Observações pertinentes sobre o nosso momento. E os erros, no alvo. Cacalo mira a imprensa

graphics-journalist-335913No Brasil, deram o nome de delação premiada, o que não é bom, pois, no país, delação tem conotação péssima. Melhor seria chamar de acordos premiados, pois são pessoas que participaram de malfeitos (sempre repito o substantivo muito usado por Dilma) e que desejam livrar a própria cara contando o que sabem da podridão governamental. Nos Estados Unidos, o nome é “plea bargain”, que, em tradução livre – e põe livre nisso – é barganha pra me livrar de coisa pior, “eu entrego informações e vocês diminuem a minha pena.”. Tem um “delatado” que, por mais cara de pau que tenha, reforçada por um enorme bigode, não vai escapar (espero), está gravado o que tentou, por mais que tente se explicar, tá danado. E não é a primeira vez em que é acusado de desonestidade, armou um dossiê contra José Serra na eleição para governador de São Paulo em 2006 (e, apesar disso. é pessoa de confiança da presidente…). Aécio continuará a posar de bom moço, será que alguém ainda acreditará? Os jornais prestariam um grande serviço ao país se passassem a repetir um hábito do infelizmente extinto Jornal do Brasil, ao pé das matérias publicava um box com o título “Para saber mais”, no qual relembrava todos os podres antigos dos envolvidos em podres novos.

É impressionante o nível do aparelhamento – e quem será que pensam estar enganando? Militância? Esta não precisa, é enganada pela própria natureza… – em todos os níveis em que existe uma mãozinha que seja do governo. Eis a manchete da Agência Brasil, criada para ter foco no e do interesse do cidadão, no dia em que o mundo veio abaixo com a delação de Delcídio do Amaral: “Em delação, Delcídio relata corrupção na Petrobras nos governos de Itamar e FHC”. Como perguntaria Galvão Bueno, “Pode isso, Arnaldo???”

Os jornais bem que poderiam criar um caderno, “Desmentidos”, assim o leitor não perderia tempo, pularia pros assuntos em que pode acreditar.

Quem se cerca de lama, acaba respingado. Pior ainda quando não aprende as lições dos respingos anteriores. Dilma cercou-se de um monte de gente com ficha suja, fez vistas grossas em relação a um sem número de irregularidades cometidas por assessores diretos (remember Erenice Guerra) – se não foi isso, é mais incompetente do que pensamos ser ou cúmplice – , deu no que deu. Mr. Magoo, personagem de desenho animado de 1949, que escapava de tudo, ficava nas mais perigosas situações, mas escapava sempre, só existe no cinema. Uma grande falha da imprensa é não martelar os “currículos” dos ministros diariamente. Volto ao exemplo do Jornal da Tarde: quando Paulo Maluf, então governador de São Paulo, estabeleceu um prazo para encontrar petróleo no estado, ao se aproximar a data final estabelecida, na capa no diário, o nariz de uma ilustração de Pinóquio ia crescendo dia a dia.

Uma repórter do Estadão cometeu (ou será realizou?) um erro gravíssimo hoje (16), escreveu corretamente o nome de Delcídio do Amaral. Mas, foi só ela, o resto “acertou” como sempre. E, para compensar, passaram a errar mais um nome, o do ministro Luís Roberto Barroso, escreveram Luiz. Ah, e Aloizio Mercadante virou Aloísio…

A Folha de S.Paulo (15) publica uma declaração de um deputado que é uma descrição fiel do que se vive no país: Enquanto a recessão castiga os brasileiros, o governo e o PT só se preocupam em salvar a pele do Lula e livrar Dilma do impeachment.

(CACALO KFOURI)

***************

Em O Globo

Combate ao ‘(“)Aedes aegypti (”)’: governo federal não cumpre prazos

Entrega de kits de diagnóstico rápido de doenças ainda não aconteceu

Obs.: – O governo me lembra o leão da Metro (MGM), três rugidos e o resto é fita…

***************

No Extra

(“)O pobre é que sofre’(”), diz Angélica, babá de foto polêmica em manifestação

BABÁ
A imagem mostra Angélica empurrando o carrinho de bebês com os filhos dos patrões, que estão ao lado. Moradora de Nova Iguaçu, ela estudou até o ensino médio. O serviço era para desafogar as contas da casa onde vive com o marido e as filhas, de 2 e 16 anos.

(…)

Confira a entrevista com a babá Angélica

O que você achou de ir à manifestação de anteontem?

Eu não estava fazendo nada demais. Estava no meu horário de trabalho, cumprindo a minha função. Ele, como meu patrão, estava indo à manifestação. E eu estava indo com eles para acompanhar as crianças. Eu tenho que estar perto. E só. Mais nada.

A senhora foi obrigada?

Não. Claro que não.

Você trabalha na semana?

Não. Quero curtir a infância da minha filha mais nova.

O que acha de usar uniforme?

Acho que é um dever que a gente tem. Desde o momento que a gente trabalha e tem uniforme, a gente tem de usar. Tem casas que não pedem, outras precisam. Eu acho até melhor porque preserva mais as nossas roupas. E tudo eles que dão. Eles dão sapato, calça, bermuda, blusa. Minha patroa que fornece.

Como a senhora soube de que estava nas redes?

Meu patrão que me mostrou. Ele disse: “Olha, Angélica, está acontecendo uma coisa chata”. E me explicou o que era. Eu falei: “Sinceramente, seu Cláudio, eu não estou nem entendendo nada disso”.
Gostaria de falar algo a quem debateu nas redes sociais?

Não fiquem preocupados. Quem me apoiou, sabe do valor da gente, que é babá, de trabalhar, de ter nosso dinheiro. A gente tem de dar valor ao trabalho, independente de usar de uniforme ou não.

Obs.: – Um aspecto passou despercebido nas discussões que a foto gerou nas redes (antis)sociais: ela é tendenciosa, editorializada, a intenção foi a de mostrar que as zelites é que foram protestar e, ainda por cima, explorando o povo. Acima, um breve resumo da entrevista. Acima vai um resumo da entrevista da babá fotografada. Ela deixou claro que só trabalha nos fins de semana, pois prefere ficar com os filhos. Mas, mesmo assim, houve quem dissesse que ela era uma “mucama explorada”. Disse que acha bom usar uniforme, preserva as roupas dela, mas um diz que é um absurdo o uso de uniforme. Depois, outro que desenvolve uma teoria social maluca e é xingado por alguém que discorda e vai por aí. Em resumo, o que menos importou nos comentários foi a opinião da maior interessada, Angélica. É nisso que o Brasil se transformou por causa do nós e eles. Uma sugestão de pauta: perguntem pras pessoas que discordam do uso de uniformes por domésticas se pensam assim em relação aos uniformes usados pelos funcionários dos prédios em que moram…

***************

Na Folha

Petista afirma que cobra US$ 200mil por palestra, ‘igual a Bill Clinton’

Ex-presidente disse à Polícia Federal em depoimento que estabeleceu tarifa com base no que cobrava o ex-presidente americano

Obs.: – A diferença é que as de Clinton têm registros que provam terem sido feitas. E, sinceramente, se alguém pagou esse valor por palestras e não por outras coisas, não tem critério, Clinton foi presidente da maior potência mundial. Já, Lula…

Ministro afirma que gravação foi deturpada e exime presidente

Ele afirma que ofereceu ajuda a Delcídio, na conversa com o assessor, como um gesto “pessoal” de “solidariedade”, uma vez que as filhas do senador estavam sofrendo ataques na internet.

Obs.: Ministro Aloizio Tereso de Calcutá…

Metrô deixa usuário na fila e lucra com bilhete de papel

Com crise para carregar cartão, arrecadação na bilheteria cresce 16,5%

Venda de bilhete antigo vai na contramão da tecnologia, mas estatal consegue ganhar pela tarifa cheia de r$ 3,80

Obs.: – Será, então, que não é de propósito?

Mega condomínio será erguido em terreno de antiga rodoviária de SP

No centro da capital, conjunto de interesse social será feito via PPP e terá 1.200 apartamentos

Obs.: – Acho, não afirmo, está faltando uma informação: o terreno não pertence à família Frias?

***************

No Blog Balaio ( E aqui no Chumbo Gordo)

Planalto Promove Um Festival De Videocassetadas

Por Ricardo Kotscho

Obs.: – Pra quem eventualmente possa ter esquecido, foi secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no primeiro mandato de Lula. Será que vai ser guindado à categoria de coxinha? Um dos maiores perigos atualmente é dizer a verdade, enxergar os fatos com clareza, ser imparcial.

***************

No UOL

Para líderes da oposição, delação de Delcídio vai acelerar queda de Dilma

Obs.: – Sobrarão líderes depois da delação de Delcídio? Penso que o catalisador da queda será a nomeação de Lula como ministro, um suicídio, sem ao menos a nobreza do gesto de Getúlio Vargas, seria a assunção de sua indescritível incompetência. Viraria uma rainha da Inglaterra sem as vantagens da verdadeira, Elizabeth.

Aconteceu, Lula aceitou, vai assumir a Casa Civil (olha a praga!), Dilma passou a ser uma morta-viva.

***************

No Estadão

Faculdade privada tem 74 mil matrículas a menos em SP; 80 mil deixaram cursos

Ensino superior. Queda é de 15,2% em novos alunos e de 6,8% nas rematrículas, segundo levantamento em 70 instituições; sindicato culpa mudanças no Fies e crise econômica. Demissões no setor ainda teriam avançado 38% e 69% reduziram carga horária de docentes

Só 10% no ensino médio público atingem nível satisfatório

Pesquisa foi feita com base em dados do ‘(“)Enem por Escola(”)’; menos de 2% dos colégios têm média acima de 3

Obs.: – As matérias cujos títulos estão acima mostram o quadro atual, desastre puro. Saltam aos olhos dois fatos: nada é feito para mudar a situação além de pesquisas e discursos; quem sai despreparado do ensino médio não terá condições de fazer um bom curso superior. A  discussão, além do que fazer para melhorar o presente, é discutir qual será o futuro do país, já estamos condenados a permanecer país “em desenvolvimento” pelos próximos 50 anos?

Metade da população não tem coleta de esgoto

Índice coloca País na 11ª posição em ranking latino-americano; análise do Instituto Trata Brasil mostra que 35 milhões não têm acesso a água tratada

Obs.: – Estamos atrás da Venezuela, Bolívia, Costa Rica, Peru, potências industriais como todos sabem…

Roubo acaba em tiroteio em shopping da zona sul

Loja das(XXX)(da)(*) Casas Bahia no Shopping Santa Cruz,

(*) Caramba, nem com aquele chato berrando o nome nos anúncios da TV o dia inteiro não notam? O nome da empresa é no plural, Casas Bahia. Está errado no texto todo. Cuidado, hein? Ela é grande anunciante, vai que se ofende e corta anúncio aí.

*******olhão********

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter