salario - Suiça

Nem sempre a Suiça está à frente do Brasil. Por Rui Martins

… A Suíça viveu, no domingo, o que a imprensa definiu, como uma votação histórica – a aprovação de uma décima-terceira renda para os aposentados!

Salário Mínimo na Suíça

A Suíça viveu, no domingo, o que a imprensa definiu, como uma votação histórica – a aprovação de uma décima-terceira renda para os aposentados!
Ora, uma décima-terceira renda para todos os aposentados já foi aprovada faz mais de 60 anos no Brasil, em junho de 1962.

Exatamente como aconteceu no Brasil, os políticos da direita suíça passaram estes últimos meses tentando amedrontar o povo, pela imprensa e com declarações, agitando a perspectiva disso representar uma despesa imensa para os cofres públicos. Era essa a mesma argumentação dos grupos econômicos brasileiros, retratada por uma das manchetes de primeira página do jornal O Globo (26 de abril de 1962) na qual se lia: “Considerado Desastroso para o País um 13.º Mês de Salário”.

Essa foi uma das últimas conquistas da campanha do presidente João Goulart pelas Reformas de Base. Dois anos depois houve o Golpe militar, porém, os militares não tiveram coragem de acabar com o décimo-terceiro salário e renda de aposentadoria natalinos.

… SUIÇA conquista de hoje pelos aposentados suíços deveu-se à uma iniciativa da União Sindical Suíça, que para ser posta em votação nacional conseguiu o apoio de mais de 100 mil assinaturas.

Essa a grande diferença com a Suíça – logo depois dessa conquista salarial lançada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, o Brasil, que vivia um momento de reivindicações sociais, teve um Golpe militar. A conquista de uma décima-terceira renda natalina pelos suíços não provoca qualquer problema institucional.

13.º para aposentados suíços – conquista sindical

A conquista de hoje pelos aposentados suíços deveu-se à uma iniciativa da União Sindical Suíça, que para ser posta em votação nacional conseguiu o apoio de mais de 100 mil assinaturas.

Mas não foi rápido. Tudo começou em fevereiro de 2020 com a Iniciativa Popular com o nome de Para Viver Melhor a Aposentadoria. As assinaturas foram entregues ao governo em maio de 2021 e, depois de passarem pelos prazos, que permitiam análise pela Assembléia federal e possibilidade de contra-proposta, deram lugar à convocação de um plebiscito nacional, hoje 3 de março de 2024. O resultado final mostrou ter sido apertado, 58,2% votos favoráveis e 42,8% contrários.

Os partidos de direita pediam ao povo para votarem contra, alegando ser uma despesa pesada para o país. Os partidos de esquerda denunciavam um empobrecimento da população diante da atual inflação.

Os cantões suíços de língua francesa e italiana aprovaram a iniciativa, enquanto os aposentados de oito cantões de língua alemã, agrários e conservadores, votaram contra si próprios rejeitando a criação da décima-terceira renda para os aposentados. Essa nova lei, a primeira de teor social proposta e aprovada pelo povo suíço, deverá entrar em vigor em 2026.

DIRETO DA SUIÇA


  • Rui Martins também está em versão sonora no Youtube, em seu canal –

https://www.youtube.com/@rpertins

_________________________________________

Rui Martins – Direto da Suiça – é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu Dinheiro sujo da corrupção, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, A rebelião romântica da Jovem Guarda, em 1966. Foi colaborador do Pasquim. Estudou no IRFED, l’Institut International de Recherche et de Formation Éducation et Développement, fez mestrado no Institut Français de Presse, em Paris, e Direito na USP. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.

_________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter