campeão da Copa, viu terminarem os sonhos de conquistar seu sétimo título.

Não pense, porém, que o Cruzeiro é o primeiro time grande a ser derrotado na Copa do Brasil que está sempre provocando surpresas.

O Internacional de Porto Alegre já caiu duas vezes na primeira fase: em 1990, para o Criciúma e em 2022 para o Globo-RN.

Seguiram o mesmo caminho, o Fluminense, em 1994, para o Linhares-ES; o Palmeiras, em 2002, para o Asa de Arapiraca; o Botafogo, em 2018, para o Aparecidense-GO; o Grêmio, em 2002 para o Mirassol.

Como se vê, a Copa do Brasil é um torneio democrático, de milionária premiação, mas que reservas surpresas nem sempre agradáveis.

—————————–

Daniel Alves

condenado

Daniel Alves
CONDENADO!

A Justiça Espanhola anunciou ontem a condenação de Daniel Alves por estupro cometido em uma boate da Espanha.

Sua pena: 4 anos e seis meses.

A defesa da vítima queria pena máxima: 12 anos. A Promotoria pediu 9 anos.

A decisão da Juíza foi por 9 anos, mas, com a atenuante de diminuição da pena por Daniel Alves ter concordado em pagar multa de 150 mil euros, quase 900 mil reais.

Esse dinheiro vai para a vítima como indenização por danos morais e físicos.

Um detalhe: como Daniel Alves estava com seus bens bloqueados pela Justiça Espanhola, que o socorreu foi o amigo Neymar.

Não ficou esclarecido se foi uma doação ou um empréstimo.

Não sei se foi uma pena justa ou não. Haverá muita discussão sobre o tempo de cadeia.

Porém, o que se deve comemorar é que houve uma punição para servir de exemplo.

__________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

__________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter