futebol brasileiro

As Mazelas do Futebol Brasileiro. Por Luis Filipe Chateaubriand

O futebol brasileiro, tão vencedor ao longo do tempo, atualmente conta com problemas, graves problemas, que comprometem a sua credibilidade…

Bandeira do brasil de bola de futebol | Foto Premium

O futebol brasileiro, tão vencedor ao longo do tempo, atualmente conta com problemas, graves problemas, que comprometem a sua credibilidade.

Um desses problemas é o calendário de nosso futebol.

Clubes grandes que jogam muito, clubes de menor investimento que jogam pouco, a não realização do Campeonato Brasileiro ao longo de toda a temporada, a justaposição de jogos de clubes com jogos da Seleção Brasileira e a não coincidência com o calendário do futebol europeu, todos estes aspectos são negativos em termos de calendário.

Não querer enxergar a necessidade de se melhorar o calendário do futebol brasileiro é algo deplorável.

Outro desses problemas é a violência.

Especialmente a briga de torcidas – seja no estádio, seja fora dele – é algo que inibe a presença das famílias no futebol, empobrecendo-o, descaracterizando-o, desestruturando-o. O futebol deve dar o exemplo para a sociedade da civilidade, e combater a violência é um imperativo moral.

Mais um desses problemas são as péssimas arbitragens.

Os árbitros são despreparados – seja fisicamente, seja tecnicamente – além da atividade de arbitragem não ser profissional, o que influencia negativamente o resultado dos jogos e a credibilidade destes.

Assim, as arbitragens são, simplesmente, desastrosas.

Há outros problemas: as transferências de jovens jogadores para o futebol estrangeiro.

Essas jovens promessas não chegam a jogar no Brasil por muito tempo e, assim, os clubes brasileiros são privados de contar com talentos que os poderiam conduzir a bons resultados.

Além de, é claro, a torcida brasileira se ver privada de assistir a esses jogadores de talento raro.

Finalmente, outro problema é a falta de identificação da Seleção Brasileira com o povo brasileiro.

A maioria dos jogadores que atua na Seleção Brasileira é oriunda do exterior, portanto atletas com pouca conexão com o Brasil.

Creio que a Seleção Brasileira deveria ser formada por jogadores que atuam no Brasil.

O quanto antes identificar os reais problemas do futebol brasileiro é algo imprescindível para se obter soluções que contribuam para que nosso futebol seja melhor.

______________________________

Luis Filipe Chateaubriand –   Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter