A mãe do mundo. Por Meraldo Zisman

A MÃE DO MUNDO

MERALDO ZISMAN

O homem fala a respeito da vida enquanto a mulher vive. Tem mais os pés no chão.

Em pleno século XXI quando a emancipação da mulher está cada vez mais presente vênia para lembrar “Questionamentos” acontecidos no fim do século XIX da Antoinette Faure(*) amiga então do jovem escritor Marcel Proust (1871-1922), autor do clássico literário: Em Busca do Tempo Perdido.

Atonoiette Faure ( AF):

Suas virtudes favoritas?

Marcel Proust ( MP)

Todas que não são particulares a uma seita, as universais.

AF: Suas qualidades favoritas num homem?

MP: A inteligência, o senso moral.

AF: Suas qualidades favoritas numa mulher?

MP: A doçura, a naturalidade, a inteligência.

AF: Suas mulheres favoritas na vida real?

MP: Uma mulher “de genié” que leve uma existência comum.

…Elas têm filhos, cuidam deles e nem por isso deixam/abdicam mesmo sendo mulher “de genié” (cientistas, professoras, matemáticas, políticas, executivas, domestica, operaria, etc.). Elas vivem as suas vidas conforme a Natureza…

 Não saberia dizer o que seria no nosso tempo o significado de mulher de gênio e a sua relação “levar uma existência comum”? Sem desejar entrar na genética, sexualidade e muito menos em temas psicanalíticos tomo emprestado ao poeta, Lorde Byron (1788-1822) os versos:

O amor do homem é uma coisa à parte da sua vida; / o da mulher é toda sua existência e prossigo com o mesmo autor — em sua primeira paixão a mulher ama o amante. / Em todas as demais ela ama o amor. (Conferir no seu livro Don Juan, considerado sua obra prima).

Esta historíola toda é para referir que todas essas emancipações alcançadas pois sem romantismo piegas para mim continuam sendo um cristal colorido através do qual olhamos a vida. E acrescento:

— A mulher diferente dos homens entende-os, o homem a mulher, raramente.

Elas têm filhos, cuidam deles e nem por isso deixam/abdicam mesmo sendo mulher “de genié” (cientistas, professoras, matemáticas, políticas, executivas, domestica, operaria, etc.). Elas vivem as suas vidas conforme a Natureza.

O homem fala a respeito da vida enquanto a mulher vive. Tem mais os pés no chão. Costumo repetir “ser a criança o pai do Homem”; como médico pediatra e depois psicoterapeuta e confesso, nesta altura da vida: ser a mulher a mãe do Mundo — A Mãe do Mundo.

* O Questionário (Questionnaires) é baseado no “Questionário de Marcel Proust ” original, criado por Antoinette Faure por volta de 1890.

mae terra

 (http://the-questionnaire.blogspot.com.br/)

  _______________________________________________________

Meraldo ZismanMédico, psicoterapeuta. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter