INOCENTES

por Benjamim Cafalli

INOCENTES
por Benjamim Cafalli

 Para as inocentes vítimas não há ressurreição

 Um dos malefícios do golpe militar que completou 60 anos ontem, 1º de abril, esta é a data correta, foi a extinção das Guarda Civil e Força Pública para a criação da Polícia Militar. Esta surgiu com um único intuito, “proteger a população contra o perigo comunista”. O treinamento dos PMs foi pensado tendo em vista a repressão com o uso de métodos violentos. Violência como princípio e treinamento inadequado resultaram naquilo que se tem visto, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. É preciso ressaltar que, assim como acontece nas Forças Armadas, a maioria não aderiu aos métodos inadequados, o problema são  os grandes danos causados à população pelos que aderiram. Mais ou menos o que acontece em relação aos muçulmanos. Compõem uns 23% da população, mas o destaque fica com os criminosos do Estado Islâmico.

 Exemplos não faltam, dois dos mais recentes são as operações Escudo e Verão levadas a efeito – e cheias de defeitos – pela PM de São Paulo, estado governado pelo bozoide com firma reconhecida Tarcísio de Freitas e seu cúmplice temporariamente afastado secretário da (in)Segurança Pública “capitão” – triste patente – Guilherme Derrite. Somente no primeiro trimestre deste ano, segundo do mandato de TF, a PM causou 86% mais mortes que as cometidas no mesmo período do ano passado.

 Durante a Escudo foram mortas 28 pessoas, todas, segundo a PM, em legítima defesa. Mas testemunhas negaram a “legítima defesa” em quase todas, afirmando que foram execuções. Poucas das ações foram registradas por câmeras corporais.

 A situação piorou quando foi deflagrada a Operação Verão. Cinquenta e seis mortos até o momento, repetindo-se a ladainha da legítima defesa. Somente 6% das ações foram registradas por câmeras corporais. No caso da Verão há registro feito por câmera de segurança na rua de PMs quebrando uma câmera, mas esqueceram-se de que havia outra.

 Além de ocorrerem mortes inexplicadas, há o festival de mentiras para tentar justificá-las. Um dos episódios ocorrem em Santos no último fim de semana. Uma mulher foi morta por um tiro na cabeça enquanto esperava, conversando com uma amiga em uma praça, pelo filho que havia deixado para cortar cabelo. Foi atingida por uma “bala perdida” que sempre encontra e mata um inocente. A PM alega ter abordado “suspeitos” em uma moto que atiraram contra eles. A amiga da vítima nega com firmeza que tenha havido o tiroteio, afirma que só os PMs atiraram.

 Também no fim de semana mais dois episódios que mostraram falta de preparo adequado ou de violência como método principal. Um PM à paisana foi assassinado por colegas na capital. Ele abordava com arma em punho  pessoas que considerou em atitude suspeita em um carro. PMs que faziam ronda viram a cena e usaram o triste método “atirar primeiro e perguntar depois” e mataram o colega.

 O segundo episódio aconteceu em Santos. Oito PMs dispararam 188(!!!) tiros de fuzil contra três “suspeitos” em uma operação. Não acertaram um único tiro e os “suspeitos” fugiram. Foi no sábado, dia antes reservado à malhação de Judas. Eles devem ter fugido gritando Aleuluia, Aleluia, o apelido do dia.

 Outra marca registrada é a corrupção, característica marcante da PM do Rio de Janeiro. Mas a de São Paulo não está imune.

 Um ex-tenente-coronel condenado como chefe de um enorme esquema de corrupção na história da PM afirmou que em todas as unidades gestoras da corporação há esquemas de desvio de dinheiro, por meio de caixa 2, iguais aos que levaram à sua condenação. “Todas as unidades têm caixa 2. Todas têm. Quem falar que não tem está mentindo”, disse ele em entrevista à “Folha de S.Paulo”. São 104 unidades.

Ele mostrou recibo e um cheque envolvendo um coronel e um juiz. Os processos contra os dois foram arquivados. Mas na Justiça Militar, o que não quer dizer muita coisa.

No domingo houve um caso em que cabe o “onde há fumaça, há fogo”. Um motorista que dirigia um Porsche (R$ 1 milhão) em alta velocidade atingiu um carro pela traseira, destruindo-o e matando seu motorista. A mãe do causador da morte foi ao local do acidente e disse aos PMs que atenderam a ocorrência que o filho estava ferido na boca e que iria levá-lo a um hospital. Os zelosos militares liberaram os dois sem teste de bafômetro… ferido na boca… e sem acompanhá-los. Resultado: não foram ao hospital – iria suspeitoso adequado – e escafederam-se. Ontem descobriu-se que o Porsche pertence à empresa do marido da cuidadosa mãe.

Caso muito insuspeitamente supostamente suspeito de pixuleco, não?

Que gente de Kim ta categoria

“Cristãos” capitaneados – se é que me fiz entender – pelo deputado bozoide e um dos pretendentes a ser prefeito paulistano Kim Kataguiri fizeram uma falsa interpretação do pôster divulgado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto relativo à Sexta-Feira da Paixão.

 Ele, assim como toda a bolsonalha, atribuiu ao cartaz um sacrilégio, “Guilherme Boulos busca o apoio dos evangélicos ao mesmo tempo em que seu grupelho de invasores blasfemam Jesus no dia de sua morte!”, escreveu.

Trata-se de mais um caso de desonestidade intelectual, interpretação torta do tipo das que fazem os “pastores evangélicos” que apoiam um criminoso, negando tudo o que pregam para arrecadar dízimos. É evidente que se trata de referência à  violência cometida contra inocentes por parte das polícias. São os soldados romanos citando um inocente, Jesus, mas considerado um bandido por eles assim como fazem os coisiformes que deturparam a clara intenção da mensagem. O recado é para eles, para os quais não importa se o morto é executado ao arrepio das leis e que tais ações resultem na morte de inocentes.

Atenção, atenção!

 O advogado do valhacouto PL declarou a respeito da possibilidade de o TRE-PR não cassar o mandato do ex-tudo e, quem sabem  ex-senador Sergio Moro: “Se o TRE-PR não cassar, vai descumprir uma decisão do TSE, que já aconteceu há alguns anos e vem acontecendo há algum tempo.”.

Pois o “Mirando” completa: “Se o STF não mandar o ignaro ignóbil para a cadeia estará descumprindo a Constituição, este é o lugar adequado para quem atenta contra o Estado Democrático de Direito.”.

 O que Einstein falava mesmo sobre a burrice humana?

 Ah, é infinita. Mais uma prova. A assessoria do bozoide Cláudio Castro  –  com a sugestiva sigla Ascom, é só tirar o eme e fica perfeita –  cortou Lula da foto, mas deixou a marca registrada dele bem evidente, a mão em que falta o dedo perdido nos tempos em que era torneiro mecânico. A rata dá bem a dimensão da mediocridade da bolsonalha:

 

O “Mirando” conseguiu a foto bem rapidim, na quinta (28), via Marli, a Única, o problema foi a folga… Mas vai que alguém não viu…

 Que azar!

A Trafigura, uma empresa suíça de negociação de commodities, declarou-se culpada à Justiça norte-americana  pelo pagamento de propina a autoridades brasileiras para garantir negócios com a Petrobras. Concordou em pagar multa de US$ 127 milhões por violar da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior que vige por lá.

A empresa teve muito azar, se a condenação tivesse acontecido aqui poderiam contar com a suspensão do pagamento, o ministro “Adias” Toffoli não tarda e não falha.

Incoerência  covarde ou covardia incoerente?

A ministra do Planejamento Simone Tebet, da cota nomeados em troca de apoio do partido, disse que apoiará o bozoide prefeito paulistano  Ricardo Nunes em sua tentativa de permanecer no cargo. Mas declarou que não subirá em palanque se o guia do candidato, o ignaro ignóbil, estiver presente.

Que lógica, apoia o seguidor, aquele que sabe de todos os crimes cometidos pelo ídolo e ainda assim o admira, mas finge não saber que faz jogo duplo.

Acha que está enganando quem, cara-pálida? Lula? A especialidade dele é enganar, fato raro acontecer o contrário.

 Faz uma semana…

 … que Israel vem desrespeitando uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que  determinou o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. O que representam sete dias – oito hoje – comparados aos 76 anos que vem fazendo isso?  

 A vida é complicada

 No domingo foi disputada a primeira partida da final do Paulistão, clássico entre Palmeiras e Santos que, nos velhos tempos, significava futebol de encher os olhos.

 As diretorias de Corinthians e São Paulo recusaram-se a ceder Itaquerão e Morumbi para que a partida fosse disputada em um deles. A Vila Belmiro, do Santos, é muito pequena. Alguns analistas consideraram a medida absurda. Aí é que a porca torce o rabo. Quando o Corinthians alugou o Itaquerão para que o Santos disputasse a classificação, fez parte do contrato não mencionar caso  houvesse depredações por parte da torcida santista.

 Houve, quebraram cadeiras, quebraram banheiros, picharam paredes. Então, é normal que os clubes tenham se negado a alugar seus estádios. Os analistas é que não se informaram direito antes de emitir opinião.

 Ele está precisando ouvir o rei Juan Carlos…

 … com urgência! Tite, ¡¿Por qué no te callas?! Saiu em defesa do estuprador Daniel Alves, agora, defende um fraudador, Gabigol. Foi denunciado com base no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem e suspenso por dois anos por fraude em um teste.

Tite enviou mensagem ao condenado dizendo-se solidário, “O que posso fazer agora é ser solidário. Mandei mensagem a ele, a gente o quer o mais rápido possível de volta, mas quer também que essa situação, no aspecto jurídico, seja resolvida. A situação tem as suas particularidades jurídicas no caso, que estão sendo analisadas.”.

Trocados alguns termos parece muito com o comentário feito em relação a Daniel Alves.

Uma pergunta inocente…

… para quem não consegue separar fé demais da realidade: sete pessoas morreram e várias ficaram feridas depois que um micro-ônibus atropelou um grupo que seguia em  procissão para celebrar a Páscoa da Ressureição em Jaboatão dos Guararapes (PE) .

Foi Deus que quis?

 Lembrou-me de Anthony Bourdain…

… e seu livro “Cozinha Confidencial”. Nele diz que cortes de pratos em  menus de restaurantes, em geral, representam o começo do fim ou, no mínimo, a perda de  qualidade.

 “O Estado de S. Paulo”, que já não vai bem das pernas há algum tempo, fez cortes na redação. Demitiu o editor de Esportes Robson Morelli e um articulista, Pedro Doria. Este, ao despedir-se em seu último escrito, cometeu um grave erro. Teclou que “ Este jornal, O Estado de S. Paulo, tem uma história heroica de resistência a ditaduras.”. Não é verdade, apoiou – e muito – o golpe de 1964 que completou 60 anos em 1º de abril. Sim, esta é a data correta. Infelizmente, não foi mentira.

 O jornal, tempos depois, arrependeu-se do apoio. Pagou um preço, sofreu pesada censura, tentativa de recolhimento de edição, passou a publicar Camões em matérias censuradas. Mas que apoiou o golpe em um primeiro momento, apoiou. É só consultar o arquivo.

 Não tem jeito

 Eles querem ser sofisticados, usar palavras simples parece que é pecado. O problema é que não sabem usar, ignoram as normas gramaticais. “Com a chuva a visibilidade reduz”. Reduz o quê, cara-pálida? SE reduz, caramba. Mas por que não o simples e preciso diminui?

 “Os preços aceleram”. Aceleram o quê, cara-pálida? Por que não o bom e simples aumentam? Não é fino o suficiente para vocês? Por que ninguém, morre, vai a óbito, caramba?

 Eta gente metida a besta e, pior sem capacidade para ser.

 Aforamente a confa, falam na Ceasa e no Ceagesp e é o contrário, Centro Estadual de Abastecimento, no Ceasa, masculino, e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, na Ceagesp, feminino.

 No SP1

 “A menina foi conhecer a arena do Corinthians pela primeira vez.”. Como se conhece pela segunda, cara-pálida?

 Não é machismo, juro!

 Sou mulherista, mulheres são o que há de melhor na face da Terra. E umas santas, gostam da gente e nos aguentam. Mas a novidade de narradoras em eventos esportivos é um pé nos países´baixos. Trimbres de voz desagradáveis, falam mais que a boca,  omitem informações importantes, são piores que os piores dos narradores. Duro de aguentar assistir a eventos esportivos  sem som, perdem a emoção. Mas é melhor que ter irritação. Caramba, quando é que vão descobrir que TV tem imagem, que não precisam descrever o que se vê, é preciso dar nomes, chamar a atenção para detalhes, o que Raul Tabajara, locutor da TV Record nos anos 1950/60, bem antes de ser o horror que é hoje nas mãos do mercador da fé Edir Macedo, fazia? E, principalmente, não berrem, falem mais baixo! Chega o à beira de um ataque histérico Luiz Carlos Júnior!

 A crítica não vale para as comentaristas, principalmente as ex-esportistas. O único reparo a elas – e vale pros homens – é um pouco de corporativismo, alívio na crítica aos erros crassos e maus desempenhos de atletas.

 Vale pra locutantes e locutantas

 É preciso acabar com a bobagem que narração cria clima, o que cria é a qualidade do que se vê, gritaria só atrapalha, dirige ao botão Volume do controle remoto. Ou o de outro canal.

 (CACALO KFOURI)

                                                                   ***************

Viva o Info!

 Quanta incompetência! Segundo os caprichosos cara-pálidas todo o elenco e a direção foram dublês deles mesmos. Assim cai o orçamento do filme…

 

                                                                  ***************

Copiada da Coluna Milly Lacombe

 Não deveríamos estar falando do futuro de Endrick mas sim de seu passado

O Palmeiras entrou em campo pela (semi-final)(XXX) do Paulistão usando uma camisa toda branca em nome de uma sociedade mais justa.

(XXX) A cara-pálida ainda está no passado,  nos tempos da Kombi, do Mille (Fiat), sem notar o presente … Semifinal desde 2009.

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

 Polícia encontra 1,2 tonelada de cocaína no litoral

A Polícia Civil apreendeu 1,2 tonelada de cocaína em(!!!) Guarujá, no litoral paulista.

(!!!) Ih, escriba, que coragem! Vai ser advertido, a norma aí é errar, escrever no.

 Uma parábola sobre a barbárie

Foi então que se deparou com passagens que chamaram (X) sua atenção:

(X) A, cara-pálida.

(…). Os três sobreviventes do Chile fizeram uma denúncia chocante contra os companheiros reaparecidos no Brasil: não se tratavam(!!!) de heróis, mas de amotinados.

(!!!) Não se tratava, impessoal, caramba. Tem todo o jeito de interferência da edição, o autor é ex do jornal, atual colaborador, e sempre foi bom de escrita.

  FALECIMENTOS

 O jornal criou vergonha, o necrórter parou – ou foi à procura de “outros desafios profissionais”, quem sabe se assesssor de Imprensa de uma funerária – de rematar e reenterrar já idos há muito tempo.

                                                                   ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
mistake 2/miss Caixa 2/miss Crase: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.  É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
 Cantinho del jefe

1 – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina absolveu a atriz Tatá Werneck no processo movido pelo juiz Rudson Marcos, que atua no próprio Tribunal(?) estadual.

(?) Jefe, explique se conseguir por que escreve corte quando se refere ao STF e tribunal em alta sem a companhia de Justiça. É justo?

  1. (Será realizado)(!!!)amanhã, no dia 2, na sede da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, palestras(!!!) de Silvana Gontijo (G20), Margareth Dalcomo ( Saúde).

(!!!) É, jefe, seu amor-próprio chegou ao fundo do poço. Vai deixando assinaram por você, vai… Serão realizadas, caramba!

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – A data foi comemorada no dia 25 de março com uma grande festa da sede para os seus 530 alunos.

(X) Na sede, errativo.

2 – Iniciativa “As Mulheres das Ilhas” é composta por um (mini documentário)(XXX) e vídeos

(XXX)  Eta jornalista bem mal-informado. Caramba, desde 2009 é minidocumentário, miniconhecedor do vernáculo.

Em 2021, o monumento natural foi nomeado um Ponto de Esperança no mundo pela Aliança Internacional Mission Blue, da (Dra. oceanógrafa americana)(!!!), Sylvia Earle.

(!!!) Barrabás, Santa “Aquela”, padroeira do errador. Isto lá é ordem de escrita, cara-pálida? Caramba, não dá pra notar que é “da oceanógrafa americana dra. Sylvia Earle”?

3 – À revista, Motta diz ser um “maconheiro full time”, já tendo compostos(!!!) mais de 300 canções

(!!!) Isto sim é que é uma concordância! São 300, então compostos… Composto, errador.

4 – . A Infis Consultoria está organizando, (junto à)(XXX) Firjan,

(XXX) Com a Firjan, errador!

5 – Jovem de 17 (?) é avaliado agora em 55 milhões de euros, algo próximo dos R$ 300 milhões

(?) Dezessete o quê, errador? Quilos? Ah, anos…

(…). A transferência pode valor(X) mais de R$ 250 milhões ao Palmeiras.

(X)  Valer, escriba.

6 – Isso será possível graças a(XXX) obra que irá tratar todo o esgoto de cinco morros da região,

(XXX) MrCr, seria graças o trabalho ou ao trabalho? Ao??? Uau!!! Então cadê a crase?

8 – (…) O gerente ainda de(?) equiparação salarial (frente a)(???) um colega que exercia a mesma função. A cobrança total é de R$ 1,1 milhão.

(?) Cuma, errador? Ah, pede…

(???) E costas a? Com o de, cara-pálida.

9 – Ao todo, (foi pago)(XXX) em juízo R$ 776.661,08,

(XXX) Foram pagos, anticoncordância gramatical!

10 – Ainda na ação de execução, o Tricolor afirma que pela “boa relação mantida entre os clubes”, foi tentada uma solução amigável, mas a SAF do Botafogo teria(!!!) se mantido “inerte”.

(!!!) Ah, inacreditável portador de deficiência de intelecção, o tricolorido acionou a Justiça com base em uma hipótese, não tinha certeza, mas, por via da dúvidas, achou por bem tentar, né? Vuuupt, que escorregada na vaselina, hein?

Cantinho da mistake/miss Caixa – continua sem acento em Cláudia

 1 – Artista diz que taxas passaram de de(?) R$ 700, em 2021, para R$ 5 mil hoje

(?) Vai ver é por causa dos dois dês, né, mistake?

 2 – Ao todo, serão exibidas nove obras no Palazzo del Turismo, na Cidade de San Marino, capital sanmarinense(X),

(X) San-marinense, insana erratriz.

3 – Escrita por Raphael Montes e dirigida por José Eduardo Belmonte, a trama acontece após a personagem Eva (dar a luz ao)(XXX) seu terceiro filho com Vicente, e

(XXX)  Nãããooo, mistake! Dar à luz o!

4 – Veja esse(XXX)(ESTE) anexo do São Conrado Fashion Mall,

6 – A 20ª Vara Federal do Rio de Janeiro condenou a União e(!!!) Fundação Nacional do Índio (Funai) a reassumir(!!!)  a gestão da Casa do Índio na Ilha do Governador,

(!!!) E, mistake, as duas a reassumirem, viste?

(…), o Estatuto do Índio )(X)Lei nº 6.001, de 19/12/1973) e a própria Constituição da República, que (prev~e)(X) o direito à saúde (artigo 196) e a proteção aos povos indígenas (artigo 231).

(X) Falta espaço e é prevê, caprichosa mistake.

7 – Vini JR(X): protesto contra racismo sofrido pelo jogador gera alcance de R$ 20 milhões

(X) Jr., MsC.

https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2024/04/vini-jr-protesto-contra-racismo-sofrido-pelo-jogador-gera-alcance-de-r-20-milhoes.ghtml

 A nota foi retirada do ar, sabe-se lá por quê. Fake?

8 – As crianças que estão internadas na unidade receberam biscoitos com formato de coelho e diversos brindes interativos, como canecas e ovos estampados, e desenhos de coelhos de páscoa(!) para colorir: “Essas datas são especiais porque temos a oportunidade de fazer algo diferente e transformar o dia dessas pessoas. Sabemos o quanto (X) difícil para uma criança estar no hospital, ainda mais longe da família em datas tão festivas. Tudo é feito para que elas (X) sintam acolhidas e entrem nesse clima especial e comemorativo”,

(!)(X) MsC e mistake não perdoam nada! Nem o coellhinho da Páscoa nem a fala da entrevistada: o qunato é difícil e elas se sintam, cara-pálida. Editora, é? Uau…

9 – O ex-bombeiro, de acordo com Élcio, seria(XXX) o responsável por manter financeiramente sua família, assim como arcar com as despesas de sua defesa. O objetivo era para(X) evitar o rompimento entre eles.

(XXX) Vaselinosa dificultosa da faculdade de inteleção, de acordo com Élcio é!

(X) Dificultosa com as letrinhas, o objetivo era…

 10 – Professores de Direito homenageiam Padre(?) Júlio Lancellotti com antologia poética

(?) MsC, por que a alta se usou baixa pra cardeal em outra nota? Errado no texto também.

(XXX) …

 11 – (…), mostram que o Arboreto do JBRJ é um dos locais onde a(X) não tem presença do Aedes aegypti.

(X) Mistake, tira o tem, acentua o “a” põe um agá antes dele, muda de lugar, não há é melhor que não tem no caso.

12 – A defesa alegava “constrangimento ilegal quanto a(X) materialidade que sustenta a prisão preventiva” e reclamava da “falta(!!!) de celeridade no andamento processual”

(X) MsCr, cadê ela?

 (!!!) Arráááá, caiu a ficha, hein, mistake? Como apontado no “Mirando” dias atrás, você escreveu “reclamava da celeridade no andamento processual”, o que gerou até uma gozaçãozinha em relação à defesa. O brogue é um perigo, a turma não sabe nem fazer copia e cola do que recebe.

13 – A edição desse(XXX)(DESTE) ano presta homenagem a Antonio Pitanga

(XXX) E a nota deste hoje neste ano desprestigia o vernáculo por obra e arte da mistake. No texto está certo.

 Cantinho da mistake 2
 Cara-pálida anônimo
 Extra

 1 – Saiba quem(*) foi o jornalista que descobriu a existência da Operação Brother Sam

 (*) Não é melhor qual foi ou “que”, sem foi o ? Quem foi dá a impressão de que ele morreu… É uma sugestão em relação à nota, não há erros.

A autora não faz parte dos erradores profissionais, é uma colaboração.

O problema de folga longa é ter de ler tudo em um dia, preciso de descanso de novo… Eles não cansam de cansar.

                                                                  ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter