MULHER - MARIA
8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MULHER

Ah, mulher! Pensar que, em épocas perdidas no tempo, houve civilizações em que você representava apenas objeto de procriação, sem direito de qualquer espécie. Nem prazer lhe era permitido sentir.

Como um referencial de discriminação, há três mil anos, na Grécia, berço do movimento olímpico, se você fosse encontrada no estádio de Olímpia, seria atirada ao mar, do alto do Rochedo Typeu, sem qualquer forma de julgamento. Por ser considerada um ser inferior, não podia assistir ao grandioso espetáculo esportivo-religioso realizado em honra a Zeus. Esse privilégio era concedido apenas aos deuses e aos homens.

Mas você, mulher, resistiu às pressões e atravessou os séculos, servindo aos homens, gerando vidas e povoando regiões. Gerou homens que provocaram medos, dores e terríveis tragédias. Outros houve, porém, que se tornaram exemplos de fé, caridade, perdão e muito amor.

Passava o tempo, as civilizações passavam e você, mulher, sempre desprestigiada. Até que, em Belém, província da Judeia, da jovem Maria de Nazaré, nasceu Jesus Cristo, cujo nome significa Messias Salvador.

A emblemática e amorosa figura de Jesus tornou-se um marco na história da humanidade. Seu nascimento inaugurou a Era Cristã e foi Ele que assinou uma carta de alforria, mostrando ao mundo que você, mulher, por justiça, deveria ser tratada com a mesma deferência concedida aos homens.

Iniciada a marcha, aos poucos você foi conquistando direitos. Passou a ter acesso à instrução, às artes, às ciências, ao trabalho, ao voto, à política, à religião e até ao esporte. Foi uma difícil e lenta caminhada, mas hoje você está valorizada, é ouvida, aplaudida e prestigiada.

Por esse reconhecimento desejo homenageá-la e o faço por meio da jovem e linda mulher, que deu vida ao Meigo Rabi da Galileia. Usarei para isso, as rimadas palavras do amigo que gosta de ser chamado Mineiro de Coração:

Quando Deus quis dar ao mundo / Do Evangelho a alegria / Não pediu apoio a César / Buscou as mãos de Maria.”.

Maria, sempre bendita!  Pois foi o Teu Filho que libertou a mulher, ajudando-a a conquistar o lugar de honra onde ela se encontra.

Para que possa ser homenageada todos os anos no Dia Internacional da Mulher.

São Paulo, 08 de março de 2024.

_________________________

Laurete Godoy

Laurete Godoy  Escritora e pesquisadora. Autora de Brasileiros voadores – 300 anos pelos céus do mundo. 

 

4 thoughts on “Você, mulher. Por Laurete Godoy

  1. Laurete, Parabéns!!
    Como sempre, uma excelente escritora!
    Convivemos pouco, assim , que entrei na Alesp, você saiu!!
    Saudades de você!!
    Sucesso sempre!!!
    Nesse dia da mulher, a você e a todas mulheres, guerreiras, muita saúde, paz, amor, dignidade , respeito!!!
    Bjsssss

  2. Parabéns Laurete!!,.. você sempre prestigiado todos (as),com sua inteligência, sua sensibilidade e sua perspicácia na escrita…você é uma mulher à frente do seu tempo…, e é uma incentivadora da escrita, da leitura e do trabalho continuo…continue com seu exemplo de trabalhadora incansável…

    beijos no seu coração

    sua admiradora Dedé

  3. Boa noite Lau querida ,como sempre se debruçando, sobre um tema polêmico, mas com muito brilho. Gratidão pela linda história, te desejo um lindo e abençoado dia da Mulher, bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter