Dois jogaços! 

Dois jogaços! Blog Mário Marinho

Dois jogaços! 

Dois jogaços! 

Para aqueles brasileiros mais pessimistas que costumam afirmar que o futebol brasileiro acabou, os dois jogos de domingo pela Copa do Brasil, mostraram dois tremendos jogos.

1 – Vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro nos pênaltis.

2 – Vitória do Vasco sobre o Fluminense nos pênaltis.

O jogo da tarde levou à Neo Química Arena 49.946 pagantes, ultrapassando a lotação oficial do estádio que é de 49.205.

No Rio, o Maracanã recebeu 67.570 torcedores quase atingindo a capacidade total oficial que é de 78.838.

No primeiro jogo, em Belo Horizonte, Mineirão, o Corinthians surpreendeu a todos – seus torcedores, torcedores adversários, jornalistas, dirigentes – e bateu o Cruzeiro, 1 a 0.

Previa-se que no jogo de volta, na Arena, o Cruzeiro mostrasse todo o seu futebol que o levou ao terceiro lugar na classificação geral do disputadíssimo Brasileirão.

Até que no começo do jogo o Cruzeiro dominou e sufocou o Timão: fez 1 a 0 Arroyo, aos 39 do primeiro tempo e, depois 2 a 0 (novamente Arroyo, aos 5 minutos do segundo tempo), resultado que o levava ao jogo final pelo título.

Mas os mineiros não contavam com o gol de Matheus Bidu, quatro minutos depois, levando a decisão para os pênaltis.

E assim foi. Lá foi para a decisão angustiante e emocionante dos pênaltis.

É momento de brilho dos goleiros.

Do lado do Corinthians estava o jovem, 26 anos, Hugo Souza.

Com 1,96m de altura, Hugo nasceu no dia 31 de janeiro de 1999, e já defendeu 8 penalidades pelo Corinthians, aonde chegou em 2024.

Do outro lado, o veterano Cássio já defendeu 32 pênaltis, sendo 21 em cobranças durante o jogo e 11 em disputas por pênaltis.

A data de nascimento de Cássio é 6 de junho de 1987. Chegou ao Corinthians em fevereiro de 2012 e fez sua estreia em 28 de março do mesmo ano. Foi o goleiro que mais vezes defendeu o Timão, totalizando 712 partidas até sua saída em maio de 2024.

Antes de sua estreia no Corinthians, 28 de março de 2012, ele só havia jogado no Grêmio, PSV e Sparta Rotterdam.

Assim como Hugo, Cássio é também grandalhão: 1,96 m de altura. Os dois travaram um duelo à parte.

Os pênaltis de Corinthians x Cruzeiro

  • Gol do Cruzeiro! Matheus Pereira abriu a série e, de canhota, bateu no lado esquerdo. Hugo Souza pulou no canto certo e tocou na bola, mas foi gol: 1 a 0.
  • Defendeu Cássio! O centroavante Yuri Alberto bateu de direita, à meia altura, e Cássio pula no canto direito para espalmar: segue 1 a 0 para o Cruzeiro.
  • Gol do Cruzeiro! Wanderson partiu para a bola e, de direita, rolou no meio do gol: 2 a 0.
  • Gol do Corinthians! Memphis Depay fez uma paradinha e deslocou Cássio, que foi para o lado esquerdo e viu a bola estufar as redes na direita: 2 a 1.
  • Gol do Cruzeiro! William cobra de direita no canto direito de Hugo, que pula para a esquerda: 3 a 1.
  • Gol do Corinthians! Rodrigo Garro cobrou de canhota, com paradinha, no canto esquerdo – Cássio pulou para a direita e não teve chances: 3 a 2.
  • Gol do Cruzeiro! O capitão Lucas Silva cobrou de direita, rasteira, no canto direito. Hugo pulou na direção certa, mas não alcançou: 4 a 2.
  • Gol do Corinthians! Vitinho bateu firme, de direita, no canto direito rasteiro. Cássio foi na bola, mas não conseguiu: 4 a 3.
  • Defendeu Hugo Souza! Gabigol bateu de perna esquerda, fraquinho, e o arqueiro do Timão buscou.
  • Gol do Corinthians! Gustavo Henrique deslocou Cássio e, de perna direita, empatou: 4 a 4.
  • Defendeu Hugo! Walace cobra mal, e Hugo pega: 4 a 4.
  • Gol do Corinthians! Breno Bidon marcou e classificou o Timão à grande final da Copa do Brasil! (Com informações do site No Ataque)

Assim terminou a tarde/noite de domingo na Neo Química arena, com lágrimas escorrendo em todos os cantos do Estádio: umas, de alegria. Já as outras…

Mas, ainda havia mais espaço para exibição de grande futebol.

Assim como o Corinthians, o Vasco entrou em campo com a vantagem do empate. Afinal, no primeiro jogo, bateu o favorito Fluminense por 2 a 1.

Além de um time mais forte, Flu tinha também a presença do goleiro Fabio que, aos 44 anos, une com muito sucesso a idade que passa com a agilidade, os bons reflexos de um jovem goleiro.

Essa soma faz dele um goleiro interminável, prestes a renovar mais um contrato com o Flu.

Mas o futebol é mestre em contrariar regras estabelecidas.

Assim, apesar do excelente goleiro do Flu, o Vasco conseguiu garantir a classificação nos pênaltis.

Aos 35 minutos do primeiro tempo, o zagueiro P. Henrique marcou contra seu time, levando o placar agregado a 2 a 2.

E daí, para os pênaltis.

Os pênaltis de Fluminense x Vasco pela Copa do Brasil

  • Gol do Fluminense! O zagueiro Thiago Silva bateu de direita no canto direito e deslocou Jardim: 1 a 0.
  • Defendeu Fábio! Vegetti bateu mais para o canto direito, e o goleiro do Fluminense salvou com a canela esquerda.
  • Pega Léo Jardim! John Kennedy bate à meia altura, Jardim cai para a direita e defende.
  • Gol do Vasco! De esquerda, Rayan cobra firme no canto esquerdo: 1 a 1.
  • Gol do Fluminense! Paulo Henrique Ganso cobra rasteiro, no cantinho direito: 2 a 1.
  • Gol do Vasco! Victor Luís cobra firme, de canhota, no canto esquerdo para empatar: 2 a 2.
  • Gol do Fluminense! Renê vai lentamente para a bola, bate do lado direito e desloca Jardim: 3 a 2.
  • Gol do Vasco! Philippe Coutinho cobra de direita, no ângulo direito. Golaço: 3 a 3.
  • Defendeu Léo Jardim! Canobbio bate no meio do goleio, e o goleiro do Vasco não salta e consegue pegar.
  • Gol do Vasco! Puma Rodríguez desloca Fábio e classifica o time alvinegro à final! Fluminense 3 x 4 Vasco! (Com informações do site No Ataque)

Depois de 14 anos, o Vascão volta a uma decisão da Copa do Brasil.

Decisão que começa nesta quarta-feira, 17, às 21h30 horas na Neo Química Arena.

O segundo e último jogo será no dia 21, às 18h30 horas, no Maracanã.

Que vença o melhor!

_______________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter