Afirmações e perguntas bem pertinentes sobre a imprensa neste Dia do Jornalista

arg-dueling-reporters-med-url Hoje, 7 de abril, é o Dia do Jornalista (em 1831 foi o dia em que dom Pedro 1º abdicou do trono). Temos o que comemorar? Sim, apesar de todos os percalços: redações foram mutiladas, os que restaram nelas estão sobrecarregados. Não bastasse isso, os mais competentes têm sido substituídos por gente nem tanto, basta ler o Mirando para perceber como a coisa está feia. Porém, a despeito de tudo isso – e dos adjetivos injustos, como imprensa vendida, golpista e  parcial  –,   um bom trabalho vem sendo feito, note-se o que tem de gente com as barbas de molho por causa da atuação dos jornalistas. Aqui e lá fora, vide Panama (sem acento, é em inglês) Papers.

 Acompanhando o noticiário do que ocorre no Congresso confirma-se o ditado que diz todo homem ter seu preço. E lá quem paga é o país, indo para um buraco cada vez mais fundo, do qual só sairá – se sair – daqui a uns 20 anos.

 A crítica de TV nos jornais continua abaixo da crítica, é só fofoquinha, é  a BBBoa que brigou com o BBBx, a roupinha da fulaninha na novelinha, é só notícia de interesse das emissoras como se fossem assessorias de imprensa promovendo e divulgando programas medíocres, nada que passe perto da defesa dos interesses do telespectador. Medíocre.

 Na Folha de S.Paulo, pág. A24 (7), a propósito das offshores: como escreveu a deputada portuguesa Mariana Mortágua, “para os demais, os que trabalham e ganham o salário mínimo, ou o médio, fica o peso de uma administração tributária implacável e a responsabilidade de, com os seus impostos, financiar os Estados”

 Antigamente, terminados em ria só pizzaria, drogaria, mercearia, malharia, camisaria e padaria (posso ter esquecido de uma coisa ou outra). Agora, lanchonete virou lancharia; restaurante, comidaria; manicure, esmaltaria; avícola, frangaria; loja de laticínios, manteigaria. Será para rimar com os tempos em que vivemos, de patifaria?

 (CACALO KFOURI)

                                                ***************

No UOL

TCU paralisa reforma agrária  após  identificar  578 mil  beneficiários  irregulares

A auditoria revela centenas de casos bizarros, como a concessão de lotes para pessoas de alto poder aquisitivo, donas de veículos de luxo como Porsche, Land Rover ou Volvo. Há 37 mil pessoas falecidas cadastradas como beneficiárias do programa.

As irregularidades atingem praticamente 30% de toda a base de beneficiários do programa, que é da ordem de 1,5 milhão de famílias.

Obs.: – Não se salva nada, tudo está podre! Mas, isso é fruto do aparelhamento apoiado pelo MST. Eis o resultado de cuspir pra cima.

 Frente de deputados evangélicos anuncia apoio ao impeachment

 Obs.: – E pensar que foi criado um ministério (da Pesca) no governo Lula para “dizimá-los”… Trocadilho infame, mas diz tudo.

                                                                 ***************

Na Folha/UOL

Cunha começa a instaurar processo de impeachment de Temer

Obs.: – Como é mesmo o velho ditado? Quem tem… tem medo, é isso?

Planalto teme que tom de relatório politize o debate do impeachment

Obs.: – Que astutos!!! Só agora perceberam???

                                                                ***************

Na Folha

Propina abasteceu campanha de Dilma de 2014, diz Andrade [Gutierrez]

 Afirmação consta de delações premiadas feitas por executivos da empresa

Obs.: – No comments

 Delfim [Netto] recebeu propina por Belo Monte, diz executivo da Andrade

 Flávio Barra, alto executivo da Andrade Gutierrez, disse em acordo de delação premiada que a empreiteira pagou propina de R$15 milhões ao ex-ministro Delfim Netto, 87, na fase final das negociações para a construção da usina de Belo Monte, em 2010.

Obs.: – É o mesmo sobre quem os jornais disseram à época em que a embaixada brasileira em Paris foi ocupada por ele ter recebido o apelido de “embaixada dos 10%”…?

 Ex-assessor de Capez diz que foi procurado para combinar versão

 Investigado por desvio de merenda afirma que chefe de gabinete de tucano propôs o acordo

Obs.: – Não bastasse o da Câmara Federal…

 Trecho de entrevista sobre crise da água foi plagiado

Blanca Jiménez diz não ter falado sobre o caso de São Paulo com jornalista

Texto publicado na Folha com adulteração provocou reação do governo de SP; autor diz que nada foi inventado

Obs.: – Dia desses publiquei uma frase sobre o assunto: “Jornalismo não é informação, é confirmação.”. E por que não tem chamada  na capa do jornal?

 Rédea curta

O PMDB prepara a expulsão de todos os deputados que votarem contra o impeachment ou faltarem à sessão que definirá o futuro de Dilma Rousseff.  

 Obs.: – Esqueceram-se de perguntar o que farão com os ministros que ainda não largaram o cargo?

                                                             ***************

No  Comunique-se

O que diretores de redação esperam dos novos jornalistas?

Obs.: – Melhor que se preocupem com os de hoje para que existam os de amanhã…

***************jornalista-3

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter