GERSON

Grandes Jogadores do Futebol Brasileiro – Gérson

Grandes Jogadores do Futebol Brasileiro – Gérson

Gérson de Oliveira Nunes 11 January 1941 (age 84)

Por Luis Filipe Chateaubriand

Gérson de Oliveira Nunes, o “Canhotinha de Ouro”, nasceu em 1941, em Niterói.

Tendo feito as categorias de base no Canto do Rio, chegou ao Flamengo muito novo.

Ali, daria os seus primeiros passos em direção à glória.

No Rubro Negro, fez seu nome, tendo chegado à Seleção Brasileira pelo clube da Gávea.

Depois de levar um baile do genial Mané Garrincha na final do Campeonato Carioca de 1963, no decisivo Flamengo x Botafogo, resolver ser do “Mais Querido” e ir para o clube de General Severiano.

No Botafogo, fez carreira esplendidamente estupefaciente, tendo brilhado entre 1963 e 1969 e conquistado o bicampeonato carioca em 1967 e 1968.

Chegou ao São Paulo ainda em 1969, e foi campeão paulista em 1970 e 1971, um bicampeonato, aumentando ainda mais seu cartel de conquistas.

De 1972 a 1974, jogou pelo Fluminense, seu clube de coração, onde foi campeão carioca em 1973.

Na Seleção Brasileira, esteve entre 1961 e 1972, tendo jogado as Copas do Mundo de 1966 e de 1970, onde conquistou o tricampeonato mundial.

Mas poderia perfeitamente ter jogado também as Copas do Mundo de 1962 e 1974.

Especialista em lançamentos longos, pode-se dizer que, nesse quesito, foi o melhor do Brasil em todos os tempos.

Ou, talvez, e até possivelmente, o melhor do Mundo em todos os tempos.

Certa vez, explicou que o seu dom para os lançamentos era resultado de muito treino, pois colocava peças de bambolê a cerca de 50 metros de distância, fazendo o possível para os lançamentos alcançarem a superfície do bambolê – o que, quase sempre, conseguia.

Depois comentarista de futebol, dia desses foi visto, com seus mais de 80 anos, fazendo embaixadinhas aos montes e acertando a bola dentro de um balde.

Gênio! Nada menos do que isso.


Acompanhe a série, leia também (clique no link): 

______________________________

Luis Filipe Chateaubriand - YouTube – Luis Filipe Chateaubriand –   Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter