Emoção garantida. Coluna Mário Marinho

Emoção garantida

COLUNA MÁRIO MARINHO

 

Estão definidos os jogos das quartas de finais da Copa do Brasil.

Os jogos serão estes:

28/09 – Quarta-feira

19:30 – Atlético (MG) x Juventude (RS) – Mineirão, Belo Horizonte
19:30 – Santos (SP) x Internacional (RS) – Vila Belmiro, Santos
21:45 – Grêmio (RS) x Palmeiras (SP) – Arena do Grêmio, Porto Alegre
21:45 – Corinthians (SP) x Cruzeiro (MG) – Arena Corinthians, São Paulo

19/10 – Quarta-feira

19:30 – Juventude (RS) x Atlético (MG) – Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
21:45 – Internacional (RS) x Santos (SP) – Beira Rio, Porto Alegre
21:45 – Palmeiras (SP) x Grêmio (RS) – Allianz Parque, São Paulo
21:45 – Cruzeiro (MG) x Corinthians (SP) – Mineirão, Belo Horizonte

A data base da primeira rodada é 28 de setembro e a segunda rodada, com inversão do mando de campo, é 19 de outubro. Trata-se de data base pois a CBF abre a possibilidade de mudanças para atender a televisão.

A situação mais cômoda, sem dúvida alguma, é do Galo mineiro, que vai pegar o Juventude, atualmente na Série C do Brasileirão. Muito embora o Juventude tenha eliminado o São Paulo, não acredito que ele possa ameaçar o Atlético. Aliás, acho que o Galo já vai liquidar o adversário no primeiro jogo. Sim, eu sei: qualquer que seja o placar, haverá o segundo jogo. Mas, o Galo pode fazer um resultado impossível de ser revertido.

É muito arriscado a fazer previsões num torneio mata-mata, como a Copa do Brasil. A não ser, claro, quando as forças são tão díspares como no caso de Atlético e Juventude (mesmo assim, existem riscos)

Grêmio e Palmeiras – Os números favorecem ao Palmeiras que vem se mantendo líder do Brasileirão. Após 26 jogos, o Verdão venceu 15, empatou 6 e perdeu 5. Tem 51 pontos ganhos. Seu ataque marcou 45 gols e a defesa sofreu 24. O saldo é bom: 21 gols.

Já o Grêmio vem claudicando no Brasileirão: está em 11º lugar, venceu 10 partidas, empatou 7, perdeu 9 – um número muito grande de derrotas. Marcou 32 gols e sofreu outros 32. Tem 37 pontos ganhos.

Corinthians – Desde a saída do Tite e também de diversos jogadores, o Timão vem penando no Brasileirão. Agora, é dirigido pelo técnico interino Fábio Caprille que fez sua estreia vencendo o Fluminense na última quarta-feira. É o 5º colocado no Brasileirão com 41 pontos ganhos, 12 vitórias, 5 empates e 9 derrotas (número grande). Marcou 35 gols e sofreu 26, saldo de 9.

O Cruzeiro vem fazendo péssima campanha, muito longe de sua tradição de time de vitórias e de bom futebol. Está em 15º lugar, com 30 pontos, 8 vitórias, 6 empates e 12 derrotas (número absurdo!). Seu ataque marcou 33 gols e a defesa sofreu 39 – está devendo 9 gols.

Santos – Dirigido pelo sempre competente Dorival Júnior, o Santos andou tropeçando, perdendo jogadores para as seleções mas, agora, parece ter se firmado. Está em 4º lugar com 45 pontos resultado de 14 vitórias, 3 empates e 9 derrotas; marcou 43 gols e sofreu 25 – saldo de 18 gols.

O gaúcho Internacional é outro que faz péssima campanha: está na zona de rebaixamento do Brasileirão, em 18º lugar. Dos 26 jogos disputados, venceu apenas 7, empatou 6 e perdeu incríveis 13 jogos. Marcou 26 gols e sofreu 31, está em vermelho (sua consagrada cor) em 5 gols.

Aí estão os números. Não citei números de Atlético e Juventude porque os dois participam de competições diferentes.

Quem vai passar?

Meu santo e saudoso pai me ensinou: “Teimar, sim; apostar, não”.

Porém, como sou muito teimoso eu aposto que passam para a fase semifinal:

Atlético

Santos

Palmeiras

e Corinthians

apito e bolaQuem viver, verá

Um sorteio realizado na manhã desta sexta-feira (23) definiu os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil sem clássicos estaduais. Apesar da presença de representantes de apenas três estados, nenhum clube encarará um rival local nesta fase, que terá os seguintes duelos: Palmeiras x Grêmio, Corinthians x Cruzeiro, Santos x Internacional e Juventude x Atlético-MG.

O sorteio também definiu o chaveamento até a decisão. O vencedor do duelo entre Palmeiras e Grêmio enfrentará na semifinal o ganhador do confronto entre Corinthians e Cruzeiro, abrindo a possibilidade de um clássico paulista na próxima fase do torneio. A outra semifinal será disputada entre os vencedores de Santos x Internacional e Juventude x Atlético-MG.

Um sorteio posterior definiu os mandos de campo com Palmeiras, Cruzeiro, Internacional e Juventude fazendo a segunda partida em casa. Por motivos de segurança, equipes de uma mesma cidade não poderão jogar em casa no mesmo dia.

As datas-base para as quartas de final da Copa do Brasil são 28 setembro (ida) e 19 de outubro (volta). Os horários e possíveis alterações por pedido de emissoras de televisão serão anunciados provavelmente na tarde desta sexta-feira.

Os oito times ainda na briga pelo título da Copa do Brasil já foram campeões do torneio. Único ausente na Série A do Campeonato Brasileiro, o Juventude levantou o título da edição de 1999. Atualmente, o clube gaúcho está na Série C, na qual enfrentará o Fortaleza nas quartas de final em busca do acesso à segunda divisão.

Entre os outros clubes ainda na disputa, Grêmio e Cruzeiro são tetracampeões da Copa do Brasil, Palmeiras e Corinthians conquistaram três vezes o torneio e Internacional, Atlético-MG e Santos têm um título.

__________________________________________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, nas rádios 9 de Julho, Atual e Capital. Foi duas vezes presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Também é escritor. Tem publicados Velórios Inusitados e O Padre e a Partilha, além de participação em livros do setor esportivo

A COLUNA MÁRIO MARINHO É PUBLICADA TODAS AS SEGUNDAS E QUINTAS AQUI NO CHUMBO GORDO.
(E SEMPRE QUE TIVER NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter