tumulto

Um tumulto desnecessário. Por Wladimir Weltman

Tumulto…parei pra pensar e me questionar — o que se esconde por trás da bombástica declaração do Presidente Lula,  dias atrás, acusando os israelenses de imitarem seus algozes nazistas praticando um “genocídio” palestino?

“Ele não sabe nada e acha que sabe tudo. Antevejo uma bela carreira política."
- George Bernard Shaw, Major Bárbara

Desde o ataque do Hamas a Israel no dia 7 de outubro, uma guerra tomou conta de Gaza. Nesse conflito mais de 30 mil  já perderam a vida – 28.473 palestinos e 1.410 israelenses, incluindo 88 jornalistas (83 palestinos, 2 israelenses e 3 libaneses) e mais de 136 funcionários da UNRWA. Sem dúvida um número impressionante. Mas não irreal para a realidade de qualquer conflito armado.

Vejam só: na guerra da Rússia com a Ucrânia calcula-se que 88 mil soldados russos e 30 mil ucranianos já morreram. Mas os números podem ser ainda maiores.

Há porém países onde não há guerra,  mas os números de fatalidades são impressionantes.

Nos EUA, em 2023, calcula-se que 43 mil  pessoas foram mortas.

E a 14 mil quilômetros de distância na América do Sul existe outro país cujos números são preocupantes. Este país chama-se Brasil.

Ao contrário dos EUA, onde é fácil se comprar uma arma, o Brasil registrou em 2023 um número absurdo de mortes violentas. Foram 40.464 homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

E, segundo a UNICEF, todos os anos morrem uma média de 7 mil crianças e adolescentes no país vítimas de balas perdidas e outras violências.

Somando-se a isso ficamos sabendo que até dezembro de 2023 morreram 363 indígenas no Brasil. É, nós ainda matamos índios no Brasil…

tumultoTristemente essas mortes não foram à bala – como nos filmes de cowboys americanos – nós matamos nossos índios com doenças sem auxilio médico e desnutrição. O mais triste é que ninguém parece muito preocupado com essas mortes no Brasil. Especialmente em Brasília.

Por tudo isso parei pra pensar e me questionar — o que se esconde por trás da bombástica declaração do Presidente Lula,  dias atrás, acusando os israelenses de imitarem seus algozes nazistas praticando um “genocídio” palestino?

Por que ele foi mexer nesse vespeiro?

Ninguém vai me fazer acreditar que ele é alguém realmente preocupado com o sofrimento dos palestinos. Mas, se é esse o caso, se ele realmente sofre por esse povo, que merece ser ajudado de alguma forma, por que será que o presidente do Brasil, esse paladino da justiça internacional, não parece dar a mínima por seus próprios conterrâneos?

Os índices de mortalidade e violência nas cidades brasileiras são alarmantes. Será que antes de declarar toda a sua revolta contra Israel, não seria o caso dele voltar as vistas pra seu próprio quintal e tratar de fazer algo a respeito do sofrimento das famílias enlutadas do Brasil?

Como disse uma vez o sábio jornalista Aparício Torelly, o Barão de Itararé:

“A moral dos políticos é como elevador: sobe e desce. Mas em geral enguiça por falta de energia, ou então não funciona definitivamente, deixando desesperados os infelizes que confiam nele.”

_________________________________________________________

WLADIMIR WELTMAN – é jornalista, roteirista de cinema e TV e diretor de TV. Cobre Hollywood, de onde informa tudo para o Chumbo Gordo

_________________________(DIRETO DE LOS ANGELES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter