Muita bobagem dita; muita bobagem ouvida. Muita bobagem lida.

antenna1 O Mirando de hoje (18) não é como os habituais – tanto é que foi publicado um no sábado (16), fato inédito, pois normalmente os fatos do fim de semana são publicados em um só na segunda-feira –, foi sendo escrito aos poucos, no sábado, acompanhado o que ia pelo Congresso, mas não pelos jornais e, sim,  pelos telejornais. No domingo, por Congresso, jornais e TVs. Então, há textos no passado e no presente, não mudei os tempos verbais para que se desse melhor noção do andar da carruagem. Quanto ao futuro, seja o que os deuses quiserem.

 Em um filme de 1939, de Frank Capra, diretor norte-americano, o ator James Stewart faz o papel de um rapaz ingênuo do interior convencido por políticos desonestos – que achavam que poderiam manipulá-lo –  a se eleger senador para substituir um que morreu e que era peça-chave para aprovação de um projeto cheio de impropriedades. A intenção não vingou, ele era honesto, logo percebeu a sujeira que o cercava. Em uma cena memorável, fica horas discursando para que uma sessão do Congresso se encerre sem que o projeto seja votado. Lembrei-me do filme ao ver uma entrevista de um parlamentar do PT criticando a tática da oposição de abrir mão dos três minutos de que dispõe para discursar e, assim, permitir que a sessão de votação do impeachment comece na hora aprazada. Disse ele que é muito importante a discurseira para esclarecer a população. Hilário, se não fosse dramático, desde quando conversa vazia e sem lógica esclarece alguém? Fábio Pannunzio, da TV Bandeirantes, foi o único que eu tenha visto pintando o real quadro da ridícula discurseira de ambos os lados na Câmara.  E, nos jornais, um artigo do sociólogo José de Souza Martins, no Aliás, O Estado de S. Paulo (17), pág. E1, trata devidamente da bobageira que se viu e ouviu.

 Na hora da votação, a atuação foi pior ainda, lamentável, ridícula. Demagogos (uma característica marcante da direita e da esquerda) os da oposição e desonestos intelectuais (uma característica marcante da esquerda) os da situação. Um chegou a dizer que a eventual eleição de Temer seria uma fraude. Ele não será eleito, já o foi junto com Dilma, ele é vice, assumirá! Pena que   jornais e TVs  deixem passar detalhes como esses, se publicassem, o eleitor ficaria mais bem informado a respeito das nobres excelências.

 Ancelmo Gois, em seu blog (18), sob os títulos Dia do Sim I, II, III e IV publica opiniões respeitáveis sobre o ridículo espetáculo apresentado na hora da votação.

 E os deputados do Norte, hein? A maioria votou sim…

 Uma coisa não entendi até agora: por que no impichamento de Collor não houve desrespeito aos votos que o elegeram e agora há, como dizem os situacionistas?

 Não é um contrassenso deputados situacionistas dizerem antes dos votos “Em defesa dos pobres etc.” quando o desgoverno econômico redundou, até agora, em 10 milhões de desempregados e mais de 30% da população inadimplente?

 Em uma coisa todos acertaram, não houve e não haveria golpe qualquer que fosse o resultado, tudo ocorreu de acordo com as leis.

 Dilma pedindo voto de confiança e conversa  é estranho. O PT dizendo que o partido pagou pelo vídeo com ela, que acabou não indo ao ar por medo de panelaço, e que as despesas serão declaradas, não quer dizer grande coisa, ainda mais no dia em os jornais publicam delação premiada de diretor da Andrade Gutierrez dizendo que a agremiação exigiu propina por obra na Venezuela.

 No Estadão, opinião do cientista político Fernando Limongi: “Quem apoia o encurtamento do mandato da presidente sabe do que se livra, mas não tem ideia clara do que receberá em troca.”

Nas pág. A30  e A35 do Estadão (18) tem reportagens que tratam os acontecimentos de jeito diferente, “Na Rodoviária, os anônimos do futuro” e “O Fla-Flu no nhoque de domingo”. Interessantes. Também no jornal, leitura que valem a pena: “O impeachment desnudo” (pág A2) e “A ameaça petista” (pág. A3).

Tudo o que está sob o título “Index” na capa da Folha de S.Paulo (18) vale a pena ser lido, especialmente “Petista colheu o que plantou; clima era de vingança”. Também no jornal, pág. A20, uma coleção das besteiras faladas pelo parlamentares antes de votar. E, tal qual o Estadão, a Folha publica, nas págs. A28 e A29,  reportagens feitas nas casas de várias famílias.

No GloboNews: “Aí a gente vê aí…”. Que lindo!

 (CACALO KFOURI)

***************

Na Folha

 Painel

 Temer vai fazer  um enxugamento radical, mas só se for às avessas. O número de pastas vai a 40 para cumprir tudo o que prometeu.

DO DEPUTADO ARLINDO CHINAGLIA (PT-SP)

Obs.: – Não aprendem mesmo, continuam a julgar os outros como sendo seus iguais e mentem descarada“mentem”. Mas vamos admitir que aconteça, para ele não deveria ser problema, Dilma teve 39 no primeiro mandato, prometeu cortar 10 e cortou oito. E está barganhando ministérios em troca de votos para permanecer no cargo.

 Dilma nomeia para18 ministérios em edição extra do ‘Diário Oficial’

Obs.: – Comente, nobre deputado.

 17 de abril, um dia inesquecível

Também não devem lembrar que, no dia 17 de abril de 1997, Fernando Henrique Cardoso estava na presidência da República, o MST terminou sua marcha sobre Brasília e 30 mil pessoas entraram no eixo monumental. Slogans da marcha diziam: “FHC vendido entregando o ouro ao bandido” ou “É lutar para vencer e derrubar FHC”. Outro viria a ser profético: “Fernando um, Fernando dois, qual será a merda que vem depois”. vieram Lula e Dilma. Assim, chega-se ao dia de hoje.

Obs.: Não era golpe então? São os mesmos que dizem hoje que é. Quanto à profecia…

 O que se passa nessas cabecinhas

O site de humor Sensacionalista entra na mente de Dilma, Temer, Cunha e Lula e revela os pensamentos de cada um deles durante a votação do impeachment

Obs.: – Boa iniciativa do jornal a de contratar a turma do “Sensacionalista, um jornal isento de verdade”,  está nas págs. A30 e A31, é pra desopilar o fígado do brasileiro depois das bobagens faladas no Congresso.

                                                             ***************

No Estadão

 TOMADAS DO METRÔ ‘SALVAM’ CELULARES

Passageiros da rede paulistana disputam pontos nas estações para manter aparelhos carregados

Não raro, é possível encontrar grupos sentados no chão, alheios à correria da chegada e partida dos trens

Obs.: – Duas questões que a reportagem não levantou:

1 – Não é furto de energia? O custo vai para a sociedade inteira.

2  – Segundo as normas do Metrô é proibido sentar no chão, tanto é que há avisos sonoros sobre isso de tempos em tempos.

 A matéria ficou só no oba-oba.

Marcio Pochmann, professor da Unicamp e presidente da Fundação Perseu Abramo

‘Ela [Dilma] e Lula tiram País da crise’

Obs.: – Uau! E o que vivemos, é desenvolvimento? O articulista é aquele que fez o que nem os ditadores militares tiveram a audácia de fazer, aparelhou o Ipea.

Sexo

Quem bem lembrou foi Gregorio, assim ele assina a coluna na Folha. E o cronista sabe que é assim são sócios no Porta dos Fundos, o problema é que o editor do jornal não sabe. Ou sabe, mas tem de cumprir ordens superiores, “Não respeite a grafia dos nomes!”.

 Sem intervalo

 ‘Snoopy & Charlie Brown – Peanutz(XXX)(Peanuts)(*)’, filme ainda em cartaz

(*) Em que cinema está este?

 Classe média já arca com a maior parte do IR

 Em seis anos, fatia de imposto paga pelos estratos intermediários passou de 39,2% para 52,5% e superou o porcentual dos mais ricos

Obs.: – Não tem problema, classe média é um nojo segundo uma das pensadoras governistas. Que os ricos sejam protegidos!

                                                              ***************

No UOL (na capa)

Veja (???) a cobertura da Jovem Pan da votação do impeachment

(???) Veja no rádio? Não é Ouça, ó pá?

Morosidade do Supremo favoreceu Cunha

Pedido para afastar deputado do processo de impeachment está pronto desde fevereiro

TCU só deve julgar pedaladas em julho

 Contas de Dilma de 2015 devem ser apreciadas só após desfecho de processo

Obs.: – Eis mais um dos grandes problemas do país, ministros lerdos ao julgar. No caso de Cunha, permitiram que uma pessoa acusada de vários malfeitos comandasse a votação do impeachment; no caso de Dilma, o que acontecerá se aprovarem as contas? E ainda há a questão do pedido de impugnação da chapa Dilma/Temer que dorme no TSE. O que querem, que o país não saia da crise nunca? É bom lembrar que Collor foi impichado, renunciou e, tempos depois, foi inocentado pelo STF por falta de provas.

                                                              ***************

Na Folha/UOL

 Dilma e Lula se decepcionam com votos pró-impeachment

 Obs.: – Porque se recusaram a enxergar a realidade, são nefelibatas. Sarney Filho, cujo irmão Fernando foi salvo por uma intervenção indevida de Dilma na Receita Federal, quando era ministra-chefe da Casa Civil,  votou sim… O presidente do PR renunciou ao cargo para votar contra ela. Quem se vende não é confiável, muda de lado conforme a proposta que recebe. , presidente do PR renuncia ao cargo.

                                                               ***************

Comentarista do SporTV exalta ricos e causa polêmica em redes sociais

 “Preservemos os ricos. Através deles que haverá mais chances do pobre ser mais pobre, menos pobre, quer dizer. Menos pobre. Vai haver mais oportunidades e isso vem dos ricos que vão investir mais, e os pobres podem ingressar na classe média”, disse em seu comentário.

Obs.: – Está claro que foi um erro de quem fala ao vivo, ele não pensa assim, conheço-o há muito tempo, cobri o esporte de 1975 até 1987. Pode-se até questionar o raciocínio, pois se a riqueza fosse mais bem distribuída não haveria ricos tão ricos e pobres tão pobres, mas foi um erro involuntário (sim, há os voluntários).

Após isso, as redes sociais foram tomadas por comentários de espectadores indignados. Alguns pediram boicote ao SporTV e outros insultaram o comentarista.

Obs.: – É por isso que as chamo de redes (antis)sociais, um bando de hipócritas radicais, outro dia lincharam Rodrigo Hilbert por mostrar em seu programa “Tempero de Família” como se abate um cordeiro, os bocós comem a carne, mas fingem que não sabem que o animal é morto.

 men24

                                                              ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter